domingo, 30 de junho de 2024

CONTO: DEPRESSA - JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA - COM GABARITO

 Conto: Depressa

            João Anzanello Carrascoza

        Eu ia correndo à vida. Aos sete, a gente é assim. Pula de um doce pra um brinquedo. De um brinquedo pra uma tristeza. Tudo rápido, no demorado da infância. O pai chegava, Olha o que eu trouxe pra você!, e abria a mão: um punhado de balas Chita! O mundo, então, era aquele sabor em minha boca, eu concentrado em mastigar, querendo outra, e mais outra, satisfeito de estar ali, fiel ao meu instante. [...]

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiFfCR1VSfBaMFJsh_Tqa1RNVNJjVB-JpVMk1j2EcKPWgoO2AL4nd7aB1vdCnw_Xduw0Zi9Kz5Z9iqvZ_i3vd17J63X3x74gmj28Yx7sqkl7f5iunSyzAqMe_OS9FJKt-_RcTDAoIAqmSQBN5DXKUY9Ds3s2CXxn4-cHIxluCKGWKD83z-uiVLQ40dmkU/s320/balas-chita-doce.png

        Assim era um dia, o outro também: eu despertava, me enfiava no uniforme e no menino que me cabia, o café da manhã vinha a mim, eu e meu irmão indo pra escola, o caminho um sobe e desce que andava em nós; na rua pensávamos no encontro com os amigos no portão; no portão já íamos rascunhando o que aprenderíamos na sala de aula; na sala de aula já recolhendo o tempo, como uma corda, pra trazer mais rápido o recreio – e nele viver pequenas alegrias. [...]

        Então, numa manhã, veio do Rio de Janeiro a tia Imaculada e com ela a prima Teresa, que eu não conhecia. Chegamos da escola, a tia na cozinha ajudava a mãe a fazer o almoço, Oi, oi, beijo em mim, beijo em meu irmão, ele já indo guardar a mochila, eu ali, e lá no quintal ela, Teresa, menina. Vi, feliz, a novidade, mas, em seguida, desvi.

        la pegar a direção do quarto, quando a tia disse, Vai falar com a sua prima, e a mãe, Deixa de ser bicho do mato, e aí eu fui, meio resignado, meio à vontade. A Teresa estava lá, calada, à sombra da mangueira. Tão calada que eu pensei, mesmo sem sermos íntimos, Ela tá triste. Eu nem sabia ler a tristeza nas pessoas. Eu ainda errava no meu olhar. Mas aí eu me acerquei, no máximo de meu quieto, como se dizendo, Oi, eu tô aqui. Ela mirava o chão, sincera com as formigas. Ergueu a cabeça. Sorriu. Na minha impaciência, eu ia correr com as palavras, oferecendo um assunto pra nós. Mas, estranhamente, senti uma calmaria, quase de sono. Olhei bem pra ela. Pra ver tudo, nos detalhes. A cor dos olhos, o nariz arrebitado, a boca bonita, os dentes brancos clarinhos, tudo o que, pra mim, era o jeito dela. E, foi aí, de repente, que eu perdi toda a pressa do mundo.

 CARRASCOZA, João Anzanello. Depressa. Em: Aos 7 e aos 40. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016. p. 7-10. 

Entendendo o conto:

01 – Qual é a principal característica da infância retratada no início do conto?

      A principal característica da infância retratada é a rapidez e a constante mudança de interesses, pulando de uma atividade para outra, como de um doce para um brinquedo.

02 – Como o narrador descreve a rotina matinal dele e de seu irmão?

      O narrador descreve a rotina matinal dele e de seu irmão como algo repetitivo: acordar, vestir o uniforme, tomar café da manhã e ir para a escola, onde já pensam nos amigos e nas atividades do dia.

03 – Quem são as novas personagens introduzidas na história e qual é a reação inicial do narrador?

      As novas personagens introduzidas são a tia Imaculada e a prima Teresa. A reação inicial do narrador à chegada de Teresa é de curiosidade seguida por um desvio, indicando uma certa hesitação ou desconforto.

04 – Qual foi a reação da tia Imaculada e da mãe do narrador ao perceberem sua hesitação em falar com Teresa?

      A tia Imaculada e a mãe do narrador encorajaram-no a falar com Teresa, com a tia dizendo para ele ir falar com a prima e a mãe pedindo para ele deixar de ser "bicho do mato".

05 – Como o narrador descreve a prima Teresa quando ele finalmente se aproxima dela?

      O narrador descreve Teresa como uma menina calada, à sombra da mangueira, olhando para as formigas, com uma expressão que ele interpretou como tristeza, embora ele não soubesse ao certo como ler as emoções das pessoas.

06 – Qual mudança ocorre no narrador quando ele começa a observar Teresa de perto?

      Quando o narrador começa a observar Teresa de perto, ele sente uma calma inesperada, quase como se estivesse sonolento, e perde toda a pressa que normalmente sentia.

07 – Qual é o significado do título "Depressa" no contexto do conto?

      O título "Depressa" reflete a rapidez com que o narrador vivia sua infância, sempre apressado em suas atividades. No entanto, ao conhecer Teresa, ele experimenta um momento de calma e desaceleração, contrastando com sua pressa habitual.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário