quinta-feira, 19 de outubro de 2023

ARTIGO DE OPINIÃO: COMO LER MUITO E CONTINUAR NA MESMA - ULISSES TAVARES - COM GABARITO

 Artigo de opinião: Como ler muito e continuar na mesma

               Ulisses Tavares

        Dizem que o peixe morre pela boca, principalmente quando abocanha o anzol crente que era uma deliciosa minhoca.

        No sentido figurado, o poeta aqui deu uma de peixe.

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIBwXmWONJjqn5pJJ4d96xwtU3RNdZXooRYuwhrqSZBvE26DVTmvwJQytQvmHJe9vtWtY-dEnHbUP8fm0s_zAkav1cDuAXEjRWIRRlxyi8G50j-juDl9Uc4qO-uSA77Af_qwlwnDH4iPUwRzbHPOnnqV0EL5LCmdsAlz2PUs39U0hufM64oshYy4K_7M8/s320/LER.jpg


        Durante os últimos anos, tenho defendido que as pessoas devem ler, e muito, e sempre, e o que quiserem ou gostarem. Com unhas e dentes, advoguei em palestras que é melhor ler pouco do que nada. E já saí espalhando por aí que mais vale uma leitura tola e fútil que servirá como treinamento para leituras de mais fôlego, no futuro.

        Fui um dos primeiros a louvar a Internet como ferramenta que forçasse os jovens a, no mínimo, praticarem a linguagem escrita e despertasse a geração adormecida (como a Pátria, no Hino Nacional) em berço esplêndido para novos conhecimentos.

        Pois é: Eu, em grande medida, estava errado. Mordi a isca e entalei com o ferrão do anzol da realidade.

        Minhas “verdades” não resistem as mais recentes pesquisas sobre hábitos de leitura e vou esclarecer tudo neste artigo, porque persistir no erro, mesmo que bem intencionado, é pura burrice.

        Primeiro, arriemos do mastro a bandeira de que, de porcaria em porcaria literária, de livros em livros água-com-açúcar, aos poucos o leitor ingressaria no mundo vasto mundo da literatura clássica ou no instigante e complexo universo da literatura contemporânea.

        Sei que não apenas eu como muitos professores esperançosos, apostamos nessa possibilidade.

        Infelizmente, os fatos nos desmentem.

        Levantamento de entidades ligados ao livro, como a CBL, constataram o óbvio: as tiragens dos romances cor-de-rosa, no Brasil, são de fato gigantescas e avidamente consumidas as centenas dos milhares nas bancas de jornais.

        Maravilha, em princípio.

        Só que um dado surpreendente e assustador emerge da pesquisa: quem lê esse tipo de literatura, continua lendo imutáveis historinhas de amor pelo resto da vida.

        Trocando em miúdos, as jovens e maduras leitoras sonhadoras desse segmento (uma versão atualizada dos antigos folhetins) leem muito. E trocando em graúdos, não leem nem se interessam por nenhum outro gênero ou tipo de livros.

        Certamente, não é esse leitor que vai compor o País de Leitores que nosso romantismo canta nestes tempos escuros.

        Agora, a Internet.

        É inegável que os jovens, em especial, estão trocando o hábito de leitura de jornais, revistas e livros, pela consulta na telinha digital.

        O mercado de livros vendidos nas livrarias já encolheu pela metade.

        E o tempo dedicado à mídia tradicional (a mídia impressa e televisiva) também caiu 40%.

        Um fenômeno com consequências imprevisíveis mas não assustador, pois quando Gutemberg inventou os tipos móveis também se achava o fim dos tempos, afinal livros eram copiados à mão.

        O que dá o que pensar, e preocupar, é que os neo-leitores, a geração web, está lendo mais… porém sem nenhum critério.

        Os trabalhos escolares estão recheados de textos catados na internet e… sem contexto!

        Parágrafos inteiros de grandes pensadores são copiados sem citar a fonte.

        Os poemas, então, são massacrados diariamente.

        Aquele famoso de Gabriel Garcia Marques, La Marioneta, que supostamente celebra a vida de um Gabriel a beira da morte, nunca foi do grande Gabo.

        Seu autor é um ventríloquo mexicano, Johnny Welch, que escreveu o poema para seu boneco!

        Em suma, os webeiros estão lendo qualquer droga e passando pra frente como obras definitivas.

        Isso não é conhecimento. É preguiça pura.

        E leitor preguiçoso nunca vai virar um bom leitor. Como apenas ouvir música estilo sertanejo e quebra-barraco não é um bom primeiro degrau para se transformar em requintado ouvinte de Bach.

        Por incrível que pareça, apenas os contumazes e fiéis leitores e fazedores de quebra-cabeças (essa categoria também composta de revistinhas e livrinhos best-sellers), estão no bom caminho da habilitação a carta de motorista leitor-premium.

        Enriquecem seu vocabulário. Lembremos que sem amplo vocabulário não se chegará a ler e entender nem bulas de remédio ou anúncios de imóveis.

        E, de lambuja, exercitam o cérebro evitando o mal de Alzheimer.

        Acaba meu espaço mas continuam as coisas aí pedindo para refletirmos juntos. Cartas para a redação. Ler, pensar e coçar é só começar.

Ulisses Tavares, poeta, escritor, professor, dramaturgo e filósofo multiuso.

Entendendo o artigo de opinião:

01 – Qual é a principal crítica que o autor faz em relação aos hábitos de leitura das pessoas?

      O autor critica a ideia de que a leitura de qualquer tipo de material, mesmo que seja considerado frívolo, eventualmente levará os leitores a explorar a literatura clássica ou contemporânea.

02 – Segundo o autor, qual é o problema das leitoras de romances cor-de-rosa no Brasil?

      O problema apontado pelo autor é que as leitoras desses romances tendem a continuar lendo apenas histórias de amor e não se interessam por outros gêneros literários.

03 – Como a Internet está afetando os hábitos de leitura, de acordo com o autor?

      A Internet está levando os jovens a abandonar a leitura de jornais, revistas e livros em favor de conteúdo digital, e isso está diminuindo o mercado de livros vendidos nas livrarias.

04 – O que preocupa o autor em relação à leitura na era digital?

      O autor expressa preocupação com o fato de que os leitores na era digital estão consumindo conteúdo sem critério, copiando textos da Internet sem contexto e sem citar fontes, o que ele considera preguiça intelectual.

05 – Qual é a crítica do autor em relação à leitura na Internet em relação a textos escolares?

      O autor argumenta que os trabalhos escolares estão sendo preenchidos com textos retirados da Internet sem contexto, e isso é prejudicial para a educação.

06 – De acordo com o autor, o que é necessário para se tornar um leitor premium?

      O autor sugere que para se tornar um leitor premium, é necessário ser um leitor assíduo, fazer quebra-cabeças, enriquecer o vocabulário e exercitar o cérebro.

07 – Quais são as consequências negativas que o autor associa à leitura sem critério na Internet?

      O autor acredita que a leitura sem critério na Internet não resulta em conhecimento genuíno, mas sim em preguiça intelectual e na disseminação de informações incorretas.

08 – O que o autor sugere ser o caminho certo para desenvolver bons hábitos de leitura?

      O autor sugere que desenvolver hábitos de leitura sólida envolve a escolha de leituras significativas, a ampliação do vocabulário e a prática constante da leitura.

09 – O que o autor quer destacar sobre o papel dos leitores na formação de um "País de Leitores"?

      O autor quer enfatizar que apenas ler qualquer coisa, sem critério, não contribuirá para a formação de uma nação de leitores, e é necessário escolher leituras mais substanciais.

10 – Qual é a mensagem final do autor para os leitores?

      A mensagem final do autor é incentivar os leitores a refletirem sobre seus hábitos de leitura, a escolherem leituras mais significativas e a evitarem a leitura sem critério.

 

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