quinta-feira, 30 de março de 2017

SIMULADO SOBRE VERBOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM GABARITO

SIMULADO SOBRE VERBOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM GABARITO


POEMA : A POESIA É UMA PULGA
A poesia é uma pulga,                                              nas palavras se balançam
coça ,coça, me chateia,                                             fala, fala, não se cala,
entrou por dentro da meia,                                        a poesia é uma pulga,
saiu por fora da orelha,                                             de pular não tem receio,
faz zumbido de abelha,                                             adora pular na escola...
mexe, mexe, não se cansa,                                      Só na hora do recreio!

                                                                               Sylvia Orthof

1)     Todos os verbos sublinhados  no poema indicam:
a)     estado             b) ação               c) fenômeno da natureza

2)     No verso “A poesia é uma pulga”, o que o verbo  ser indica? Marque a resposta correta.
a)     estado             b) ação              c) fenômeno da natureza

     3) Assinale a alternativa onde o verbo destacado indica estado.
         a) O povo todo correu para lá, com enxadas, foices, pedaços de pau.
         b) Os amigos estavam preocupados.
         c) Comprei uma bicicleta linda.
         d) Achei um lápis azul.

     4) Assinale a frase com verbo que indica ação.
        a) Minha mãe parece muito feliz hoje.
       b) Esses alunos ganharam o campeonato de estudantes.
      c) Esse rio estava largo e fundo.
      d) Em Sorriso, chove todos os dias durante o verão.

    5) Marque a alternativa em que todos os verbos estão na 1ª conjugação.
     a) conhecer, sofrer, vender, torcer, viver
     b) andar, caminhar, imaginar, passear, cantar
     c) subir, cuspir, evoluir, entupir, transferir
    d) colocar, crescer, escorrer, descartar, servir

   6) Coloque (x) na única alternativa que a frase em que o verbo indica fenômeno da natureza.
    a) A mãe cantou para o filho dormir.
    b) Eu vendi minha bicicleta.
    c) O pintor quebrou o pincel quando terminava o quadro.
    d) Naquela noite escura, trovejou muito.

   7) Marque a alternativa em que todos os verbos estão na 2ª conjugação.
    a) escrever, vender, chover, sofrer, correr
    b) cantar, amar, sonhar, brincar, estar
    c) partir, sorrir, abrir, desistir, fingir
   d) amar, correr, partir, sorrir, brincar

  8) Assinale a única alternativa em que o verbo está no INFINITIVO.
   a) Tirei o sapato e bati fortemente com o salto no vidro.
   b) Eu abro a janela e o sol bate no meu rosto.
   c) Luan Santana vai cantar no Show em Sorriso.
   d) Os gatos abrem e fecham os olhos sonhando com pardais.

9) Marque a alternativa em que todos os verbos estão na 3ª conjugação.
   a) pular, cantar, avistar, sonhar, encontrar
   b) sentir, cumprir, partir, abrir, sorrir
   c) parecer, correr, chover, perceber, escrever
   d) amar, correr, partir, sorrir, brincar

10) Encontre nas frases abaixo os verbos e marque qual tempo verbal estão:
Marcelo sugeriu um passeio ao zoológico.
Ontem, eu fui ao cinema.
A gente amarrava o bilhete numa pedra.

a)    Presente
b)    Passado (Pretérito)
c)    Futuro


“Uma longa viagem começa com um único passo.” Bom Simulado! Profª Jaqueline

37 comentários:

  1. Cadê a fonte do poema? Nem tem o nome da autora.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei essa atividade, pois é bem objetiva!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo tão de parabéns 👏

    ResponderExcluir
  4. Excelentes as atividades. Tem me ajudado muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. A prova da minha professora foi igual a essa tirei um dez

    ResponderExcluir
  6. 04 11 de 2018 muito bom amei, porém me ajuda bastante
    Maria da paz

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei demais desta atividade e usei em sala!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal, vou usar como revisão para o 8º ano e introdução ao assunto. obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Eu vou copiar as questões e da para a minha professora

    ResponderExcluir
  10. Excelente, obrigada por compartilharem esses materiais maravilhosos conosco!

    ResponderExcluir
  11. Prof: 15/07/2021 00:55
    Muito estigante, amei,
    Parabéns.

    ResponderExcluir