domingo, 3 de setembro de 2023

TEXTO: POLÍTICA E POLITICALHA - RUI BARBOSA - COM GABARITO

 TEXTO: Política e politicalha

                Rui Barbosa

      A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7i8o-SNt8mj3LzZM43J4LO5-cT6V3xlL2t1E-gVEAdvmsXmQMmg-MM7NiPnJOcPrFYYBKHY9OEYJF0Cr-vyLCpcIwgu9mNSsobQ5Yaim3Hipp70jMo8PSZQdExQKZmYFuVbqwEjtwZtnBC0CwC91zM07UP7-amvkMkyvsxXLXDNBCdcI6yr6wUXgiO7Q/s1600/POLITICA.jpg 


      Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.

      Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.

      A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.

(Trechos escolhidos de Rui Barbosa, Rui Barbosa.)

Ruy Barbosa de Oliveira foi um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador.

Entendendo o texto

01.  Segundo o autor qual a palavra adequada para o exercício de uma má política? Por quê?

O autor considera que a palavra adequada para o exercício de uma má política é "politicalha", porque o sufixo pejorativo "queima como um ferrete" e torna o termo mais elucidativo.
02. Você considera essa palavra forte? Justifique.

Sim, a palavra "politicalha" é forte porque carrega uma conotação negativa e pejorativa, descobrindo corrupção, exploração de interesses pessoais e ações políticas de mais qualidade.
03. Você concorda que politicagem rima bem com criadagem, parolagem, afilhadagem e ladroagem? Justifique.

Não, a palavra "politicagem" não rima bem com as palavras mencionadas. O autor está fazendo uma crítica ao termo "politicagem", indicando que ele não expressa todo o desprezo do objeto significado, ao contrário de "politicagem", que, segundo o autor, tem uma consonância mais elucidativa.

04. Para Rui Barbosa qual é a diferença de política e politicalha?

Rui Barbosa diferencia a política como a arte de administrar o Estado de acordo com princípios definidos, regras morais, leis escritas ou tradições respeitáveis. Por outro lado, ele descreveu a política como a indústria de exploração de interesses pessoais, caracterizando-a como uma corrupção crônica e prejudicial.   

05.Segundo Rui Barbosa, caracteriza a política:
I- O aperfeiçoamento do espírito humano
II- Certa semelhança com a politicalha
III- O jogo da integra, da inveja e da incapacidade

Responda as questões com base no seguinte código:
a) se apenas um item for correto
b) se apenas I e II forem corretas
c) se apenas I e III forem corretas
d) se apenas II e III forem corretas
e) se todos os itens forem corretos

06. O autor preferiu usar politicalha a politicagem porque:
a) O segundo, embora expresse o desprezo do objeto significado, é muito corriqueiro entre nós.
b) Politicagem é mais suave do que seus consoantes criadagem, perolagem, afilhadagem e ladroagem.
c)  O sufixo pejorativo de politicagem traz ao termo maior precisão semântica.

07. Durante todo o texto, Rui Barbosa vai procurando mostra as oposições entre o verdadeiro sentido da política e o seu falso sentido, ou seja, a politicalha. Em determinados, a força criativa do autor o leva a usar certas conotações, certas metáforas. É o que se registra em:
a)  “A política é a higiene dos países moralmente sadios”.
b)  “ A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada”.
c) “A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário