Filme(Atividades): Interestelar: a aposta mais arriscada de Nolan – Fragmento
Interestelar tinha tudo para ser o
melhor filme de ficção científica da história e entrar para aquelas seletas
listas de melhores filmes de todos os tempos. Christopher Nolan na direção,
Hans Zimmer com a trilha sonora e, no elenco, uma constelação: Matthew
McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Michael Caine, Matt Damon, Casey
Affleck, Topher Grace. E, principalmente, uma ideia genial.
[...]
O primeiro ato é apenas bom. Foi o
primeiro momento em que comecei a sentir certo desapontamento. Apesar de
Mackenzie Foy ser uma atriz extraordinária e conseguir criar uma personagem
ótima para Murphy, a filha de Cooper, essa parte do filme não se sustenta. Com
um ar “spielbergiano”, o drama familiar acaba se mostrando fraco e Nolan não
consegue exprimir sua marca. O roteiro não consegue criar o vínculo necessário.
Outro momento, em que Cooper começa a entrar em sua jornada interestelar, é mal
aproveitado e aleatório. Porém, o que mais incomodou foram as atuações sem grça
de Lithgow e, principalmente, Michael Caine. Atores ótimos delimitados em
personagens sem grandes aproveitamentos na trama. Enfim, o começo não convence.
O segundo ato, porém, resgata todo o
fôlego perdido no começo do filme. É o melhor momento do longa e deixa o
espectador boquiaberto em inúmeras passagens. Aqui, destaque para as cenas de
computação gráfica e, principalmente, para o trabalho impecável de Hans Zimmer
com a trilha sonora. Autor das músicas de filmes como Rain Man, Gladiador,
Sherlock Holmes e a trilogia nova de Batman, o compositor dá uma verdadeira
aula. Consegue mesclar silêncio e momentos de som ensurdecedor.
[...].
MANS, Matheus. Publicada em: 20 nov. 2014. Disponível em: http://literatortura.com/2014/11/interestelar-aposta-maisarriscada-de-nolan. Acesso em: 20 out. 2015. (Fragmento).
Fonte: Língua
Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem.
Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição.
São Paulo, 2016. p. 347.
Entendendo o filme:
01 – A primeira informação
sobre o filme é dada por seu título. O que o interlocutor deduziria sobre um
filme chamado Interestelar? De que forma os conhecimentos de morfologia
ajudariam você nessa dedução?
O título
Interestelar propõe que o enredo envolve aventuras no espaço sideral, como
sugerem o radical -estel-, que remete a “estrelas”, e o prefixo -inter,
que significa “entre”.
02 – Qual o sentido denotativo
de constelação? Esse é o sentido usado no texto? Justifique.
Constelação
significa “conjunto de estrelas”. No texto, é empregado conotativamente para se
referir a um grupo de atores consagrados.
03 – O que há em comum entre
as palavras interestelar e constelação?
São termos que
partilham o radical –(e)stel-, isto é, palavras formadas a partir de “estrela”.
04 – As obras artísticas
costumam estabelecer relações interdiscursivas. Segundo a resenha, qual discurso
é retomado pelo diretor de Interestelar?
O resenhista vê
traços da obra do diretor Steven Spielberg no filme de Christopher Nolan.
05 – A referência a esse
discurso é feita por meio de uma palavra derivada. Qual é ela? Explique a
função de seu sufixo.
O termo spielbergiano
contém o sufixo -ano, responsável por sugerir a ideia de “semelhante” ou
“comparável”.
06 – O crítico menciona seu
“desapontamento” diante do filme. O que o provoca?
Segundo o
crítico, o filme traz um drama familiar fraco, momentos mal aproveitados e
atuações decepcionantes de alguns bons atores.
07 – O vocábulo desapontamento
formou-se a partir de uma palavra da língua inglesa, disappointment, e por isso
os puristas sugerem o uso de decepção em seu lugar. Você concorda com essa
posição? Por quê?
Resposta pessoal
do aluno.
08 – No segundo parágrafo, o
“desapontamento” é substituído por uma sensação inversa. Que vocábulo do texto
a traduz melhor? Como ele é formado?
O vocábulo
boquiaberto, formado pelo processo de composição por aglutinação: boca + aberta
(com alterações fonológicas).
09 – A palavra identificada no
item anterior tem por base uma metonímia. Explique essa ideia.
Ficar de boca
aberta é uma reação física que expressa a noção de encantamento, admiração. A
metonímia está na apresentação do efeito (a boca aberta) pela causa (a
admiração).
10 – A palavra extraordinária
contém o prefixo extra-, cujo sentido é “na parte de fora,
externamente”. Explique de que modo o prefixo altera o significado de ordinário.
O radical é -ord-,
que tem seu sentido (“ordinário”, “comum”) alterado para “fora do comum”, com a
inclusão do prefixo extra-. Assim, algo extraordinário é algo que está “além do
comum”, “além do ordinário”.
11 – Extraordinário passou
pelo mesmo processo de formação de ensurdecedor? Justifique sua resposta.
Não. Ensurdecer é
um termo formado por derivação parassintética, enquanto extraordinário é
formado por derivação prefixal e sufixal (ordinária existe, mas surdecedor
não).
12 – A expressão som
ensurdecedor forma, com uma palavra que a antecede no texto, uma figura de
linguagem. Escreva o nome dessa figura no caderno e explique sua função na
composição do elogio ao produtor musical Hans Zimmer.
Trata-se da
antítese, constituída pela oposição silêncio X som ensurdecedor, sugerindo a
harmonia da trilha sonora do filme e a maestria de Zimmer ao executá-la.
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