quinta-feira, 28 de novembro de 2019

TEXTO: MAR, EMBARCAÇÕES E AMAZÔNIA - COM GABARITO


TEXTO: MAR, EMBARÇÕES E AMAZÔNIA


      A porta de entrada para a selva amazônica fica no Maranhão: é a floresta dos Guarás, uma das maiores florestas de manguezais do Brasil. A vegetação, os canais e o mar se misturam nas reentrâncias, cujo colorido se transforma num emocionante festival ao receber as pinceladas das asas vermelhas dos guarás e das velas de embarcações pesqueiras.
       Centenas de canais naturais navegáveis cortam a floresta dos Guarás.
       É um convite à navegação, à pesca e à descoberta de novos segredos naturais por entre a vegetação exuberante.

Fonte: Livro – Ler, entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p.13/14.

ESTUDO DO TEXTO

1)   O texto foi retirado de um material publicitário intitulado Maranhão – Uma grande descoberta, patrocinado pelo Governo do Maranhão. Observando o título desse material publicitário e o modo como foram descritas as características da região, que objetivo percebemos que ele tem em relação ao leitor?
Pode-se deduzir que, com a descrição atraente da região, o material pretende criar no leitor o desejo de conhecer o Maranhão.

2)   O autor do texto procura ressaltar aspectos positivos ou negativos da floresta dos Guarás? Justifique sua resposta com passagem do texto.
O autor busca ressaltar os aspectos positivos do lugar. Exemplos: “[...] cujo colorido se transforma num emocionante festival[...]”.

3)   A descrição que o autor do texto fez da floresta dos Guarás despertou em você o desejo de conhecer esse lugar?
Resposta pessoal.

4)   Observe os guarás da foto e procure descrevê-los, ressaltando o que têm de característico. Se quiser, você pode enriquecer o texto com sua opinião sobre essas aves.
Tem a cor vermelha das penas, o bico longo, afilado e recurvado, as pernas longas e finas que terminam em fortes garras que lhes dão firmeza para se apoiarem nos galhos das árvores.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário