segunda-feira, 4 de setembro de 2023

MÚSICA(ATIVIDADES): HOJE A NOITE NÃO TEM LUAR - RENATO RUSSO - COM GABARITO

 MÚSICA(ATIVIDADES): HOJE A NOITE NÃO TEM LUAR

(Renato Russo)

.

Ela passou do meu lado
Oi, amor! Eu lhe falei
Você está tão sozinha
Ela então sorriu pra mim

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8rRhuAgkTJcKOKwSuvY82QKrFvmPt9ulw1fFi3YL2jW3TEwiewx5-fAtWPSEi_c2-mdPy2xWVjEw1dKGLQ4VWh7X-60K9HrCbhdQEUVYtWdHmFvetiMvTrSjnqUEowmKnKPqWb0YrvURiHq0knhN3ViGYqYl6Z0issVFiBVIwGI7-hvh_BIAZUZsMvgg/s1600/LUA.jpg

Foi assim que a conheci

Naquele dia junto ao mar
As ondas vinham beijar a praia
O sol brilhava de tanta emoção
Um rosto lindo como o verão
E um beijo aconteceu

 

Nos encontramos a noite
Passeamos por aí
E num lugar escondido
Outro beijo lhe pedi

 

Lua de prata no céu
O brilho das estrelas no chão
Tenho certeza que não sonhava
A noite linda continuava
E a voz tão doce que me falava
O mundo pertence a nós

 

E hoje a noite não tem luar
E eu estou sem ela
Já não sei onde procurar
Não sei onde ela está

 

Hoje a noite não tem luar
E eu estou sem ela
Já não sei onde procurar
Onde está meu amor?

 

 

 

Entendendo o texto

 01. A letra da música acima constitui um texto narrativo, identifique o trecho que representa o clímax dessa narrativa.

 a)   “Ela passou do meu lado (...)”.

b)   “ (...) Ela então sorriu pra mim (...)”

c)   “(...) E um beijo aconteceu (...)”

d)   d)“(...) outro beijo lhe pedi(...)”  

 02. Qual é o tema principal da música?

            O tema principal da música é um encontro romântico à beira-mar e a saudade desse momento especial.

03. Como o narrador conheceu a pessoa mencionada na música? O narrador conheceu uma pessoa quando ela passou por ele na praia e eles trocaram sorrisos.

04. O que aconteceu durante o encontro à noite mencionado na música?

Durante o encontro à noite, eles passearam por aí, compartilharam beijos e desfrutaram da beleza da lua e das estrelas.

     05.Qual é o sentimento do narrador durante a maior parte da música?

         O sentimento do narrador é de saudade e busca pela pessoa que conheceu naquele momento especial.

05. Como a noite está descrita na música?

 A noite é descrita como linda, com uma lua de prata no céu e o brilho das estrelas no chão.

06. Por que o narrador está triste na música?

O narrador está triste porque a noite atual não tem a presença da pessoa amada, e ele não sabe onde encontrá-la.

07. Qual é a importância do beijo na história da música?

O beijo é um momento significativo na história, pois simboliza o início do relacionamento entre o narrador e a pessoa amada.

08. O que a música sugere sobre a intensidade desse relacionamento?

A música sugere que o relacionamento entre o narrador e a pessoa amada foi intenso e especial, com lembranças que perduraram na memória do narrador.

09. Como a música transmite a ideia de que o mundo pertence aos dois personagens?

A música transmite essa ideia por meio da descrição da noite linda e romântica que eles compartilharam, onde o mundo parece ser deles, cheio de beleza e amor.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário