sexta-feira, 28 de junho de 2024

POEMA: CONVERSA DE TATUS - SIDÓNIO MURALHA - COM GABARITO

 Poema: CONVERSA DE TATUS

             Sidónio Muralha

Quando um tatu

encontra outro tatu

tratam-se por tu:

- Como estás tu, tatu?

- Eu estou bem e tu, tatu?

Essa conversa gaguejada

ainda é mais engraçada:

- Como estás tu, ta-ta, ta-ta, tatu?

- Eu estou bem e tu ta-ta, ta-ta, tatu?

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgLk5VNgVF7SjTgTJ2UgbuMLGWKqVzWhy5OceVTmjV2QzzaDw_3fIPKLo8uIPxd27juC0grW_LHfciPaGVntgse98auhICoa913tKkgw88lQKJzRFgbnJmeCK8OVUcPkcEjyry-xlXEtBWLOws7tiRi-S5333jezrxH_bWv14w4whgRdIkH_b_461-Zuk0/s320/TATU.jpg


Digo isso para brincar

pois nunca vi

um ta, ta-ta,

tatu

gaguejar.

Sidónio Muralha. A televisão da bicharada. São Paulo: Global, 2003. p. 15.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 1. Língua Portuguesa – 7º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 86-87.

Entendendo o poema:

01 – Conte com suas palavras o que você achou do poema. O que é divertido nele?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O poeta trabalha as consoantes t (aliteração) de modo inovador, atraindo nossa atenção pela musicalidade consonantal. Os t de tatu repetidos geram uma espécie de quebra do ritmo muito divertido, que se aproxima do trava-língua.

02 – Agora, diga qual é o nome do poema e qual sua relação com os tatus.

      O nome é “Conversa”, e a relação está na dramatização operada pelos tatus na forma como se tratam: por “tu”.

03 – Comente com o professor(a) e os colegas se essa forma de tratamento na 2ª pessoa do singular é comum na região em que você mora.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Para que fato curioso o “eu poético” chama a atenção na conversa entre os tatus?

      Para a graça da conversa deles quando ela é gaguejada.

05 – Nos últimos versos do poema, há uma revelação sobre a conversa dos tatus. Você sabe qual é ela?

      No final do poema revela-se que o eu lírico também gagueja.

 

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