terça-feira, 18 de abril de 2017

MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS -MANUEL ANTÔNIO ALMEIDA - (FRAGMENTO) - COM GABARITO

MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

          O pequeno, enquanto se achou novato em casa do padrinho, portou-se com toda a sisudez e gravidade; apenas porém foi tomando mais familiaridade, começou a pôr as manguinhas de fora. Apesar disto porém captou do padrinho maior afeição, que se foi aumentando de dia em dia, e que em breve chegou ao extremo da amizade cega e apaixonada. Até nas próprias travessuras do menino, as mais das vezes malignas, achava o bom do homem muita graça; não havia para ele em todo o bairro rapazinho mais bonito, e não se fartava de contar à vizinhança tudo o que ele dizia e fazia; às vezes eram verdadeiras ações de menino malcriado, que ele achava cheio de espírito e de viveza; outras vezes eram ditos que denotavam já muita velhacaria para aquela idade, e que ele julgava os mais ingênuos do mundo. [...]
          [O padrinho] Gastava às vezes as noites em fazer castelos no ar a seu respeito; sonhava-lhe uma grande fortuna e uma elevada posição, e tratava de estudar os meios que o levassem a esse fim. Eis aqui pouco mais ou menos o fio dos seus raciocínios. [...] Seria talvez bom manda-lo ao estudo... porém para que serve o estudo? Verdade é que ele parece ter boa memória, e eu podia mais para diante manda-lo a Coimbra... Sim, é verdade... eu tenho aquelas patacas; estou já velho, não tenho filhos nem outros parentes... mas também que diabo se fará ele em Coimbra?  Licenciado não:  é mau ofício; letrado? era bom... sim, letrado... mas não; não, tenho zanga a quem me lida com papéis e demandas... Clérigo? ... um senhor clérigo é muito bom... é uma coisa muito séria... ganha-se muito... pode vir um dia a ser cura. Está dito, há de ser clérigo... ora, se há de ser: hei de ter ainda o gostinho de o ver dizer missa... de o ver pregar na Sé, e então hei de mostrar a toda esta gentalha aqui da vizinhança que não gosta dele que eu tinha muita razão em lhe querer bem. Ele está ainda muito pequeno, mas vou tratar de o ir desasnando aqui mesmo em casa, e quando tiver 12 ou 14 anos há de me entrar para a escola.
          Tendo ruminado por muito tempo esta ideia, um dia de manhã chamou o pequeno e disse-lhe:
          --- Menino, venha cá, você está ficando um homem (tinha ele 9 anos); é preciso que aprenda alguma coisa para vir um dia a ser gente; de segunda-feira em diante (estava em quarta-feira) começarei a ensinar-lhe o bê-á-bá. Farte-se de travessuras por este resto da semana.
          O menino ouviu este discurso com um ar meio admirado, meio desgostoso, e respondeu:
          --- Então eu não hei de ir mais ao quintal, nem hei de brincar na porta?
          --- Aos domingos, quando voltamos da missa...
          --- Ora, eu não gosto da missa.
          O padrinho não gostou da resposta; não era bom anúncio para quem se destinava a ser padre; mas nem por isso perdeu as esperanças.
          O menino tomou bem sentido nestas palavras do padrinho: “Farte-se de travessuras por este resto da semana”, e acreditou que aquilo era uma licença ampla para fazer tudo quanto de bom e de mau lhe lembrasse durante o tempo que ainda lhe restava de folga. [...]
           Ao anoitecer, estando sentado à porta da loja, viu ao longe no princípio da rua um acompanhamento alumiado pela luz de lanternas e tochas, e ouviu padres a rezarem; estremeceu de alegria e pôs-se em pé de um salto. Era a via-sacra do Bom Jesus.
          Há bem pouco tempo que existiam ainda em certas ruas desta cidade cruzes negras pregadas pelas paredes de espaço em espaço.
          Ás quartas-feiras e em outros dias da semana saía do Bom Jesus e de outras igrejas uma espécie de procissão composta de alguns padres conduzindo cruzes, irmãos de algumas irmandades com lanternas, e povo em grande quantidade; os padres rezavam e o povo acompanhava a reza. Em cada cruz parava o acompanhamento, ajoelhavam-se todos, e oravam durante muito tempo. Este ato, que satisfazia a devoção dos carolas, dava pasto e ocasião a quanta sorte de zombaria e de imoralidade lembrava aos rapazes daquela época, que são os velhos de hoje, e que tanto clamam contra o desrespeito dos moços de agora. Caminhavam eles em charola atrás da procissão, interrompendo a cantoria com ditérios em voz alta, ora simplesmente engraçados, ora pouco decentes; levavam longos fios de barbante, em cuja extremidade iam penduradas grossas bolas de cera. Se ia por ali ao seu alcance algum infeliz, a quem os anos tivessem despido a cabeça dos cabelos, colocavam-se em distância conveniente, e escondidos por trás de um ou de outro, arremessavam o projétil que ia bater em cheio sobre a calva do devoto; puxavam rapidamente o barbante, e ninguém podia saber donde tinha partido o golpe. Estas e outras cenas excitavam vozeria e gargalhadas na multidão.
          Era a isto que naqueles devotos tempos se chamava correr a via-sacra. [...]
          Vinha aproximando-se o acompanhamento, e o menino palpitava de prazer. Chegou mesmo defronte da porta; teve ele então um pensamento que o fez estremecer; tornou-se a lembrar das palavras do padrinho: “farte-se de travessuras”; espiou para dentro da loja, viu-o entretido, deu um salto do lugar onde estava, misturou-se com a multidão, e lá foi concorrendo com suas gargalhadas e seus gritos para aumentar a vozeria. Era um prazer febril que ele sentia; esqueceu-se de tudo, pulou, saltou, gritou, rezou, cantou, e só não fez daquilo o que não estava em suas forças. Fez camaradagem com dois outros meninos do seu tamanho que também iam no rancho, e quando deu acordo de si estava de volta com a via-sacra na Igreja do Bom Jesus.

          ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias.
                                                                          São Paulo: Ática, 1998, p. 119-22.
Clérigo: padre, sacerdote cristão.
Coimbra: cidade de Portugal, conhecida principalmente por sua universidade.
Cura: vigário, padre responsável por uma paróquia.
Demanda: processo judicial.
Desasnar: tirar a ignorância.
Ensinar o bê-á-bá: alfabetizar.
Gentalha: gente das camadas inferiores da sociedade, ralé.
Letrado: advogado, jurista.
Licenciado: pessoa com nível universitário.
Pataca: moeda de prata corrente no Brasil no período imperial.
Ruminado: muito pensado.
Sisudez: seriedade.
Acompanhamento: cortejo, comitiva, procissão.
Carola: pessoa extremamente apegada à Igreja Católica e às práticas religiosas.
Clamar: reclamar, protestar.
Dar pasto: motivar, estimular.
Devoto: seguidor fervoroso de uma religião.
Ditério: zombaria, gozação.
Em charola: em fila, carregando-se uns aos outros.
Fartar-se: saciar-se, satisfazer uma vontade.
Irmandade: sociedade religiosa.
Projétil: qualquer coisa lançada com o objetivo de atingir alguém; no caso, a bola de cera.
Rancho: conjunto de pessoas reunidas em uma jornada ou marcha.
Via-sacra: itinerário composto de 14 estações, identificadas por imagens (esculturas, quadros ou cruzes) que lembram os principais momentos da Paixão de Cristo.

1 – Leonardo é descrito como uma criança bastante travessa. Complete o quadro com palavras e expressões que indicam a diferença entre a visão do narrador e a do padrinho com relação às atitudes do menino.
     Atitudes                   Visão do narrador                   visão do padrinho
Travessuras                  malignas                                     muita graça
Ações                          de menino malcriado              cheio de espírito e viveza
Ditos                           denotavam velhacaria             os mais ingênuos do
                                                                                                      Mundo.

2 – O padrinho imaginava um futuro para Leonardo. Pelos “castelos no ar” que fazia, é possível observar o valor dado na época a algumas carreiras.
a)      Que carreiras são valorizadas?
A carreira de Direito (pela presença da palavra “demandas”) e a de clérigo.

b)    De acordo com o padrinho, qual carreira seria a melhor para o afilhado? Por quê?
Ser clérigo, pois é uma carreira que impõe respeito (status) e ganha-se muito.

3 – O narrador reproduz o raciocínio do padrinho.
a)     Que evidências há no texto de que a “voz” que ouvimos em parte do segundo parágrafo é do padrinho?
O uso da primeira pessoa (por exemplo, “eu tenho aquelas patacas”); a presença de interrogativas (dúvidas), aproximando o trecho da forma pela qual o pensamento, na busca de uma solução, costuma se processar.

b)    Uma das questões do padrinho é “para que diabo serve o estudo?”. O que esse questionamento revela sobre a personagem?
Ao tentar escolher a futura profissão do afilhado, o padrinho baseia-se no valor dado socialmente a determinadas carreiras, para as quais é necessário estudar. Entretanto, pessoalmente, o padrinho parece não valorizar tanto assim o estudo.

c)     Como você responderia à pergunta do padrinho?
Resposta pessoal.

4 – Uma prática comum às classes sociais privilegiadas da época era enviar seus filhos para estudar em Portugal. O padrinho tinha recursos para essa prática?
       Embora não pertencesse a uma classe social muito privilegiada, o padrinho tinha algumas economias das quais poderia dispor, uma vez que estava velho e não tinha família para sustentar.
       É interessante discutir com os alunos se estudar no exterior ainda é uma prática comum hoje em dia e se todos tem acesso a isso.

5 – A procissão, um costume frequente da época, é apresentada no texto.
a)     Podemos dividir os participantes da procissão em dois grupos. Identifique-os.
O grupo dos padres e a dos jovens.

b)    Há diferenças na intenção e no comportamento dos dois grupos participantes da procissão? Justifique sua resposta.
A diferença é que: o grupo dos Padres e carolas, estavam lá pela fé; e os jovens para divertir, provocando o riso por meio de ditos, por vezes pouco decentes, e lançando bolas de cera na cabeça de carecas.

6 – Referindo-se aos rapazes que seguem a procissão, o narrador informa “que são os velhos de hoje, e que tanto clamam contra o desrespeito dos moços de agora”.
a)     Lembrando-se de que o narrador descreve, em meados do século XIX, uma procissão que teria acontecido no início do século XIX, quem seriam “os velhos de hoje”?
Os jovens rapazes que tumultuavam a procissão.

b)    Que comportamento costumeiro está sendo aí criticado?
O fato dos idosos criticarem ações de jovens, esquecendo-se de que tiverem um comportamento similar quando tinham pouca idade.

7 – Há indícios no texto de que o sonho do padrinho não vai se realizar?
      Além de o menino não gostar de missa, o que o atrai na procissão é a possibilidade de se divertir, de fazer travessuras.








SENHORA - JOSÉ DE ALENCAR - (FRAGMENTO) -COM GABARITO

TEXTO LITERÁRIO:  SENHORA
                            José de Alencar

         Quem observasse Aurélia naquele momento, não deixaria de notar a nova fisionomia que tomara seu belo semblante e que influía em toda a sua pessoa.
         Era uma expressão fria, pausada, inflexível, que jaspeava sua beleza, dando-lhe quase a gelidez da estátua. Mas no lampejo de seus grandes olhos pardos brilhavam as irradiações da inteligência. Operava-se nela uma revolução. O princípio vital da mulher abandonava seu foco natural, o coração, para concentrar-se no cérebro, onde residem as faculdades especulativas do homem. [...]
         Era realmente para causar pasmo aos estranhos e susto a um tutor, a perspicácia com que essa moça [...] apreciava as questões mais complicadas; o perfeito conhecimento que mostrava dos negócios, e a facilidade com que fazia, muitas vezes de memória, qualquer operação aritmética por muito difícil e intrincada que fosse. [...]
         --- Tomei a liberdade de incomodá-lo, meu tio, para falar-lhe de objeto muito importante para mim.
         --- Ah! Muito importante? ... repetiu o velho batendo a cabeça.
         --- De meu casamento! disse Aurélia com a maior frieza e serenidade.
         O velhinho saltou na cadeira como um balão elástico. Para disfarçar sua comoção esfregou suas mãos rapidamente uma na outra, gesto que indicava nele grande agitação.
         --- Não acha que já estou em idade de pensar nisso? Perguntou a moça.
         --- Certamente! dezoito anos...
         --- Dezenove.
         --- Dezenove! Cuidei que ainda não os tinha feito! ... Muitos casam-se nesta idade, e até mais moças; porém é quando têm o paizinho ou a mãezinha para escolher um bom noivo e arredar certos espertalhões. Uma menina órfã, inexperiente, eu não lhe aconselharia que se casasse senão depois da maioridade, quando conhecesse bem o mundo.
         --- Já o conhece demais, tornou a moça com o mesmo tom sério.
         --- Então está decidida?
         --- Tão decidida que lhe pedi esta conferência.
         --- Já sei! Deseja que eu aponte alguém. Que eu lhe procure um noivo nas condições precisas... Ham! ...É difícil... um sujeito no caso de pretender uma moça como você, Aurélia? Enfim há de se fazer a diligência!
         --- Não precisa, meu tio. Já o achei!
         --- Como? ... Tem alguém de olho?
         --- Perdão, meu tio, não entendo sua linguagem figurada. Digo-lhe que escolhi o homem com quem me hei de casar.
         --- Já compreendo. Mas bem vê! ... Como tutor, tenho de dar a minha aprovação.
         --- Decerto, meu tutor; mas essa aprovação o senhor não há de ser tão cruel que a negue. Se o fizer, o que eu não espero, o juiz de órfãos a suprirá.
         [...]
         --- O nome? Perguntou o velho molhando a pena. Aurélia fez um aceno de espera.
         --- Esse moço chegou ontem [...]. O senhor deve procura-lo quanto antes...
         --- Hoje mesmo.
         --- E fazer-lhe sua proposta. Estes arranjos são muito comuns no Rio de Janeiro.
         --- Estão-se fazendo todos os dias.
         --- O senhor sabe melhor do que eu como se aviam estas encomendas de noivos.
         --- Ora, ora!
         --- Previno-o de que meu nome não deve figurar em tudo isto.
         --- Ah! Quer conservar o incógnito.
         --- Até o momento da apresentação. Entretanto pode dizer quanto baste para que não suponham que se trata de alguma velha ou aleijada.
         --- Percebo! Exclamou o velho rindo. Um casamento romântico.
         --- Não, senhor, nada de exagerações. Só tem licença para afirmar que a noiva não é velha nem feia.
         --- Quer preparar a surpresa.
         --- Talvez. Os termos da proposta... [...]
         --- Os termos da proposta devem ser estes; atenda bem. A família de tal moça misteriosa deseja casá-la com separação de bens, dando ao noivo a quantia de cem contos de réis de dote. Se não bastarem cem e ele exigir mais, será o dote de duzentos...
         --- Hão de bastar. Não tenha dúvida.
         --- Em todo o caso quero que o senhor compreenda bem o meu pensamento. Desejo como é natural obter o que pretendo, o mais barato possível; mas o essencial é obter, e portanto até metade do que possuo, não faço questão de preço. É a minha felicidade que vou comprar.
         Estas últimas palavras, a moça proferiu-as com uma indefinível expressão.

                         ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Ática, 1999, p. 29-33.

1 – Releia o trecho:
                   Operava-se nela uma revolução. O princípio vital da mulher abandonava seu foco natural, o coração, para concentrar-se no cérebro, onde residem as faculdades especulativas do homem.
a)     De acordo com o trecho, Aurélia rompe com uma visão tradicional da mulher. Que visão seria essa?
A visão de que mulher não pensa, sente. É importante observar a relação entre a mulher e o sentimento (coração), e o homem e a inteligência (cérebro).

b)    A visão da mulher citada no item anterior é bastante romântica. O que você pensa sobre essa visão da mulher? Você concorda com ela? Pense em argumentos que possam sustentar sua opinião e registre-os em seu caderno.
Resposta pessoal.

c)     Forme um pequeno grupo e exponha para seus colegas sua opinião e os argumentos que a sustentam. Em seguida, ouça a opinião e os argumentos deles. Todos tem a mesma opinião? Se não, que tal organizar um pequeno debate? Se achar necessário, selecione mais argumentos que possam fortalecer a defesa de sua ideias.
Espera-se que a turma organize um debate sobre o tema, considerando a época em que o romance foi escrito.

2 – Aurélia causa espanto por apresentar algumas características não esperadas para uma moça na época. Que características são essas? Justifique sua respostas.
       Aurélia é inteligente e perspicaz, pois entende de negócios e sabe aritmética. É também decidida e autônoma, uma vez que escolhe seu noivo. É interessante discutir o exemplo relativo à aritmética, que, atualmente, pode provocar risos; porém, não era essa a intensão do autor. É um momento propício para se discutir a relação entre contexto de produção da obra e o efeito no leitor de outra época.

3 – Por meio da conversa entre Aurélia e seu tutor, revela-se um costume da época:
       --- [...] Estes arranjos são muito comuns no Rio de Janeiro.
       --- Estão-se fazendo todos os dias.
a)     De que costume se trata?
O casamento arranjado.

b)    Destaque no texto trechos em que tal costume fica evidente.
Respostas possíveis: “[...] quando tem o paizinho ou a mãezinha para escolher um bom noivo”; “Deseja que eu aponte alguém. Que eu lhe procure um noivo nas condições precisas...”; “[...] dando ao noivo a quantia de cem contos de réis de dote”.

c)     De acordo com o texto, como se dá, na prática, esse costume?
Não são os próprios noivos que escolhem seus futuros cônjuges. É oferecida certa quantia (dote) ao pretendente (noivo) para firmar o contrato de casamento.



segunda-feira, 17 de abril de 2017

CRÔNICA: A NOVA PROFESSORA- ELIAS JOSÉ - COM GABARITO

   CRÔNICA: A NOVA PROFESSORA
                  Elias José

          Dona Celinha chegou, magra e pequenina, dizendo oi, sorrindo, dando bom-dia. Quis saber o nome de todos, onde moravam, do que gostavam ou não na vida e na escola, quais eram as dificuldades. Rodrigo só falou o seu nome. Não quis continuar, e dona Celinha disse que não tinha importância, outro dia ele falaria. Chamou quem ficou rindo de bobo-alegre.
          Fim das apresentações, ela contou coisas engraçadas de sua vida. Disse que, no ano anterior, tinha completado os seus estudos. Era professora por vocação e estava doidinha para ensinar meninos inteligentes como eles, com vontade de aprender. Rodrigo ficou pensando que não era nem inteligente nem estava mais doidinho para aprender. Ela falou da beleza que era saber ler, viajar com os livros, suas personagens e histórias encantadas. O gostoso que era sair por aí descobrindo palavras em tudo que há: televisão, cartazes, livros, bilhetes, cartas e até feia nos muros. A turma foi rindo com ela, gostando dela. Rodrigo ficava na moita, olhando tudo com desconfiança.
          --- Agora já falamos de nós, não é? Vou mostrar uma caixa mágica que trouxe pra vocês.
          Decepcionou-se quem esperava doces, pipas ou pombos em cartola de mágico de circo. Ela foi tirando da caixa vários livrinhos de histórias. Mostrava as capas, falava um pouco de cada um, deixando a classe curiosa. Disse que eram fininhos, mas lindos. Uma verdadeira curtição! Ia ler um por dia. Quando a turma estivesse lendo sozinha, traria outros. Quando perguntou quem gostava de historinhas, até Rodrigo, envergonhado, levantou o braço.
          E dona Celinha escolheu um dos livrinhos e leu gostoso. Parecia mesmo uma viagem. Os seus olhos vivos corriam toda a sala. A voz engrossava ou afinava de acordo com a personagem. Soltava até barulhos de bichos. Os braços esticavam e encolhiam, as mãos se agitavam. Ria, espantava-se e fazia a turma gargalhar. Quando acabou, todo mundo perdeu a vergonha inicial e pediu mais histórias.
          A sala toda achava que dona Celinha já não era tão pequena e magrinha.
          Dona Celinha pôs no quadro a palavra MARAVILHAS. Assim mesmo, com letras grandes e no plural. E foram achando palavras e palavras. Nomes de homens, mulheres, coisas e lugares. Encheram o quadro de palavras. Dona Celinha dizia que aqueles nomes todos, espalhados para cima, para baixo, para o lado, formavam um mapa poético. Então inventou um poema com as palavras do tal mapa, usando outras só para ligação. Cada aluno quis fazer o seu poema. E foi um tal de poemar por muito e muito tempo, escrevendo, mostrando, lendo e ilustrando.
          Em outra aula, dona Celinha falou que as palavras tinham cores. Eram azuis, amarelas, brancas ou cinzentas. Deu exemplo com a palavra amarelo, que, para ela, era igual inteligência, ouro, brilho, calor, simpatia, sucesso e tantas coisas mais. A turma só foi achando o que era vermelho, rosa, verde, cinza e azul no mundo. Daí passaram para as palavras azedas e misturaram jiló com limão, prova com raiva de pai. E as palavras ficaram amargas, doces, duras, finas, frias, quentes, sólidas e líquidas. Ficaram alegres e tristes, novas e velhas, boas e más.
          Com o tempo, poemas cresceram com novos versos. Histórias mudaram de fim. Personagem de dois ou três livros se misturaram. As personagens boas viraram más. Os velhos viraram criança e as crianças envelheceram. A sala virou teatro, floresta, país muito frio ou muito quente.
          Logo nas primeiras invencionices, dona Celinha marcou uma sexta para todo mundo contar uma história vivida ou escutada. História engraçada, que não saísse de livros.

       JOSÉ, Elias. Uma escola assim eu quero pra mim. São Paulo: FTD, 1992.

1 – Explique o significado das frases:
a)     “Era professora por vocação e estava doidinha para ensinar” (...)
Dona Celinha se tornou professora por amor à profissão, gostava de lecionar.

b)    “Rodrigo ficava na moita, olhando tudo com desconfiança”.
Rodrigo não participava das atividades, mantinha-se distante, observando a professora com cuidado.

2 – Como D. Celinha despertou o interesse da classe pela leitura?
       Ela levou vários livros fininhos para a sala e cada dia lia um deles, de forma muito expressiva, fazendo gestos e mudando a voz, para encarnar melhor os personagens. Logo, os alunos começaram a querer ler sozinhos, atraídos pelas histórias.

3 – O que era interessante na maneira de Dona Celinha ensinar?
       Dona Celinha era uma professora muito criativa, inventava atividades divertidas, que mais pareciam brincadeiras: assim, para ensinar, envolvia com facilidade os alunos.

4 – O que mais agradou aos alunos na nova professora?
       Aos poucos, eles iam aprendendo com ela várias palavras e podiam ler inclusive histórias, o que mais gostavam.

5 – Releia as seguintes frases do texto:
      “Dona Celinha chegou, magra e pequenina (...)”
      “A sala toda achava que dona Celinha já não era tão pequena e magrinha (...)”
       Com o tempo a turma já não achava dona Celinha uma pessoa tão magra e pequenina. Por quê?
       No início, os alunos não confiaram nela, em sua competência; mas mudaram de ideia com a convivência e viram que, apesar de sua aparência frágil, a professora sabia ensinar e era segura.


EXPRESSÕES POPULARES


EXPRESSÕES POPULARES

Abraço de tamanduá
         Sinônimo de traição ou deslealdade. O tamanduá se deita de barriga para cima e abre seus braços. O inimigo, ao se aproximar, é recebido por um forte abraço, que o esmaga.


Lágrimas de crocodilo
         É uma expressão bastante usada para se referir a choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele “chora” enquanto devora uma vítima.


O canto do cisne
         São as últimas realizações de alguém. Antigamente, dizia-se que o cisne emitia um lindo canto quando estava prestes a morrer.



Memória de elefante
         O elefante lembra de tudo o que aprende, motivo por que é uma das principais atrações do circo. Por isso, dizem que as pessoas que lembram de tudo (até mesmo as magrinhas) têm a memória do bichão.



Dormir com as galinhas
         Nada de levar o travesseiro e o colchão para o galinheiro. A expressão significa apenas deitar-se cedo, logo ao anoitecer, como fazem as galinhas.



Olhos de lince
         Os filhotes só abrem os olhos com dez dias de vida. Em compensação, quando crescem, os linces têm uma visão apurada. Os povos mais antigos acreditam que esses animais conseguem enxergar através das paredes. Ter olhos de lince significa enxergar longe.


Estômago de avestruz
         Aquele que come qualquer coisa. O estômago do avestruz é dotado de poderoso suco gástrico que é capaz de dissolver até metais.

         Explique o sentido das três expressões populares a seguir: “mala sem alça”; “unha de fome”; “sem eira nem beira”.


                                               DUARTE, Marcelo. Guia dos Curiosos. São Paulo:
                                                                                  Companhia das Letras, 1995.


A ESCRAVA ISAURA - BERNARDO GUIMARÃES - (FRAGMENTO) COM GABARITO

          TEXTO LITERÁRIO    -   A ESCRAVA ISAURA
                                                               Bernardo Guimarães

          Só depois de casado Leôncio, que antes disso poucas e breves estadas fizera na casa paterna, começou a prestar atenção à extrema beleza e às graças incomparáveis de Isaura. Posto que lhe coubesse em sorte uma linda e excelente mulher, ele não se havia casado por amor, sentimento esse a que seu coração até ali parecia absolutamente estranho. Casara-se por especulação, e como sua mulher era moça e bonita, sentira apenas por ela paixão, que se ceva no gozo dos prazeres sensuais, e com eles se extingue. Estava reservado à infeliz Isaura fazer vibrar profunda e violentamente naquele coração as fibras que ainda não  estavam de todo estragadas pelo atrito da devassidão. Concebeu por ela o mais cego e violento amor, que de dia em dia ia crescendo na razão direta dos sérios e poderosos obstáculos que encontrava, obstáculos a que não estava afeito, e que em vão se esforçava para superar. Mas nem por isso desistia de sua tresloucada empresa, porque em fim de contas, - pensava ele, - Isaura era propriedade sua, e quando nenhum outro meio fosse eficaz, restava-lhe o emprego da violência. Leôncio era um digno herdeiro de todos os maus instintos e da brutal devassidão do comendador (seu pai).
          Pelo caminho, como sua mente andava sempre cheia da imagem de Isaura, Leôncio conversara longamente com seu cunhado a respeito dela, exaltando lhe a beleza, e deixando transluzir com revoltante cinismo as lascivas intenções que abrigava no coração. Esta conversação não agradava muito a Henrique, que às vezes corava de pejo e de indignação por sua irmã, mas não deixou de excitar-lhe viva curiosidade de conhecer uma escrava de tão extraordinária beleza.
          No dia seguinte ao da chegada dos mancebos às oito horas da manhã, Isaura, que acabava de espanejar os móveis e arranjar o salão, achava-se sentada junto a uma janela e entretinha-se a bordar, à espera que seus senhores se levantassem para servir-lhes o café. Leôncio e Henrique não tardaram em aparecer, e parando à porta do salão puseram-se a contemplar Isaura, que sem se aperceber da presença deles continuava a bordar distraidamente.
          --- Então, que te parece? – segredava Leôncio a seu cunhado. – Uma escrava desta ordem não é um tesouro inapreciável? Quem não diria, que é uma andaluza de Cádiz, ou uma napolitana? ...
          --- Não é nada disso; mas é coisa melhor, respondeu Henrique maravilhado; é uma perfeita brasileira.
          --- Qual brasileira! é superior a tudo quanto há. Aqueles encantos e aquelas dezessete primaveras em uma moça livre teriam feito virar o juízo a muita gente boa. Tua irmã pretende, com instância, que eu a liberte, alegando que essa era a vontade de minha defunta mãe; mas nem tão tolo sou eu, que me desfaça assim sem mais nem menos de uma joia tão preciosa. Se minha mãe teve o capricho de cria-la com todo o mimo e de dar-lhe uma primorosa educação, não foi decerto para abandoná-la ao mundo, não achas? ... Também meu pai parece que cedeu às instâncias do pai dela, que é um pobre galego, que por aí anda, e que pretende libertá-la; mas o velho pede por ela tão exorbitante soma, que julgo nada dever recear por esse lado. Vê lá, Henrique, se há nada que pague uma escrava assim? ...
          --- É com efeito encantadora --- replicou o moço, --- se estivesse no serralho do sultão, seria sua odalisca favorita. Mas devo notar-te, Leôncio, --- continuou, cravando no cunhado um olhar cheio de maliciosa penetração, --- como teu amigo e como irmão de tua mulher, que o teres em tua sala e ao lado de minha irmã uma escrava tão linda e tão bem tratada não deixa de ser inconveniente e talvez perigoso para a tranquilidade doméstica...
          --- Bravo! – atalhou Leôncio, galhofando, - para a idade que tens, já estás um moralista de polpa! ... mas não te dê isso cuidado, meu menino; tua irmã não tem dessas veleidades, e é ela mesma quem mais gosta de que Isaura seja vista e admirada por todos. E tem razão; Isaura é como um traste de luxo, que deve estar sempre exposto no salão. Querias que eu mandasse para a cozinha os meus espelhos de Veneza? ...
                                         GUIMARÃES, Bernardo. A escrava Isaura. São Paulo:
                                                                                                Ática, 1998, p. 21-22.

Andaluza da Cádiz: mulher que nasceu na cidade de Cádiz, situada na região da Andaluzia, na Espanha.
Ceva: satisfaz, sacia.
Com instância: pedir com urgência, insistentemente.
Devassidão: libertinagem, depravação de costumes.
Lascivo: sensual, relacionado aos prazeres do sexo.
Pejo: pudor, vergonha.
Por especulação: por interesse, visando ao lucro.
Transluzir: mostrar por meio de algo, transparecer.
Galhofar: debochar.
Odalisca: mulher de harém.
Serralho: harém, espaço destinado às mulheres do sultão.
Veleidade: ideia fantasiosa.

1 – Leôncio, o vilão da história, sente-se atraído pela “extrema beleza” e pelas “graças incomparáveis de Isaura”.
a)     Destaque no texto trechos que revelam o caráter de Leôncio por meio de suas intensões a respeito da escravidão.
Respostas possíveis: “Estava reservado à infeliz Isaura fazer vibrar profunda e violentamente naquele coração as fibras que ainda não estavam de todo estragadas pelo atrito da devassidão.”; “[...] deixando transluzir com revoltante cinismo as lascivas intenções, que abrigava no coração.”

b)    Isaura correspondia às “investidas” de Leôncio? Justifique sua resposta com um trecho do texto.
Pode-se inferir que não a partir do seguinte trecho: “Concebeu por ela o mais cego e violento amor, que de dia em dia ia crescendo na razão direta dos sérios e poderosos obstáculos que encontrava, obstáculos a que não estava afeito, e que em vão se esforçava para superar.”

c)     Reforçando a questão moral do caráter de Leôncio, o vilão é casado. O que motivou seu casamento?
Interesses financeiros: “Casara-se por especulação”. É interessante discutir com os alunos que essa prática é criticada pela visão romântica, que defende o amor como motivação do casamento.

d)    O autor faz uma distinção entre amor e paixão. Explique essa distinção.
A paixão está totalmente ligada à atração física, que, de acordo com o texto, “se ceva no gozo dos prazeres sensuais, e com eles se extingue”. Pode-se concluir que, diferente da paixão, o amor é duradouro, relacionado à alma, ao espírito, e não apenas ao seu aspecto carnal. É interessante observar o caráter romântico dessa distinção.

e)     Você concorda com essa distinção? Por que?
Resposta pessoal.

2 – Estabeleça relações entre as atividades realizadas por Isaura e a canção “A mão da limpeza”, de Gilberto Gil.
        Ambos relacionam o trabalho dos afrodescendentes à execução de trabalhos manuais (limpeza, arrumação da casa, servir à mesa).

3 – Releia: “Isaura era propriedade sua, e quando nenhum outro meio fosse eficaz, restava-lhe o emprego da violência”.
a)     Que ideias relacionadas a “propriedade” estão implícitas nos seguintes trechos:
--- “Uma escrava desta ordem não é um tesouro inapreciável”;
--- “Que me desfaça assim sem mais nem menos de uma joia tão preciosa”;
--- “Mas o velho pede por ela tão exorbitante soma”;
--- “Isaura é como um traste de luxo, que deve estar sempre exposto no salão. Querias que eu mandasse para a cozinha os meus espelhos de Veneza? ...”.
É importante observar que, embora as metáforas e as comparações empregadas sejam espécies de elogios aos atributos de Isaura, elas se relacionam com as ideias de objeto, mercadoria (preço): escrava valiosa e cara. Destacam-se as expressões “tesouro inapreciável”, “joia tão preciosa”, “soma exorbitante”, “traste de luxo a ser exposto” e a comparação entre Isaura e os espelhos de Veneza.

b)    O que você pensa a respeito de uma pessoa ser propriedade de alguém? Compartilhe sua opinião dom seus colegas. Ouça com atenção as opiniões deles. Elas são parecidas com a sua? Por que?

Resposta pessoal.

IRACEMA - JOSÉ DE ALENCAR - (FRAGMENTO) COM GABARITO

                                                      TEXTO LITERÁRIO
          IRACEMA

          Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
          Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa de graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
          O favo da Jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
          Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
          Um dia, ao pino do sol, ela repousava em um claro da floresta. Banhava-se o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite. Os ramos da acácia silvestre esparziam flores sobre os úmidos cabelos. Escondidos na folhagem os pássaros ameigavam o canto.
          Iracema saiu do banho; o aljôfar d`água ainda a roreja, como à doce mangaba que corou em manhã de chuva. Enquanto repousa, empluma das penas do gará as flechas de seu arco, e concerta com o sabiá da mata, pousado no galho próximo, o canto agreste.
          A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome; outras remexe o uru de palha matizada, onde traz à selvagem seus perfumes, os alvos fios do crautá, as agulhas da juçara com que tece a renda, e as tintas de que matiza o algodão.
          Rumor suspeito quebra a doce harmonia da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra; sua vista perturba-se.
          Diante dela e todo a contemplá-la, está um guerreiro estranho, se é guerreiro e não algum mau espírito da floresta. Tem nas faces o branco das areias que bordam o mar; nos olhos o azul triste das águas profundas. Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo.
         Foi rápido, como o olhar, o gesto de Iracema. A flecha embebida no arco partiu. Gotas de sangue borbulham na face do desconhecido.
         De primeiro ímpeto, a mão lesta caiu sobre a cruz a espada; mas logo sorriu. O moço guerreiro aprendeu na religião de sua mãe, onde a mulher é símbolo de ternura e amor. Sofreu mais d`alma que da ferida.
          O sentimento que ele pôs nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara.
          A mão que rápida ferira, estancou mais rápida e compassiva o sangue que gotejava. Depois Iracema quebrou a flecha homicida: deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada.
          O guerreiro falou:
          --- Quebras comigo a flecha da paz?
          --- Quem te ensinou, guerreiro branco, a linguagem de meus irmãos? Donde vieste a estas matas, que nunca viram outro guerreiro como tu?
          --- Venho de bem longe, filha das florestas. Venho das terras que teus irmãos já possuíram, e hoje têm os meus.
          --- Bem-vindo seja o estrangeiro aos campos do tabajaras, senhores das aldeias, e à cabana de Araquém, pai de Iracema.

                         ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Ática, 1995, p. 16-18.

Graúna: pássaro de cor negra.
Jati: pequena abelha.
Aljôfar: gotas de água assemelhadas a pérolas muito miúdas.
Ará: periquito.
Campear: viver em acampamento.
Crautá: espécie de bromélia.
Esparzi: espalhar.
Gará: ave típica de áreas pantanosas.
Ignoto: desconhecido.
Ipu: região de terra bastante fértil.
Juçara: palmeira de grandes espinhos.
Lesto: rápido, ágil.
Oiticica: árvore frondosa.
Quebrar a flecha: maneira simbólica de estabelecer a paz entre indígenas.
Rorejar: molhar com pequenas gotas como o orvalho.
Uiraçaba: estojo próprio para guardar e transportar flechas.
Uru: cesto em que se guardam objetos.

1 – No capítulo lido, a personagem principal é apresentada ao leitor. Escreva algumas características dessa personagem.
a)     Características físicas?
“Lábios de mel”; “sorriso doce”; “hálito perfumado”; “cabelos negros e longos”; “pé grácil e nu”.

b)    Habilidades (o que sabe fazer).
Corre velozmente, sabe tecer renda, tingir algodão e usar o arco e flecha.

2 – localize no texto os parágrafos referentes:
a)     à situação inicial – Iracema e natureza em perfeita harmonia;
Parágrafos 1 a 7;

b)    à desestabilização da situação inicial;
Parágrafo 8;

c)     à volta a uma situação estável.
Parágrafo 13.

3 – Ao perceber a presença de um estranho na floresta, Iracema tem uma reação instintiva e atira uma flecha no “guerreiro branco”.
a)     De acordo com o texto, por que o “guerreiro branco” não reagiu agressivamente ao “ataque” de Iracema?
A religiosidade presente na cultura de Martim, bem como sua visão de mulher são idealizadas, o que leva à sua “não reação”.

b)    Por que ele sofreu “mais d´alma que da ferida”? Que traços culturais estão implícitos nessa “não reação”?
A resposta é a mesma da letra (a).

c)     Como Iracema se sentiu logo depois de ter ferido o estranho? O que ela fez em seguida?
Arrependida, ela socorre Martim. é interessante pedir aos alunos que imaginem a cena e, mesmo que ainda não pensem no Romantismo como movimento literário, observem o caráter romântico (senso comum), fantasioso aí presente: uma indígena, tranquila em seu hábitat natural, depara-se com um ser tão estranho para ela que sua vista até se turva. Não parece rápida demais a aproximação de Iracema e Martim?

4 – O que o primeiro contato entre Iracema e Martim, o “guerreiro branco”, revela sobre:
a)     O caráter das personagens;
Ambos se revelam virtuosos, com caráter nobre.

b)    Um possível envolvimento amoroso entre as personagens;
Há atração ou fascínio quase imediato entre as personagens. Martim sofre mais da alma que da ferida, o que é revelado pelo sentimento em seus olhos e seu rosto (sentimento que o narrador não sabe ou não quer dizer qual é). Iracema não se sente mais em perigo na presença do estranho.

c)     A visão do autor sobre a relação entre colonizador e nativo.
Amistosa. A selvagem dá as boas-vindas ao branco.

5 – Que relação há entre o verso “São donos disso aqui”, da canção “O índio é o Brasil”, e a seguinte fala de Martim: “Venho de bem longe, filha das florestas. Venho das terras que teus irmãos já possuíram, e hoje têm os meus”?
        Ambos se referem à terra, que era//deve ser do indígena, uma vez que foi o primeiro habitante do local, bem como referem-se ao processo de colonização, à conquista da terra pelo branco, de forma implícita na canção; de forma explícita no romance.


domingo, 16 de abril de 2017

TEXTO: VIOLA NO SACO - TATIANA BELINKY - COM GABARITO

TEXTO:  VIOLA NO SACO
                 Tatiana Belinky

         Há muito tempo, quando os bichos falavam e muitas coisas eram diferentes, havia muita festança no mundo. Um dia houve uma festa no céu e todos os bichos foram convidados. Entre eles, um dos mais esperados era o urubu, porque as danças dependiam das músicas que ele tocava na viola.
         No dia da festa, o Urubu enfiou sua viola no saco e, antes de iniciar a viagem, foi beber água na lagoa. Lá encontrou o Sapo Cururu, que secava ao sol. Enquanto o Urubu bebia, o espertalhão do Cururu, que também queria ir à festa, se escondeu dentro da viola para viajar de carona.
         Quando o Urubu chegou ao céu, foi muito bem recebido, pois todos esperavam por ele para começar a dançar o cateretê e a quadrilha.
         O Urubu foi, deixando a viola encostada num canto. O Cururu aproveitou para pular da viola sem ser visto e foi se empanturrar com os quitutes da festa. O Urubu também comeu e bebeu até não poder mais e não viu que o Cururu, aproveitando uma distração sua, se escondera de novo dentro da viola para tornar a tirar uma carona na volta para a terra.
         Quando chegou a hora de voltar, o Urubu guardou a viola no saco e saiu voando de volta para casa. Durante o voo, estranhou que a viola estivesse tão pesada. “Na vinda foi fácil, mas na volta está difícil. Será que fiquei fraco de tanto comer e beber?”, pensou ele. Por via das dúvidas, examinou o saco com a viola e acabou descobrindo o malandro do Sapo Cururu agachado lá dentro. Furioso por ser usado desse jeito, o Urubu começou a sacudir o saco com a viola, para despejar o Cururu lá do alto e se ver livre dele.
         O Cururu, com medo de se esborrachar no chão pedregoso lá em baixo, recorreu à sua proverbial esperteza e começou a gritar: “Urubu, Urubu, me jogue sobre uma pedra, não me jogue na água, que eu morro afogado!”
         O Urubu, tolo, querendo se vingar do Sapo, viu lá de cima uma lagoa e tratou logo de despejar o Sapo dentro d`água, que era pra ele se afogar. O espertalhão do Cururu, que só queria era isso mesmo, saiu nadando, feliz da vida.

                           História do folclore paulista, recontada por Tatiana Belinky.
            Nova Escola, São Paulo, n. 147, p. 34-35, nov. de 2001. (fragmento).

1 – Por que o Urubu era tão esperado na festa?
      Porque as danças dependiam das músicas que ele tocava na viola.

2 – O Sapo Cururu queria ir à festa, mas tinha um problema. Que problema era esse?
      Como fazer para ir à festa no céu.

      -- Como ele resolveu esse problema?
      Escondeu-se na viola do Urubu, pegando uma “carona” para o céu.

3 – Escreva no caderno os nomes das duas danças típicas do Brasil que são citados na história.
      Cateretê e quadrilha.

4 – Por que o Urubu ficou furioso com o Sapo?
      Porque viu que tinha sido enganado.

5 – Para não se esborrachar no chão, o Sapo Cururu recorreu à sua “proverbial esperteza”.
a)     Quais os três momentos em que o Sapo Cururu comprova essa sua esperteza?
Quando se esconde na viola antes de ir ao céu; quando se esconde de novo antes de sair do céu; quando engana o Urubu, pedindo-lhe que não o jogue na água.

b)    Escreva no caderno o que o Urubu mostrou ser, nos três momentos que você identificou.
Nos três momentos em que o Sapo mostra sua esperteza, o Urubu revela que não era nada esperto. E, além disso, era distraído.

6 – Imagine e conte como deve ter sido a reação dos outros bichos ao verem o sapo na festa. Justifique essa reação.
       Provavelmente ficaram surpresas e intrigados: como ele poderia ter “voado” até lá.