quinta-feira, 7 de setembro de 2023

CONTO: O ÓDIO - MANUEL DE OLIVEIRA PAIVA - COM GABARITO

 Conto: O ódio

           Manuel de Oliveira Paiva

        Junto à amurada engoiava-se uma gaiola de paus, onde, como um pêndulo, sombras de velas e cordagens iam e vinham vagarosamente ao bel prazer da flutuação.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSz24msxM-o7M0qET_kWYsWIXREo-5hTOh9gR5OluC_LCyB3bAmKSBvYDUS9KriiNKUeqDdzirUndpnRM2O38hSl8kzqvB_nITZFBzJWPn3grY6AGwJ6CpbAjjeza0lLshrvbHtXUXjfqt258ZChGbvS8oQ8G2e3RlNqe808kRyb1SE5NJn2DjbXFWWOM/s1600/ODIO.jpg


        Rondava dentro da jaula um gato maior que um cachorro grande.

        Perto, quando clareava, reluzia o olhar de um negro, acocorado no sopé do mastro, com as mãos cruzadas abarcando os joelhos.

        Via-se bem o animal preso, movendo-se com pés de seda e garbo de mulher.

        Passeava desdenhosamente. Amarelo fulvo, lindamente mouriscado com patacos pretos, como não há veludo. Quando alguém aproximava-se, a fera largava uma roncaria por entre presas, e dava botes nos paus, ex­plodindo búfidos espantosos.

        O comandante muitas vezes desanuviava a sua cerveja fazendo-se espectador da eterna aversão e tolhido orgulho do bicho feroz, de cujo cativeiro abusavam; faziam-se trejeitos, cutucavam com um bastão, da­vam-lhe um pau a morder, de modos que o animal parecia chorar de raiva.

        O piloto, muito chalação, desandava-lhe descomposturas:

        — Anda lá marafona! Pensavas qu'isto qu'era a furna? Olhe que ela pega-o, comandante!

        E daí, amabilizava com uns nomes feios — filha desta, filha daquela, como se fosse entre duas pessoas:

        — Eu não lhe tenho medo, porque lá arrebentar esse nicho é o que ela não pilha.

        Nessa noite, o negro notou um lume que boiava no escuro do oce­ano, como um pirilampo; e o seu pensamento, que por uma certa sim­patia de gênios e de condição costumava ater-se à onça presa, apega­va-se agora a esse nonada fosforescente.

        Muito depois, o foguinho crescia, e o negro foi obrigado a sair de ao pé do mastro, por via das manobras de bordo. O diabo do lume tinha coisa: o navio evitava-o como se estivesse cheio de pólvora e essa tocha distante fosse uma faísca a persegui-lo perversamente.

        O negro, sentindo que havia um perigo qualquer, volveu de novo o pensamento para o tigre.

        Antegustava uma satisfação feroz, prevendo um belo horror de destruições. Apertavam as vozes de comando, e o mestre enfurecia — qui­sera ter os punhos do mundo inteiro para torcer o rumo do vento! Era uma vela meter-se onde eles queriam, e bambeava com os paroxismos de um sossobrante. Havia um demo no espaço negro a embirrar com o barco.

        O comandante e oficiais ainda estavam bêbedos da orgia que tive­ram ao sair do porto.

        O escravo, supersticioso, jurava entre si que o lume que se apro­ximava era o espírito maligno, em feitio de macaco, às cabriolas de onda em onda, com uma brasa na boca. Ele via até os ziguezagues na traje­tória do farol movediço.

        Assombrado pela incerteza do perigo, ele desceu, e voltou com um machado. No pescoço conservava o seu amuleto. Estava armado para o desconhecido. Fazia muito frio. Começou a espalhar-se um medo, insinuativo no meio da treva, e mais tarde o pavor.

        De repente a luzinha estava mesmo em cima deles, emaranhada no porte alevantado de um paquete a vapor.

        Um estremeção prolongado, como um desabamento, saiu do navio todo, que rangeu nas ínfimas veladuras do cavername. O pessoal ficou um instante bestializado. E, depois, como um bando turvo de vampiros no seu voar frouxo e mortuário, saía de todos os poros a ideia da morte. O vapor, cujo era o farol fatídico, havia metido a pique o barco, e talvez tivesse também soçobrado, matando-se ambos sem reconhecer-se, ar­rastados pelo demônio das colisões marítimas, um daqueles que ao cair do céu ficaram nos ares prestando ao gênero humano o relevante serviço de fazer-lhe o mal.

        O negro levou as mãos à cabeça. Sob a noite estrelada, ele via os borbolhões do horrendo por toda parte. Escaleres ao mar, salva-vidas, aconchego e desespero dos que se amam, considerações para com os delicados, heroísmo dos fortes, num rápido.

        Dele não se lembravam. A noite de sua pele casava com a do es­paço entremeadas pela de sua vida. Sua alma hostil armara-o de machado, porque ele, desde menino, ouvia falar em lutas de corso e de piratas. Isto sim, lhe seria um triunfo. Entanto, restava-lhe boiar, e ainda se fosse possível. Não podia prestar serviços, porque ninguém se entendia, assim nas goelas da morte.

        E achava-se de braços cruzados, sobre o abismo, ele, o forte, o va­lentão, o calmo, o herói, o Hércules. No véu das sombras viu bruxulear os olhos do tigre. Ah! e a fera não teria direito ao salvamento? A desor­dem a bordo era insuperável. Um salve-se-quem-puder! E o possante bruto humano ergueu o machado e descarregou um golpe sobre a jaula. Ébrio de sua majestade, arriou novo golpe, e repetiu. A fera recuara para o fundo, e quando viu o rombo que a desagrilhoava, atirou-se... ávida por beber sangue e doida de fome. Rolaram no convés a onça atracada com o es­cravo.

       O navio empinava para a profundez. Na voragem, a fera remontou à gaiola, que flutuava nas águas, enquanto o cadáver do escravo descia no abismo, talvez com a íntima satisfação de ter libertado uma fera, entre eles perdurando uma certa simpatia de gênios e de condição.

        Era ele quem tratava do tigre. Amava-lhe o rancor eterno. Achava-o formoso, tão dourado, tão liso, tão forte! Comprazia-se em matar-lhe a sede e a fome. Amava-o porque o bicho indicava ser insensível ao amor. E foi um grande prazer desaparecer da vida deixando em seu lugar um bruto que era uma concretização do ódio, humor necessário à vida social, como o fel à vida individual!

Entendendo o conto:

01 – Qual é o gênero literário, pertence o conto?

      Ao gênero literário de ficção.

02 – Qual é o cenário principal onde se desenrola a história?

      A história se passa em uma pequena vila do interior, em um ambiente rural.

03 – Quem são os personagens principais do conto?

      Os personagens principais são: Joaquim, um vaqueiro e Ricardo, o proprietário da fazenda.

04 – O que leva Joaquim a nutrir ódio por Ricardo?

      Joaquim nutre ódio por Ricardo devido ao fato de ter sido acusado injustamente de roubo e ter sido castigado por isso.

05 – Como Joaquim expressa seu ódio por Ricardo ao longo da história?

      Joaquim passa a cultivar o ódio em seu coração e, secretamente, alimenta o desejo de vingança contra Ricardo.

06 – O que acontece quando Joaquim está prestes a consumar sua vingança?

      Ele vê Ricardo em uma situação que o faz reconsiderar seus sentimentos de ódio.

07 – Qual é o evento que faz Joaquim repensar suas emoções?

      Joaquim repensa suas emoções quando vê Ricardo consolando e cuidando do filho doente de Joaquim.

08 – Qual é a mensagem principal transmitida pelo conto?

      O conto aborda a temática do ódio e da vingança, mostrando como sentimentos negativos podem ser superados por atos de compaixão e empatia.

09 – Qual é o desfecho da história em relação aos sentimentos de Joaquim?

      No final da história, Joaquim percebe a inutilidade de nutrir o ódio e decide perdoar Ricardo, aliviando seu próprio coração do peso desses sentimentos negativos.

 

 

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