terça-feira, 19 de novembro de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): POIS É - ATAULFO ALVES - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Pois é 
     Ataulfo Alves

Falaram tanto que desta vez
A morena foi embora
Disseram que ela era a maioral
E eu é quem não soube aproveitar
Endeusaram a morena tanto, tanto
Que ela resolveu me abandonar

A maldade nessa gente é uma arte
Tanto fizeram que houve a separação, ai, ai, ai
Mulher a gente encontra em toda parte
Mas não se encontra a mulher
Que a gente tem no coração.
                                  Composição: Ataulfo Alves
Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – Atual Editora -2002 – p. 18-9.
Entendendo a canção:

01 – Como você sabe, dizemos que a voz que fala nos versos de um poema ou de uma canção pertence ao eu lírico. Nessa canção, o eu lírico se sente vítima do diz-que-diz de alguém. De acordo com o texto:
a)   O que devem ter tido à morena para que ela fosse embora?
Que ela era “a maioral”, uma deusa, isto é, que era uma mulher superior.

b)   Levante hipóteses: o que devem ter falado à morena sobre o eu lírico?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente que ele não a merecia.

c)   Que expressão, empregada na 2ª estrofe, revela a opinião do eu lírico de que sua separação foi resultado do mau-caratismo de alguém?
A maldade dessa gente.

02 – Observe os três grupos de formas verbais da 1ª estrofe:
I – “A morena foi embora.”
     “[...] ela resolveu me abandonar.”
II – “E eu [...] não quis acreditar.”
III – “Falaram tanto [...].”
       Disseram que [...].”
       Endeusaram a morena tanto tanto.”
       “Tanto fizeram que [...].”

        Identifique e classifique, se houver, o sujeito das formas verbais destacadas:
a)   No grupo I: Foi: a morena, sujeito simples; Resolveu: ela, sujeito simples.

b)   No grupo II: Quis: eu, sujeito simples.
c)   No grupo III: Falaram, disseram, endureceram, fizeram: sujeito indeterminado.

03 – O emprego insistente da 3ª pessoa do plural revela determinada intenção por parte do eu lírico. Qual ou quais dos itens seguintes traduzem melhor essa intenção?

a)   Como o sujeito é desinencial (eles), o eu lírico, com a repetição, deseja enfatizar a maldade de alguém.
b)   Como o sujeito é indeterminado pelo emprego da 3ª pessoa do plural, cria-se uma noção vaga a respeito de quem teria influenciado a morena com ideias negativas sobre o eu lírico.
c)   A indeterminação do sujeito, nesse texto, generaliza a referência àqueles que fizeram comentários negativos sobre o eu lírico; ou seja, podem ser muitos, pode ser uma única pessoa, ele não sabe.

04 – Compare o emprego da palavra gente no 1° e no último verso da 2ª estrofe:
a)   A quem ela se refere no 1° verso?
Refere-se às pessoas que fizeram intrigas contra o eu lírico.

b)   E no último verso, essa palavra particulariza (ou seja, refere-se só ao eu lírico), generaliza (ou seja, refere-se a todos os outros homens) ou tanto particulariza quanto generaliza?
Particulariza e generaliza ao mesmo tempo, pois na visão do eu lírico tanto ele quanto os demais homens têm dificuldades para encontrar a mulher ideal.

05 – De acordo com a visão do eu lírico, qual é o maior inimigo do autor?
      A fofoca, o diz-que-diz dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário