quinta-feira, 7 de setembro de 2023

FILME(ATIVIDADES): UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA - LUIZ BOLOGNESI, JEAN DE MOURA - COM GABARITO

 Filme: UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA

 

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimzQ8R0YJTXX6hZ58ETJR7kL8sV0ykvQzXGlkFl-tHfWVLDSBLo6Dwo1nnnF-6QOTs9liCdbnxAeEQ25W4gqjAVWZWWFjqQD-uUm30Hs072Rg_sfBFWVJ7lEzQfCY0UgtZEMjhsPiaTqmZkfGDQZTKaaN83GIAavnzbPTZ69TJA2oRIukauqQlrVXJluQ/s320/furia.jpg

Data de lançamento: 05 de abril de 2013 (1h 15min)

Gênero: Animação, Drama.

Direção: Luiz Bolognesi, Jean de Moura.

Roteiro: Luiz Bolognesi.

Elenco:  Selton Mello, Camila Pitanga, Rodrigo Santoro.

SINOPSE

        Um homem (Selton Mello) com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga). Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096.

Entendendo o filme:

01 – Que assunto é abordado no filme?

      O filme aborda diferentes períodos da história brasileira através dos olhos de um protagonista imortal, que vive ao longo dos séculos e testemunha os principais acontecimentos do país.

02 – Por que os tupinambás (que estavam com os franceses) estavam guerreando com os tupiniquins (que estavam com os portugueses)?

      A guerra entre os tupinambás e os tupiniquins está relacionada a disputa por territórios e recursos naturais durante o período da colonização portuguesa e da presença francesa no Brasil.

03 – O que os tupinambás fizeram com os guerreiros inimigos?

      Os tupinambás, após vencerem uma batalha contra os guerreiros inimigos, praticaram um costume chamado “antropofagia ritualística”. Isso significa que eles realizavam o ritual de comer a carne dos guerreiros inimigos derrotados.

04 – O que aconteceu com os tupinambás que não foram mortos pelos portugueses?

      O filme não se profunda em detalhes sobre o destino de todos os indivíduos, como os tupinambás que não foram mortos pelos portugueses.

05 – Os escravos africanos trabalhavam fazendo o que no Maranhão?

      Trabalhavam nas plantações de cana-de-açúcar, que foi amplamente explorada durante o período colonial.

06 – O que algumas pessoas sobreviventes que eram combatentes e que não baixaram a cabeça, fizeram após a final da Balaiada?

      Embora o filme não se aprofunde nas trajetórias individuais dos sobreviventes da Balaiada após o conflito terrível, é possível imaginar que cada pessoa criou desafios e oportunidades únicas, buscando seguir em frente e construir um futuro melhor após os tempos turbulentos da guerra.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário