CRÔNICA - BRONQUINHAS E PROTESTOS
EM
FAMÍLIA
- Para de ficar horas pendurada nesse
telefone! Dá uma chance para os outros!
- Dá para diminuir o som?
- Na sua idade eu era estudioso,
disciplinado, bem-educado e nunca levantava a voz com meu pai...
- Você ainda não tem idade para isso!
- Desta vez você passou dos limites!
- Chega de invadir todos os espaços com
suas coisas! A casa não é só sua!
- Para de bisbilhotar minhas coisas!
- Toda hora estão mandando eu fazer alguma
coisa. Não tenho um minuto de sossego.
- Ele nunca escuta o que eu falo, está
sempre lendo o jornal.
- Toda vez que eu quero sair vocês fazem
mil perguntas... não vejo a hora de ser independente!
- Você quis o gato e agora quer que eu
cuide dele!
- Mãe, você vive prometendo... mas cumprir
que é bom...
- Juro que eu sei que as notas são
ruins... mas não quero ouvir tudo de novo!
IACOCCA, Liliana; IACOCCA, Michele. O livro do adolescente. São Paulo: Ática, 2005.
1 - O que as frases apresentadas revelam sobre
os conflitos entre pais e filhos?
Elas representam diferenças de
comportamento e opinião entre os adolescente e os pais.
2 - Por que você acha que o travessão foi usado?
Embora o texto não tenha estrutura de um
diálogo, os travessões indicam a fala entre pais ou responsáveis e filhos.
3 - Em seu caderno, transcreva do texto uma
frase que corresponda às seguintes atitudes:
a)
Uma cobrança;
“- Mãe, você vive prometendo... mas cumprir que é bom...”
b)
Uma reclamação;
“- Toda hora estão mandando eu fazer alguma coisa. Não tenho um
minuto de sossego”.
c)
A exposição de um exemplo de comportamento;
“- Na sua idade, eu era estudioso, disciplinado, bem-educado, e
nunca levantava a voz com o meu pai...”
4 - Que frase apresentada no texto indica uma
proibição?
“- Você ainda não tem idade para isso!”;
“- Chega de invadir todos os espaços com suas coisas!”; “- Para de bisbilhotar
minhas coisas!”; “- Para de ficar horas pendurada nesse telefone!”.
5 - Relacione o título com as características do
texto.
O texto é uma coletânea de frases de
protestos que refletem os conflitos na relação familiar, ou seja, as briguinhas
cotidianas que ocorrem por razões diversas.
6 - O texto apresenta um conjunto de frases
reunidas sem que haja, porém, expressões responsáveis pela ligação entre as
ideias, ou seja, sem elementos de coesão. Ainda assim, é possível afirmar que
se trata de um texto coerente. Explique
Embora não apresente coesão entre as
falas, já que não há elementos linguísticos que estabeleçam ligação entre elas,
transformando-as em um diálogo, é possível dizer que o texto é coerente porque
o título as insere dentro do tema específico de conflitos familiares,
garantindo ao leitor a compreensão do sentido.
7 - Releia este trecho do texto:
- Para de ficar horas
pendurada nesse telefone! Dá uma chance para os outros!
a)
Que outra frase do texto usa o verbo no imperativo para fazer um
protesto?
“- Para de bisbilhotar minhas
coisas!”
b)Imagine-se no lugar de um pai ou de uma
mãe e escreva frases dirigidas a um filho ou filha usando o modo imperativo.
Considere as seguintes situações:
- Solicitar algo;
“ Traga um copo de água, por favor”.
- Dar um conselho;
“Não deixe de se alimentar...”
- Dar uma ordem.
“Arrume o seu quarto”.
Responde essa questão pra mim se puder.
ResponderExcluirSobre o texto o irapuru - o canto que encanta
Texto e construção
1- o final da história surpreende o leitor com um desfecho trágico. Releia o penúltimo parágrafo e relate em seu caderno o que aconteceu, mencionando os fatos principais.
A) compare a linguagem que você usou para escrever a resposta anterior com a linguagem da lenda. Qual das duas é mais poética? Qual delas provocaria mais emoção no leitor?
B) Caso você escrevesse uma lenda, qual das duas linguagens usaria? Justifique sua resposta.
Lore, segue as respostas:
Excluir1- A alma de Catuboré foi transformada no pássaro irapuru pelo deus Tupã para aliviar o sofrimento de sua noiva.
Fatos importantes: - o choro de Mainá
- a alma de Catuboré não tinha paz
- deus Tupã transforma alma de Catuboré em pássaro
- o canto do pássaro era semelhante ao som da flauta.
A) A linguagem do texto é mais poética.A linguagem do texto.
B) Usaria a linguagem poética, pois ela é conotativa e modifica o modo comum de empregar as palavas.
Espero ter respondido.
Um abraço,
Profa. Jaqueline
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu preciso saber onde começa e termina a introdução,conflito,clímax,solução do conflito e desfecho,do causo Filhote não voa,por favor
ResponderExcluirOlá, João Paulo sua pergunta está respondida logo abaixo da interpretação do texto, mas segui aqui:
ExcluirINTRODUÇÃO
Existe por aí afora muito caboclinho esperto e safado.
Imaginem que lá pras bandas do Corgo Fundo tinha um que era tal e qual do jeito que estou falando.
CONFLITO
Pois não é que o dito cujo deu de roubar coisas da igreja de lá? E virava e mexia, o padre saía excomungando o tal, pois não conseguia pegá-lo com a boca na botija, ou melhor, com a mão na mercadoria roubada. E vai daqui e vai dali, continuava sumindo coisa. Ora uma imagem, ora dinheiro dos cofrinhos... Enfim: um despropósito de coragem pra furto.
CLÍMAX
Mas – sempre tem um mas – eis que o padre resolve botar um paradeiro na roubança.
SOLUÇÃO DO CONFLITO
Arma-se de um trabuco carregado e posta-se às escondidas no escuro da igreja em altas horas e ali espera, atocaiado, pelo ladrãozinho que não deveria demorar para aparecer. Devia ser umas 3 da madrugada quando o padre se depara com um vulto esperto na escuridão. Engatilha o trabuco e aponta no rumo do vulto que, percebendo, se esconde com a carinha de safado por detrás de uma estátua grande de um anjo de asas...
Padre (falando alto) Quem está aí?
Ninguém, é claro, responde.
Padre (mais alto) Quem está aí?
Ninguém responde.
Padre (apontando a arma engatilhada) Pois bem. Pela última vez,
vou perguntar: quem está aí? Se não responder, vou pregar fogo.
DESFECHO
A voz (trêmula e disfarçada) É.. é...um anjo, seu vigário. Eu sô um
Anjo...
Padre (percebendo a malandragem) Que anjo o quê, seu idiota! Voa
Já daí!
A Voz (caipiresca) Num posso avuá, seu vigário. Eu sô fióti!
Conta-se que o padre, depois dessa resposta, resolveu ir dormir.
Um abraço,
Profa. Jaqueline
Eu TB
ResponderExcluirboa noite gostaria de saber se ainda encontro o texto com gabarito " filhote não avoa". pois ontem eu li e hj não consigo encontra-la. abraços
ResponderExcluirÑ tem (A) e a (B) da questão 5 ñ
ResponderExcluirtem sim
ExcluirKd
ExcluirNão tem a questão a e b da 8
ResponderExcluirQue relação podemos estabelecer entre esse trecho da reportagem e as falas entre do texto bronquinhas e protestos em família
ExcluirReleia o trecho extraído da reportagem “Hiperconectividade pode afetar convívio social na adolescência” lida na semana 1:
ResponderExcluirA família é e sempre deve ser o porto seguro para o adolescente. Ao contrário do que se possa pensar, é justamente nessa fase da vida que os pais devem prestar mais atenção aos comportamentos dos filhos e impor limites e regras.
a) Que relação podemos estabelecer entre esse trecho da reportagem e as falas entre pais e filha do texto “Bronquinhas e protestos em família”?
alguém pode me ajudar??? com urgência, obrigada
a) Que relação podemos estabelecer entre esse trecho da reportagem e as falas entre pais e filha do texto “Bronquinhas e protestos em família”?
ResponderExcluirAlguem aiii!
please !!!!!
presiso dessa dentifique e transcreva do texto “Bronquinhas e protestos em família” a fala que expressa justamente o contrário do que se propõe na frase destacada nesse trecho da reportagem.
ResponderExcluirResponde !!
ResponderExcluir8¤ questao desse atividade ai
A) que relação podemos estabelecer entre esse trecho da reportagem e as falas entre pais e filhos do texto "Bronquinhas e protestos em familia"
Não tem a B) da 5
ResponderExcluirCadê a questão 8 e 9?
ResponderExcluir?
ExcluirCadê a resposta meu povo
ResponderExcluir1. Releia o título: “Bronquinhas e protestos em família”.
ResponderExcluira) Relacione esse título às característica do texto. (0,3)
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b) O uso da palavra bronquinhas, diminutivo de bronca, ameniza a relação
conflituosa mostrada no texto? Explique. (0,3)
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2. O texto apresenta um conjunto de frases reunidas sem que haja, porém,
expressões responsáveis pela ligação entre as ideias, ou seja, se elementos de
coesão. Ainda assim, é possível afirmar que se trata de um texto coerente.
Explique.
Cadê a 9 meu povo?
ResponderExcluirO que
ExcluirMano cadê
ResponderExcluir9
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