sábado, 4 de março de 2017

TEXTO: ÉTICA - JORNAL DE OPINIÃO - COM GABARITO


   TEXTO: ÉTICA

  A ética nasceu na pólis grega com a pergunta pelos critérios que pudessem tornar possível o enfrentamento da vida com dignidade. Isto significa dizer que o ponto de partida da ética é a vida, a realidade humana, que, em nosso caso, é uma realidade de fome e miséria, de exploração e exclusão, de desespero e desencanto frente a um sentido da vida. É neste ponto que somos remetidos diretamente à questão da democracia, um projeto que se realiza nas relações da sociabilidade humana.

Disponível em: http://www.jornaldeopinião.com.br.
                                                                                       Acesso em 03 maio 2009.

     O texto pretende que o leitor se convença de que a:

a)     Ética é a vivência da realidade das classes pobres, como mostra o fragmento “é uma realidade de fome e miséria”.
b)    Ética é o cultivo dos valores morais para encontrar sentido na vida, como mostra o fragmento “de desespero e desencanto frente a um sentido da vida”.
c)     Experiência democrática deve ser um projeto vivido na coletividade, como mostra o fragmento “um projeto que se realiza nas relações da sociabilidade humana”.
d)    Experiência democrática precisa ser exercitada em benefício dos mais pobres, com base no fragmento “tornar possível e enfrentamento da vida com dignidade”.
e)     Democracia é a melhor forma de governo para as classes menos favorecidas, como mostra o fragmento “é neste ponto que somos remetidos diretamente à questão da democracia”.

RESOLUÇÃO: A alternativa C respeita o texto, correlacionando adequadamente dois elementos dele: nas demais, as associações propostas não são congruentes nem são fiéis ao sentido do texto. Resposta: C


Nenhum comentário:

Postar um comentário