segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

CRÔNICA: BRONQUINHAS E PROTESTOS EM FAMÍLIA - COM GABARITO

CRÔNICA -   BRONQUINHAS  E PROTESTOS 
         EM FAMÍLIA


     - Para de ficar horas pendurada nesse telefone! Dá uma chance para os outros!
     - Dá para diminuir o som?
     - Na sua idade eu era estudioso, disciplinado, bem-educado e nunca levantava a voz com meu pai...
     - Você ainda não tem idade para isso!
     - Desta vez você passou dos limites!
     - Chega de invadir todos os espaços com suas coisas! A casa não é só sua!
     - Para de bisbilhotar minhas coisas!
     - Toda hora estão mandando eu fazer alguma coisa. Não tenho um minuto de sossego.
     - Ele nunca escuta o que eu falo, está sempre lendo o jornal.
     - Toda vez que eu quero sair vocês fazem mil perguntas... não vejo a hora de ser independente!
     - Você quis o gato e agora quer que eu cuide dele!
     - Mãe, você vive prometendo... mas cumprir que é bom...
     - Juro que eu sei que as notas são ruins... mas não quero ouvir tudo de novo!

                                                    IACOCCA, Liliana; IACOCCA, Michele. O livro do adolescente.                                                                                                                   São Paulo: Ática, 2005.

1 -   O que as frases apresentadas revelam sobre os conflitos entre pais e filhos?
     Elas representam diferenças de comportamento e opinião entre os adolescente e os pais.

2 -   Por que você acha que o travessão foi usado?
     Embora o texto não tenha estrutura de um diálogo, os travessões indicam a fala entre pais ou responsáveis e filhos.

3 -   Em seu caderno, transcreva do texto uma frase que corresponda às seguintes atitudes:
a)     Uma cobrança;
“- Mãe, você vive prometendo... mas cumprir que é bom...”

b)    Uma reclamação;
“- Toda hora estão mandando eu fazer alguma coisa. Não tenho um minuto de sossego”.

c)     A exposição de um exemplo de comportamento;
“- Na sua idade, eu era estudioso, disciplinado, bem-educado, e nunca levantava a voz com o meu pai...”

4 -   Que frase apresentada no texto indica uma proibição?
     “- Você ainda não tem idade para isso!”; “- Chega de invadir todos os espaços com suas coisas!”; “- Para de bisbilhotar minhas coisas!”; “- Para de ficar horas pendurada nesse telefone!”.

5 -   Relacione o título com as características do texto.
     O texto é uma coletânea de frases de protestos que refletem os conflitos na relação familiar, ou seja, as briguinhas cotidianas que ocorrem por razões diversas.

6 -   O texto apresenta um conjunto de frases reunidas sem que haja, porém, expressões responsáveis pela ligação entre as ideias, ou seja, sem elementos de coesão. Ainda assim, é possível afirmar que se trata de um texto coerente. Explique
     Embora não apresente coesão entre as falas, já que não há elementos linguísticos que estabeleçam ligação entre elas, transformando-as em um diálogo, é possível dizer que o texto é coerente porque o título as insere dentro do tema específico de conflitos familiares, garantindo ao leitor a compreensão do sentido.

7 -   Releia este trecho do texto:
                     - Para de ficar horas pendurada nesse telefone! Dá uma chance para os outros!
     a)   Que outra frase do texto usa o verbo no imperativo para fazer um protesto?
            “- Para de bisbilhotar minhas coisas!”

     b)Imagine-se no lugar de um pai ou de uma mãe e escreva frases dirigidas a um filho ou filha usando o modo imperativo. Considere as seguintes situações:
     - Solicitar algo;
       “ Traga um copo de água, por favor”.

     - Dar um conselho;
       “Não deixe de se alimentar...”
     - Dar uma ordem.
       “Arrume o seu quarto”.



25 comentários:

  1. Responde essa questão pra mim se puder.
    Sobre o texto o irapuru - o canto que encanta
    Texto e construção
    1- o final da história surpreende o leitor com um desfecho trágico. Releia o penúltimo parágrafo e relate em seu caderno o que aconteceu, mencionando os fatos principais.

    A) compare a linguagem que você usou para escrever a resposta anterior com a linguagem da lenda. Qual das duas é mais poética? Qual delas provocaria mais emoção no leitor?

    B) Caso você escrevesse uma lenda, qual das duas linguagens usaria? Justifique sua resposta.

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    1. Lore, segue as respostas:
      1- A alma de Catuboré foi transformada no pássaro irapuru pelo deus Tupã para aliviar o sofrimento de sua noiva.
      Fatos importantes: - o choro de Mainá
      - a alma de Catuboré não tinha paz
      - deus Tupã transforma alma de Catuboré em pássaro
      - o canto do pássaro era semelhante ao som da flauta.
      A) A linguagem do texto é mais poética.A linguagem do texto.
      B) Usaria a linguagem poética, pois ela é conotativa e modifica o modo comum de empregar as palavas.

      Espero ter respondido.
      Um abraço,
      Profa. Jaqueline

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Eu preciso saber onde começa e termina a introdução,conflito,clímax,solução do conflito e desfecho,do causo Filhote não voa,por favor

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    1. Olá, João Paulo sua pergunta está respondida logo abaixo da interpretação do texto, mas segui aqui:
      INTRODUÇÃO
      Existe por aí afora muito caboclinho esperto e safado.


      Imaginem que lá pras bandas do Corgo Fundo tinha um que era tal e qual do jeito que estou falando.
      CONFLITO
      Pois não é que o dito cujo deu de roubar coisas da igreja de lá? E virava e mexia, o padre saía excomungando o tal, pois não conseguia pegá-lo com a boca na botija, ou melhor, com a mão na mercadoria roubada. E vai daqui e vai dali, continuava sumindo coisa. Ora uma imagem, ora dinheiro dos cofrinhos... Enfim: um despropósito de coragem pra furto.
      CLÍMAX
      Mas – sempre tem um mas – eis que o padre resolve botar um paradeiro na roubança.
      SOLUÇÃO DO CONFLITO
      Arma-se de um trabuco carregado e posta-se às escondidas no escuro da igreja em altas horas e ali espera, atocaiado, pelo ladrãozinho que não deveria demorar para aparecer. Devia ser umas 3 da madrugada quando o padre se depara com um vulto esperto na escuridão. Engatilha o trabuco e aponta no rumo do vulto que, percebendo, se esconde com a carinha de safado por detrás de uma estátua grande de um anjo de asas...
      Padre (falando alto) Quem está aí?
      Ninguém, é claro, responde.
      Padre (mais alto) Quem está aí?
      Ninguém responde.
      Padre (apontando a arma engatilhada) Pois bem. Pela última vez,
      vou perguntar: quem está aí? Se não responder, vou pregar fogo.
      DESFECHO
      A voz (trêmula e disfarçada) É.. é...um anjo, seu vigário. Eu sô um
      Anjo...
      Padre (percebendo a malandragem) Que anjo o quê, seu idiota! Voa
      Já daí!
      A Voz (caipiresca) Num posso avuá, seu vigário. Eu sô fióti!
      Conta-se que o padre, depois dessa resposta, resolveu ir dormir.

      Um abraço,
      Profa. Jaqueline

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  4. boa noite gostaria de saber se ainda encontro o texto com gabarito " filhote não avoa". pois ontem eu li e hj não consigo encontra-la. abraços

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  5. Ñ tem (A) e a (B) da questão 5 ñ

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  6. Respostas
    1. Que relação podemos estabelecer entre esse trecho da reportagem e as falas entre do texto bronquinhas e protestos em família

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  7. Releia o trecho extraído da reportagem “Hiperconectividade pode afetar convívio social na adolescência” lida na semana 1:

    A família é e sempre deve ser o porto seguro para o adolescente. Ao contrário do que se possa pensar, é justamente nessa fase da vida que os pais devem prestar mais atenção aos comportamentos dos filhos e impor limites e regras.

    a) Que relação podemos estabelecer entre esse trecho da reportagem e as falas entre pais e filha do texto “Bronquinhas e protestos em família”?

    alguém pode me ajudar??? com urgência, obrigada

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  8. a) Que relação podemos estabelecer entre esse trecho da reportagem e as falas entre pais e filha do texto “Bronquinhas e protestos em família”?
    Alguem aiii!
    please !!!!!

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  9. presiso dessa dentifique e transcreva do texto “Bronquinhas e protestos em família” a fala que expressa justamente o contrário do que se propõe na frase destacada nesse trecho da reportagem.

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  10. Responde !!
    8¤ questao desse atividade ai
    A) que relação podemos estabelecer entre esse trecho da reportagem e as falas entre pais e filhos do texto "Bronquinhas e protestos em familia"

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  11. 1. Releia o título: “Bronquinhas e protestos em família”.
    a) Relacione esse título às característica do texto. (0,3)
    _______________________________________________________________
    b) O uso da palavra bronquinhas, diminutivo de bronca, ameniza a relação
    conflituosa mostrada no texto? Explique. (0,3)
    _______________________________________________________________
    2. O texto apresenta um conjunto de frases reunidas sem que haja, porém,
    expressões responsáveis pela ligação entre as ideias, ou seja, se elementos de
    coesão. Ainda assim, é possível afirmar que se trata de um texto coerente.
    Explique.

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