segunda-feira, 4 de setembro de 2023

CONTO(Frag.): O HOMEM QUE QUERIA ELIMINAR A MEMÓRIA - IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO - COM GABARITO

 Conto(Frag.): O homem que queria eliminar a memória

                              Ignácio de Loyola Brandão

Entrou no hospital, mandou chamar o melhor neurocirurgião. [...]

       Quero me operar. Quero que o senhor tire um pedaço do meu cérebro.

       Um pedaço do cérebro? Por que vou tirar um pedaço do seu cérebro?

       Porque eu quero.

       Sim, mas precisa explicar.

       Não basta eu querer?

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDUFDzaV-nli_ggVS4Cbe01VPXWOTz3gz5cryneh4TQO2-H3tp_nGEvMu6miY9bGkE9BNuWFEl0xLZxKDiV4HyCJsYKlTuG5JtFtMlBP25EVsCcWst3_p8MPCpBsQY7GEmoCOq_Z3UtxO9Lp05fNgiV-Zyqs3qgDol0A6qCrEuXpTb9O-TxnRLFsqYB40/s320/CIRURGIAO.jpg


       Claro que não. [...] Há certas coisas que o senhor está impedido de fazer. Ou melhor: eu é que estou impedido de fazer no senhor. [...]

       Por que o senhor quer cortar um pedaço do cérebro?

       Quero eliminar a minha memória. [...] Não quero mais me lembrar de nada. Só isso. As coisas passaram, passaram. Fim! [...]

       Não dá para fazer isso [...]. A medicina não está tão adiantada assim. [...]

O médico pensou. [...] Pediu ao homem que voltasse outro dia. Despediram-se. [...] Chamou um amigo.

          Estou pensando em tirar um pedaço do meu cérebro. Eliminar a memória. O que você acha?

Muito boa ideia. Por que não pensamos nisto antes? Opero você e depois você me opera. Também quero.

BRANDÃO, Ignácio de Loyola. Para gostar de ler. Volume 8. Contos. São Paulo: Ática, 1983. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

Entendendo o texto

01.        De acordo com esse texto, o senhor desejava

A)     dar explicações ao médico.

B)     eliminar a memória.

C)     ter uma boa ideia.

D)     voltar ao hospital outro dia.

 02. Esse texto é engraçado porque

A)     o médico acabou gostando da ideia do senhor.

B)     o médico não sabia como operar o senhor.

C)     o senhor não sabia explicar o motivo da cirurgia.

D)     o senhor quis eliminar sua memória.

03.Nesse texto, a palavra “Fim!” (ℓ. 11) foi utilizada para reforçar a ideia de que o senhor estava

A)     ansioso.

B)     depressivo.

C)     irritado.

D)     pensativo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário