terça-feira, 5 de novembro de 2019

TEXTO: COISAS DA LUA - ÁLVARO OTTONI DE MENEZES - COM GABARITO

Texto: Coisas da lua
           Álvaro Ottoni de Menezes

    Há dias em que não entendo muito bem, sabe? Há horas em que quero ficar só no meu quarto, ou no meu canto, desenhando, escrevendo, inventando histórias, inventando amigos, arrumando as coisas da minha cabeça ou das minhas gavetas. E mamãe vem falar que o dia está lindo lá fora.

        Acontece que o meu dia está comigo onde estou.
     Até que aproveito bem o sol, o seu calor para mim é carinho gostoso, como também, às vezes, é bom demais tomar banho de chuva, e sentir as gotinhas de água pipocando no meu rosto. Como há dias que ninguém me segura, quando estou tagarela, falando pelos cotovelos, perguntando tudo, ou chegando em casa toda suada, bem suja, quase desmaiando de tanto brincar com a turma da minha rua onde cada um é mais legal do que o outro.

                     Coisas da Lua. Álvaro Ottoni de Menezes.
Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 5ª Série - Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p.72-74.
Entendendo o texto:
01 – Você também tem dias em que não se entende muito bem? Assim como a personagem do texto?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – O que acontece com você quando passa por esses momentos? Como se sente? Em que lugar você gosta de ficar? Você prefere ficar sozinho(a)? Prefere desabafar ou fica calado(a)? Fale sobre isso.
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Comente a frase: “Acontece que o meu dia está comigo onde estou”.
      O eu lírico faz seu próprio dia, determina a sua qualidade.

04 – Você sente prazer com o sol e com a chuva? Assim como a personagem? Fale sobre isso.
      Resposta pessoal do aluno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário