segunda-feira, 4 de setembro de 2023

CONTO: DICIONÁRIO DE FORMAS - ÂNGELA LAGO - COM GABARITO

 Conto: Dicionário de formas

            Ângela Lago

 Era uma vez eu, Zé Sorveteiro, que me apaixonei por uma princesa que acabara de chegar do outro lado da Terra. Bolei para ela um dicionário de quatro palavras: bola, quadrado, retângulo, triângulo. Japonês se escreve com desenhos. Com desenhos a princesa aprenderia português!

[...] Ia até meu carrinho e pedia, desenhando no ar:

Triângulo-bola.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiThydQPUaVTQxDxYS0Pry8e54alxUKgWYwA4XrTlQSj7SFGFjJDgFleQgDhGZLuQk3GrYQSEP3Mc7S7PPc6BJSmVRYwLAhPWAsCdw2Pb1-EZtdfL9hc17hyml4PkBFlShh0ZBZEP-CAYR4fbsmP40jwZX-wef4Si0wLXyWX6DfKu8abD1thv2o7tkFNlQ/s320/SORVETE.jpg


Sorvete na casquinha! O dicionário funcionava às maravilhas.

Eu? Mandava bilhetes. Desenhava um quadrado com um triângulo em cima e escrevia: casa!!! Caprichava nos pontos de exclamação. Casa!!! Casa!!! Fácil de entender: casa comigo.

Mas toda princesa tem uma fera para encontrar bilhetes. Uma hora a fera mandou me chamar. Aí…

Aí eu transformei ponto de exclamação em sinal de aguaceiro:

Um traço com um pingo é chuva. Três -!!! – muita chuva. Casa, chuva, chuva, chuva. Estou só avisando… Cuidado com goteiras.

[...] Hoje, 60 anos depois, repito, valeu a pena. E lá vou eu apanhar uns triângulos vermelhos para a minha rainha arrumar no triângulo do retângulo do quadrado da frente. Perfeito. Daqui a pouco a jarra da mesa da sala estará toda perfumada com os… Como é mesmo? Vá lá! Com os triângulos vermelhos.

 

LAGO, Ângela. Disponível em: <http:// revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/dicionario-formas-634239.shtml>. Acesso em: 6 nov. 2014.

Entendendo o texto

01) O trecho desse texto que mostra que o narrador conta uma história vivida por ele é:

A)    “Era uma vez eu, Zé Sorveteiro, que me apaixonei por uma princesa...”. (ℓ. 1)

B)    “Com desenhos a princesa aprenderia português!”. (ℓ. 3-4)

C)    “Mas toda princesa tem uma fera para encontrar bilhetes.”. (ℓ. 10)

D)    “Daqui a pouco a jarra da mesa da sala estará toda perfumada...”. (ℓ. 17)

02) Nesse texto, a palavra “bolei” (ℓ. 2) significa

A)    enrolar.

B)    estar confuso.

C)    ficar preocupado.

D)    inventar.

03)  No trecho “Casa!!! Casa!!!” (ℓ. 9), a repetição da palavra casa foi usada para

A)    destacar a vontade do sorveteiro em casar.

B)    indicar que o sorveteiro queria uma casa.

C)    marcar a teimosia do sorveteiro.

D)    mostrar que o sorveteiro soletrou a palavra.

04) De acordo com esse texto, no dicionário de formas, o desenho de triângulo - bola representa

A)    carrinho.

B)    sorvete.

C)    casa.

D)  chuva.

 

Leia novamente o texto “Dicionário de formas” para responder às questões abaixo.

05) Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião é:

A)    “Era uma vez eu, Zé Sorveteiro, que me apaixonei...”. (ℓ.1)

B)    “Ia até meu carrinho e pedia, desenhando no ar:...”. (ℓ. 5)

C)    “O dicionário funcionava às maravilhas.”. (ℓ. 7)

D)    “Aí eu transformei ponto de exclamação em sinal de aguaceiro: ”. (ℓ. 12)

06) No trecho “Daqui a pouco a jarra da mesa da sala estará toda perfumada...” (ℓ. 17), a expressão em destaque indica

A)    causa.

B)    lugar.

C)    modo.

D)    tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário