quinta-feira, 10 de outubro de 2024

AVALIAÇÃO DE SAÍDA SEE MT/2023 - LÍNGUA PORTUGUESA - 6º ANO - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DE SAÍDA –  LÍNGUA PORTUGUESA – REVISÃO

6º ANO

 

0     01.         Questão

Leia a tirinha para responder à questão.

 

Fonte: Disponivel em: < https: tirinhas="" www.humorcomciencia.com="">. Acesso em: 2022

 No segundo quadrinho, o formato do balão e das letras indicam que o personagem está

d cochichando.

c pensando.

a gritando.

b cantando.

          02. Questão

Leia a tirinha.

 

Disponível em: https://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/post/26424467837/por-mauricio-de-sousa-httpwwwmonicacombr. Acesso em: 20 abr. 2023.

Qual é o sentido de uma sequência de interrogações nos balões do Cebolinha?

a Medo de ser atacado pelo coelho da Mônica.

b Alegria por estar brincando com a Mônica.

c Dúvida do que a Mônica quer, medindo o corpo dele.

d Raiva pela Mônica estar medindo o corpo dele.

 03.     Questão

Leia o texto e responda à questão.

Separação do lixo para reciclá-lo

Todos os dias nós utilizamos papéis, garrafas plásticas, caixas de metal... que se tornam lixo. Esses dejetos devem ser separados porque muitos podem ser reciclados, isto é, reutilizados. O lixo não reciclável pode ser queimado. Não se deve jogar nada na natureza porque certos dejetos levam muito tempo para desaparecer.

As pilhas poluem a água, por isso devem ser devolvidas ao fabricante.

Fonte: LAROUSE, Iafonte. Separação do lixo para reciclá-loIn: Minha primeira biblioteca Larousse: ciências. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007.

Segundo o texto, o lixo deve ser separado e

a guardado.

b inutilizado.

c queimado.

d reciclado.

 

     04.        Questão

Leia o texto.

Meu amor,

Deixei o café da manhã na mesa especialmente pra você!

Um ótimo dia pra você!

Te amo demais!

Beijos, Fer.

DIANA, Daniela. Gêneros textuais. Disponível em https://www.todamateria.com.br/. Acesso em: 20 abr.2023. Adaptado.

O texto acima pertence a qual gênero textual?

a Carta.

b Notícia.

c Conto.

d Bilhete.

 

0    05.          Questão

Leia a tirinha para responder à questão.

 

Fonte: Disponível em: < http: 4="" page="" www.willtirando.com.br="">. Acesso em: 2022.

No último quadrinho, o efeito de humor é produzido pela

a chegada rápida da senhora atrás do bolo de cenoura.

b acolhida amorosa da dona da casa ao receber sua amiga.

c decepção da senhora ao ver que o bolo não estava pronto.

d expressão alegre no rosto da dona da casa ao abrir a porta.

 

06.Questão

Leia o artigo 5º da Constituição Federal, de 1988, da República Federativa do Brasil.

“Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”

Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 31 jan. 2023.

Segundo esse artigo da Constituição,

a as pessoas são diferentes diante da lei, não sendo garantidos a elas os direitos à liberdade e à igualdade.

b as pessoas que são estrangeiras, ainda que morem no país, não devem ter acesso e direito à vida e à liberdade.

c as pessoas que são brasileiras terão seus direitos anulados, sendo reprimidos os direitos à segurança e à propriedade.

d as pessoas são iguais e seus direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade são resguardados pela lei.

07.Questão

Leia o texto que foi divulgado pelo governo do Mato Grosso.



Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO. Reprodução/288055 -

Propaganda Dengue/Governo do Mato Grosso. Disponível em: < https://bityli.com/fBzPCD >. Acesso em: 10 jun. 2022.

Esse texto pertence a que gênero textual?

a Cartaz de campanha social.

b Carta aberta.

c Propaganda de música sertaneja.

d Tirinha.

 

08. Questão

Leia a tirinha.

 


Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/309904018105298697/. Acesso em: 22 abr. 2023.

A palavra “não” no segundo quadrinho expressa

a tempo.

b modo.

c localização.

d negação.

 

09. Questão

Leia o trecho do livro "A menina que roubava livros", de Markus Zusak.

“Dizem que a guerra é a melhor amiga da morte, mas devo oferecer-lhe um ponto de vista diferente a esse respeito. Para mim, a guerra é como aquele novo chefe que espera o impossível. Olha por cima do ombro da gente e repete sem parar a mesma coisa: ‘Apronte logo isso, apronte logo isso.’ E aí a gente aumenta o trabalho. Faz o que tem que ser feito. Mas o chefe não agradece. Pede mais.”

Fonte: ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros. Tradução: Vera de Ribeiro. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.

No texto lido, a narradora enxerga a guerra como uma relação entre chefe e trabalhador. Como é essa relação?

a Uma boa relação, pois o trabalhador olha por cima do ombro e repete a mesma coisa sem parar.

b relação tranquila, pois o chefe é calmo e não explora os trabalhadores.

c Uma relação ruim, pois o chefe não reconhece o serviço do trabalhador e o pressiona cada vez mais.

d Uma relação de respeito, pois o trabalhador tem admiração pelo chefe.

 

10. Questão

Capítulo II

Artigo. 15. - A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Artigo. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

I – ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
II – opinião e expressão;
III – crença e culto religioso;
IV – brincar, praticar esportes e divertir-se;
V – participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI – participar da vida política, na forma da lei;
VII – buscar refúgio, auxílio e orientação.

ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/camara/estatuto_crianca_adolescente_9ed.pdf. Acesso em: 22 fev. 2023.

O direito citado no artigo 15 e aprofundado no artigo 16 é o que diz respeito à (ao)

a liberdade.

b respeito.

c dignidade.

d opinião.

 

11. Questão

Leia o texto e responda à questão.

A estrada e o cavalinho

O cavalinho na estrada

pacatá, pacatá,

com sua sombra mais atrás

pacatá, pacatá.

Para ao lado de um riacho,

pacatá, pacatá,

e se vê no espelho d’água,

pacatá, pacatá.

O cavalinho volta à estrada

pacatá, pacatá,

com sua sombra mais atrás,

pacatá, pacatá.

Fonte: CAPARELLI, Sérgio. A estrada e o cavalinhoIn: ____. Boi da cara preta. Porto Alegre: L&PM Editores Ltda, 1983. Adaptado.

A onomatopeia pacatá foi repetida no poema para

a evidenciar a lentidão do cavalinho.

b enfatizar a rapidez do cavalinho.

c mostrar as brincadeiras do cavalinho.

d reproduzir o barulho do trote do cavalinho.

 

12. Questão

Observe o anúncio publicitário.


Disponível em: https://www.shoppingpiedade.com.br/shopping-piedade-lanca-campanha-de-dia-das-maes/. Acesso em: 22 fev.2023.

A quem se dirige esse anúncio publicitário?

b Ao filho feliz que pode presentear sua mãe.

c Ao shopping que vende presentes para as mães.

d Ao amor que está presente no dia das Mães.

a À mãe que irá ganhar presente no dia das mães.

 

13. Questão

Leia o texto e depois faça o que se pede.

O Pantanal é a maior planície alagada do mundo! Localizada nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte da Bolívia e do Paraguai, ocupa uma área total de 170.500 km²! O tamanho da Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda juntos! Com inundações periódicas, o Pantanal enche em um período do ano e, depois, esvazia, o que o torna especial. Sua fauna e flora são ricas, pois aqui vivem mais de 4.500 espécies de animais e plantas!

Fonte: SOUZA, Maurício de. Chico Bento vai ao Pantanal: Chico Bento em O Pacto. 2017. Disponível em: < https: informacoes="" sala_de_imprensa="" www.wwf.org.br="">. Acesso em: 11 de jun. de 2022.

Marque a alternativa que apresenta uma informação correta sobre o Pantanal.

a O Pantanal é um bioma exclusivamente brasileiro.

b O Pantanal inunda-se em dois períodos do ano, depois, esvazia.

c Sua área total é igual ao tamanho de alguns países juntos.

d Sua fauna e flora são pobres e têm menos de 500 espécies de animais e plantas.

 

14. Questão


LAERTE. Manual do Minotauro. Disponível em: https://laerte.art.br/acervo/?_sfm_decada=2010&sf_paged=2. Acesso em: 5 fev. 2023.

Considerando os recursos gráfico-textuais na tirinha da Laerte, o que explicaria a transformação da pessoa que está lendo?

a A educação desenvolve a capacidade de pensar.

b A escola é o espaço de aprendizado da arte de plantar.

c A leitura promove a mudança de leitores em plantas.

d A escola renova a habilidade de expressão oral de uma ideia.

 

15. Questão

Leia a tirinha.


Fonte: NOVA ESCOLA. Tirinha disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/11835/tirinhas-humor-nas-aulas. Acesso em: 7 jul. 2022.

Com relação à pontuação utilizada na tirinha, pode-se dizer corretamente que

a os dois pontos foram utilizados para encerrar uma ideia.

b a vírgula foi utilizada para separar as ações que o personagem enumerou.

c as reticências expressam a alegria do personagem.

d o ponto de exclamação indica uma dúvida do personagem.

 

16. Questão

Leia a tira para responder à questão.


WATTERSON, B. Yukon Ho! As Aventuras de Calvin e Haroldo. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2008. p. 25.

No último quadrinho da tira, a palavra “isso” aparece duas vezes e faz referência à

a cozinha, ambas as vezes.

b garagem e à bicicleta, respectivamente.

c cozinha e à garagem, respectivamente.

d cozinha e à bicicleta, respectivamente.

 

17. Questão

Observe com atenção.

Fonte: Imagem disponível em: < https://cargocollective.com/humbertofernandez/selections/from >. Acesso em: 18 jun. 2022.

O cartaz acima, veiculado em uma campanha publicitária da marca Mitsubishi, tem a intenção de

a apresentar a função que o carro tem de se transformar em rinoceronte.

b demonstrar que se trata de um carro estável e confiável.

c demonstrar que o carro é tão resistente quanto um rinoceronte.

d mostrar que o motorista é forte como um rinoceronte.

 

18. Questão

Leia o texto e responda à questão.

5 coisas que não fazem sentido em ‘Toy Story’

‘Toy Story’ chegou aos cinemas em 1995 sob os comandos do cineasta John Lasseter para apresentar a história de Woody, Buzz, Betty, Rex, Senhor Cabeça de Batata e muitos outros brinquedos que ganham vida quando os humanos não estão por perto, mostrando que há muito o que explorar além da diversão com as crianças. A franquia se tornou um grande sucesso, possuindo três sequências lançadas 1999, 2010 e 2019, e com uma quarta a caminho, visto que no início de fevereiro deste ano, a Disney confirmou a produção de “Toy Story 5”. Por isso, antes do lançamento da nova animação, reunimos abaixo 5 coisas que não fazem sentido nos filmes da franquia ‘Toy Story’. Confira!

RECREIO. 5 coisas que não fazem sentido em Toy Sotry. Recreio, Entretenimento. Disponível em https://recreio.uol.com.br/noticias/entretenimento/5-coisas-que-nao-fazem-sentido-em-toy-story.phtml. Acesso em 23 jan. 2023. Adaptado.

Em qual trecho há uma opinião?

a “‘Toy Story’ chegou aos cinemas em 1995 […]”.

b “[…] apresentar a história de Woody, Buzz, Betty, Rex, Senhor Cabeça de Batata […]”.

c “[…] outros brinquedos que ganham vida quando os humanos não estão por perto […]”.

d “[…] há muito o que explorar além da diversão com as crianças”.

 

  19. Questão

Leia o trecho do conto "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector.

No dia seguinte fui à casa da filha do dono da livraria [...]. Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo. [...] Dessa vez nem caí; guiava-me a promessa do livro, o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira, o amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas como sempre e não caí nenhuma vez.

Fonte: LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina. Disponível em: https://contobrasileiro.com.br/felicidadeclandestina-conto-de-clarice-lispector/. Acesso em: 7 jul. 2022.

Considerando o trecho "Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo", o pronome pessoal “lo” retoma

a o dia seguinte.

b o dono da livraria.

c o livro.

d o narrador.

 

20. Questão

Colheita do algodão começa em MT com área de plantio maior nesta safra

Nesta safra, as chuvas foram menores, o que dificultou a produtividade.

Em Mato Grosso, a colheita do algodão já começou. Dados apontam que mais de 5% da área semeada já foi colhida. Nesta safra a área de plantio está maior, no entanto, a estiagem atrapalhou o desenvolvimento das lavouras e a produtividade deve ser quase a mesma da última safra.

O produtor Jackson Gomes acompanha de perto a colheita do algodão em uma propriedade, em Novo São Joaquim, a 493 km de Cuiabá. Ele semeou a lavoura dentro do período ideal, que é em janeiro, e aproveitou os bons preços da pluma para aumentar a área de plantio em 15%.

Fonte: G1. Colheita do algodão começa em MT com área de plantio maior nesta safra. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/matogrosso/noticia/2022/07/08/colheita-do-algodao-comeca-em-mt-com-area-de-plantio-maior-nesta-safra.ghtml. Acesso em: 9 jul. 2022.

A notícia apresentada tem como foco principal abordar

a a colheita do algodão que começa a ser feita no estado do Mato Grosso.

b a área de plantio na safra de 2022 que é maior que nos anos anteriores.

c a quantidade de chuvas que atrapalha a colheita de algodão em Mato Grosso.

d o período ideal para semear as lavouras de algodão que é no mês de janeiro.

 

Um comentário: