50 TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO
02-Que geração é esta, que não lê e disto nem se envergonha?
Procure responder com um texto de vinte a trinta linhas, dando sua opinião sobre o papel da leitura aqui e agora. Antes de redigir, selecione alguns argumentos e procure ser bem convincente.
03-Você considera o povo brasileiro preparado para a modernidade?
04-A qualidade do ensino público e a questão de cotas. Disserte sobre o tema.
05-Faça uma dissertação em que você explique o que é bullying, dê sua opinião sobre o que, a seu ver, motiva aqueles que o praticam, isto é, os agressores – e apresente uma proposta para se lidar com esse grave problema. Como soluciona a questão do bullying?
06-É justo proibir o uso do celular na sala de aula?
Celular: mocinho ou vilão?
07-A fragilidade econômica dos países emergentes.
08-O movimento sem-terra e a violência no campo.
09-Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?(ENEM-2000)
10-Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?(ENEM-2001)
11-O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?(ENEM-2002)
12-A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?(ENEM-2003)
13-Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?(ENEM-2004)
14-O trabalho infantil na sociedade brasileira. (ENEM-2005)
15-O poder de transformação da leitura. (ENEM-2006)
16-O desafio de se conviver com as diferenças. (ENEM-2007)
17-Preservação da Floresta Amazônica. (ENEM-2008)
18-O indivíduo frente à ética nacional. (ENEM-2009)
19-Trabalho na construção da dignidade humana. (ENEM-2010)
20-Viver em rede no século XXI: os limites entre público e o privado. (ENEM-2011)
21-A imigração para o Brasil no século XXI. (ENEM-2012)
22-Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. (ENEM-2013)
23."Publicidade infantil em questão no Brasil".(ENEM-2014)
24-Proponho um desafio à sua criatividade. Transforme um dado estatístico num texto carregado de denúncia social e intensidade expressiva.
25-Amor pode levar ao crime ou quem ama não mata?
26-Os jovens e os dilemas da sexualidade.
27-Um dia sem internet.
28-Tornar o mundo melhor é responsabilidade de todos e de cada um.
29-O papel da internet na comunicação entre as pessoas.
30-A violência no cotidiano da cidade grande.
31-A tecnologia penetrou tão sutil e profundamente em nossa vida cotidiana que, muitas vezes, não a percebemos.
32-A ambivalência da televisão: por um lado, ela aliena as pessoas; por outro lado, desenvolve conhecimento e reflexão.
33-O que você faz é uma gota no oceano, mas é isso que dá sentido a sua vida.
34-Políticos corruptos, povo alienado.
35-O que os jovens podem fazer para aprender a administrar o próprio dinheiro?
36-Como os pais e a escola podem contribuir para combater a prática do bullying?
37-Cotas nas universidades, você é a favor ou contra?
38-Fomos dominados pelas máquinas que inventamos?
39-Leis e penas mais duras são as únicas soluções para o trânsito brasileiro?
40-Um cachorro vale mais do que um ser humano?
41-A gramática facilita ou dificulta a comunicação?
42-Por que as pessoas mentem pela internet?
43-Nacional ou importada: qual a cara do Brasil?
44-“O Brasil está preparado para prevenir e enfrentar um eventual ataque terrorista?”.
45-O tema será os esportes “violentos”, como, por exemplo, o UFC, que vem chamando atenção do público nos últimos anos.
46-A ausência dos pais na formação dos jovens.
47-O relacionamento através das Redes Sociais.
48-Faça uma produção textual que termine com o seguinte verso de Caetano Veloso:
“Noutras palavras, sou muito romântico”.
49-Os jornais noticiam a preocupação de jovens casais diante da decisão a tomar no início de uma vida nova: aproveitar a vida enquanto são jovens e deixar para mais tarde a preocupação em armazenar economias, ou fazer essa economia cedo para mais tarde desfrutar de certas regalias, mesmo que já mais velhos. Que decisão tomar: proceder como a cigarra ou como a formiga?
50-Certas figuras de destaque público, como artistas, jogadores de futebol, alguns políticos, recusam-se a servir de garotos-propaganda de determinados produtos, por considera-los prejudiciais em algum aspecto. Outros, no entanto, alegam que atuam somente como profissionais e não podem perder a oportunidade de ganhar dinheiro com a propaganda. Que atitude você considera a mais razoável? Por quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário