Ano: 2010
Direção: Justin Chadwick.
Roteiro: Ann Peacock.
Elenco principal: Oliver Litondo, Naomie Harris,
Lwanda Jawar.
Gênero: Biografia/Drama.
Nacionalidade: Inglaterra/ EUA/ Quênia. 1:04 min.
Coprodução entre EUA, Quênia e Reino Unido, e dirigido por
Justin Chadwick (Mandela: O Caminho para a Liberdade), Uma Lição de
Vida promete emocionar com história verídica.
Num
vilarejo do Quênia, Maruge (Oliver Litondo) ouve no rádio o anúncio da educação
gratuita para todos. Não tendo tido oportunidade de estudar no passado, o
senhor de 84 anos – um veterano da tribo Mau Mau que lutou para libertar o
Quênia dos ingleses – bate à porta da escola primária e espera uma chance de
poder aprender a ler. Rejeitado de início, Maruge não desiste: já de uniforme
escolar e uma pequena bolsa a tiracolo, volta a pedir por uma vaga e insiste
até ser aceito pela professora Jane (Naomie Harris). Em meio a lembranças do
doloroso passado, Maruge tem de enfrentar a revolta e as ameaças das
autoridades, dos moradores da região e dos pais dos alunos, inconformados por
um idoso ter sido aceito em uma classe de crianças de seis anos de idade.
A despeito da
péssima escolha do título em português – seria mais interessante um que se aproximasse
do original, The First Grader –, o longa nos brinda com uma trama de
superação que, para nosso alívio, está bem distante da fórmula “autoajuda para assistir”.
Muito poderia
ser dito acerca das belezas deste filme. Seja com relação à trama tocante, sem
jamais escorregar no sentimentalismo piegas; ou então sobre os belíssimos
planos fechados, capazes de causar sensações as mais diversas e que exprimem
mais que palavras. Prefiro, no entanto, dar ênfase à força dos personagens e à
entrega dos atores, aspectos capazes de arrepiar o espectador. Os protagonistas
– o idoso Maruge e a professora Jane – colocam a determinação como base para se
operar mudanças e apontam a educação como a ferramenta principal para isso.
Através de
flashbacks bem situados, adentramos o passado de Maruge e somos confrontados
com a chocante realidade da luta pela liberdade da ex-colônia britânica. A
crueldade extrema e as condições mais desumanas foi o que Maruge encontrou nos
campos de detenção na década de 50, após ter tido sua esposa e filhos
cruelmente assassinados. Veio a liberdade para o Quênia, a vida continuou.
O passado, porém, nunca foi de todo extinto e permanece como uma ferida que
dói, além de uma dívida histórica.
Uma Lição de
Vida é a história de uma luta que atravessa gerações. A luta de Maronge
para superar seu passado, ir à escola e aprender a ler; a luta de Jane pelo
amor à educação; a luta diária das crianças em face das condições precárias da
escola, em que cinco alunos dividem uma carteira e tantos outros estudam
sentados no chão. Mas também, trata-se de uma inspiradora história de
conquista, portadora de uma verdade incontestável: “o aprendizado só termina
quando tivermos terra nos ouvidos”.
Entendendo o filme:
01 – A partir da leitura da
resenha, preencha os dados abaixo:
a)
Autora da resenha.
Aline T. K. M.
b)
Objeto resenhado.
O filme “Uma lição de vida”.
c)
Suporte da resenha.
Site: www.cinemanarede.com
d)
Objetivo de quem a produziu.
O objetivo é convencer as pessoas a assistirem ao filme, por meio da
apresentação geral do enredo e, sobretudo, dos comentários avaliativos sobre
ele.
e)
Público a que se destina.
A resenha destina-se a todos aqueles que se intencionam conhecer
duras realidades que assolaram ou assolam determinado país, buscando
compreender o contexto histórico em que elas se inserem.
02 – A resenha apresenta um
resumo do filme e comentários da autora sobre o filme. Grife em vermelho os trechos que
apresentam comentários da autora sobre o objeto resenhado. E de preto os trechos que resumem o
enredo do filme.
Resposta pessoal
do aluno.
03 – Identifique a crítica
negativa feita pela autora da resenha acerca do filme:
A autora critica
o título escolhido para a versão em português do filme. Segundo ela, “Uma lição
de vida” representa um clichê, algo típico de filmes de “autoajuda”,
característica que não se percebe no filme em questão. Para tal, ela sugere um
título que se aproximasse do original.
04 – Identifique a
alternativa em que a palavra sublinhada foi corretamente interpretada nos
colchetes:
a)
“A despeito da péssima escolha do
título em português...” (Com relação à).
b)
“... sem jamais escorregar no
sentimentalismo piegas...” (apelativo).
c)
“... a luta diária das crianças em fase das
condições precárias da escola...” (Adequadas).
d)
“... portadora de uma verdade incontestável...”
(Inquietante).
05 – Releia este trecho: “O
passado, porém, nunca foi de todo extinto e permanece como uma ferida
que dói, além de uma dívida histórica.” O sentido do conectivo em destaque
ficará alterado sensivelmente se for substituído por:
a)
No entanto.
b)
Entretanto.
c)
Contudo.
d)
Por isso.
06 – Releia as informações
contidas na parte “Ficha Técnica”. Em seguida, identifique a finalidade de elas
serem apresentadas:
As informações relativas à parte técnica
funcionam como argumento de autoridade, isto é, conferem confiabilidade ao
filme.
07 – Transcreva da resenha
um exemplo de emprego da vírgula para:
a)
Realizar a inversão na ordem de termos:
“Em meio a lembranças do doloroso passado, Maruge tem de enfrentar a
revolta e as ameaças das autoridades...”.
b)
Realizar a inserção de termos:
“... o longa nos brinda com uma trama de superação que, para nosso
alívio, está bem distante da fórmula ‘autoajuda para assistir’”.