01 – Identifica-se entre o primeiro verso de cada estrofe
e os dois últimos uma relação semântica de:
a) Consecutividade.
b) Finalidade.
c) Proporcionalidade.
d) Adversidade.
02 – O poema apresenta uma
estrutura que se repete: cada estrofe tem três versos, o primeiro dos quais é
sempre uma oração. Observe o verso inicial de cada estrofe.
a)
Qual é o sujeito de cada uma dessas orações?
O
mar, O pássaro, A lua, O abismo, A onda, respectivamente.
b) Como
se classificam esses sujeitos?
São
todos sujeitos simples.
c) Qual
é o predicado dessas orações?
Em
todas as orações: é belo(a).
03 – Compare estes versos:
“O
mar é belo.”
“Belo
é o abismo.”
a) A
que classe gramatical pertencem as palavras mar e abismo?
À
classe dos substantivos.
b) E a
palavra belo, nas duas situações em
que foi empregada?
À
classe dos adjetivos.
c)
Conclua: A palavra belo, do segundo desses verbos, desempenha a função de sujeito ou
de predicativo do sujeito? Por quê?
Desempenha
a função de predicativo do sujeito.
04– No 2º e no 3º versos de
cada estrofe, o autor compara a beleza de cada um dos sujeitos com a beleza de
outros sujeitos. De acordo com o texto, o que seria mais belo do que:
a)
O mar? ver um barco
no mar.
b)
O pássaro? o homem
voar.
c)
A lua? uma viagem
lunar.
d)
O abismo? o arco da
ponte no ar.
e)
A onda? uma mulher
nadar.
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