quinta-feira, 7 de setembro de 2023

FILME(ATIVIDADES): O JARDINEIRO FIEL - FERNANDO MEIRELLES - COM GABARITO

 Filme(Atividades): O JARDINEIRO FIEL

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgF8vEugTj3DOfYm3pXURc4B4zxdMd5ySiJ6wcvrnAaba8QZWv7c215lqF-0fV84qvEPWjCqHcq5upREH9dPFkzCQkHWJOo2nGBlizlh_Fbb3j-VUf8adH4BMALjYL16UOWJl_EBbrPL4wnYgZgRcsZRE_Ph-pctTUe6rtfUUA1x0ncW5WRWUdGwlqkei4/s320/JARDINEIRO.jpg

Data de lançamento: 14 de outubro de 2005 (2h 08min)

Gênero: Drama, Suspense, Romance.

Direção: Fernando Meirelles.

Elenco: Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Danny Huston.

Título original: The Constant Gardener

SINOPSE

        Não recomendado para menores de 14 anos.

        Uma ativista (Rachel Weisz) é encontrada assassinada em uma área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é seu sócio, um médico que encontra-se atualmente foragido. Perturbado pelas infidelidades da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide partir para descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa, iniciando uma viagem que o levará por três continentes.

Entendendo o filme:

01 – Que temática é abordada no filme?

      Aborda diversos temas relevantes, que se entrelaçam ao longo da trama. Como: Corrupção e exploração; Direitos humanos e justiça social; Ativismo e engajamento social; Conflitos e consequências pessoais e Relações entre o mundo desenvolvido e a África.

02 – A abordagem feita de forma positiva ou negativa?

      Adota uma abordagem crítica e realista, mostrando tanto os aspectos negativos da exploração e corrupção quanto o potencial positivo do ativismo e do engajamento social na luta por justiça de direitos humanos. Essa abordagem equilibrada torna o filme uma poderosa reflexão sobre as complexidades da natureza humana e as questões sociais contemporâneas.

03 – No filme, qual a atuação dos poderes públicos tanto africanos como europeus?

      Atuação dos poderes públicos africanos são frequentemente representados como corruptos e pouco preocupados com o bem-estar da população.

      Já a atuação dos poderes públicos europeus é retratada como uma serie de acobertamentos e tentativas de minar a investigação de Justin Quayle e Tessa, sua esposa, que era uma ativista dos direitos humanos e descobre informações comprometidas sobre a indústria farmacêutica.

04 – São colocados dilemas de ordem moral no filme?

      O filme apresenta diversos dilemas de ordem moral ao longo da trama. Esses dilemas são fundamentais para a construção da narrativa e para a reflexão sobre questões éticas e humanitárias. Testes farmacêuticos de novos medicamentos em pessoas pobres e desfavorecidas no Quénia; Corrupção e conivência política; Conflito de interesses na diplomacia e Engajamento ativista e suas consequências.

05 – A personagem Tessa e outros são apresentados de forma maniqueísta ou dúbia?

      Os personagens são apresentados de forma dúbia em vez de maniqueísta. Em outras palavras, eles não são retratados como meramente bons ou maus, mas como indivíduos complexos com motivações e comportamentos ambíguos.

06 – O enfoque do filme nega, reafirma ou reatualiza as formas tradicionais de relacionamento do mundo com a África?

      Reatualiza as formas tradicionais de relacionamento do mundo com a África, especialmente no que diz respeito ao neocolonialismo e a exploração de recursos naturais e humanos. Em vez de negar ou reafirmar essas formas tradicionais, o filme aborda-as criticamente, lançando luz sobre as questões de exploração e injustiça que ainda persistem nas relações entre os países contemporâneos e o continente africano.

07 – Quais aspectos étnicos estão presentes no filme?

      Apresenta diversos aspectos étnicos, especialmente relacionados a diversidade cultural e as relações entre diferentes grupos étnicos no Quénia, embora é uma abordagem mais contextual, utilizando elementos culturais e étnicos para enriquecer a narrativa e transmitir as complexidades das questões sociais, políticas e vividas retratadas no filme.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário