quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

POEMA: NO PAÍS DO MEU ANIVERSÁRIO - ELIANA SÁ - COM GABARITO

POEMA: NO PAÍS DO MEU ANIVERSÁRIO
                  ELIANA SÁ

Acordo, vejo tudo tão claro  
Há luz, muita luz, barulho                    
E uma festa no cenário                   
Estou no mais lindo dos países: o do Meu Aniversário!

Neste país que é meu
Não há espera, dias sem fim
Pisco os olhos e, depressinha
Tenho uma festa para mim

Nada de contar os dias
No maldito calendário
Neste país, todo dia
É dia do meu aniversário

Todo dia é uma festa – e tudo, tudo para mim
É pra mim que nascem o sol, as estrelas e a lua
Nasce uma flor no jardim
Até no mais triste jardim da rua

Pra entrar neste país, não preciso passaporte
É só passar para o outro lado
Dar, no tempo
Um corte!
Ao vento, quero balões
Na mesa, só brigadeiro e pastel
Passem com faixas, aviões
Me saudando, lá no céu

Sobremesa?
Exijo sorvete
De todos os sabores
Presentes?
Tragam-me pilhas e pilhas
Em pacotes de todas as cores

E quando o sol reaparece
É festa outra vez – eu mereço!
Nasço de novo, revivo
Nem eterno recomeço

Desse país, do meu sonho
Foi banido o calendário
Assim, garanto o decreto:
- Todo dia é dia do meu aniversário


 SÁ, Eliana. Revista Recreio, São Paulo: Abril, ano 2, n.53, 15 mar.2001.p.26-7


ESTUDO DO TEXTO

1)No título e no início do poema o eu poético declara que vive em um país. Que país é esse?
 País, do meu aniversário.

2)O que é preciso fazer para entrar nesse país?
 Apenas passar para o outro lado.

3)Pela leitura das quatro primeiras estrofes, explique, como é esse país?
 É um país lindo, com muita luz e festa.

4)Na 6ª estrofe, o eu poético manifesta seus desejos. Quais são eles?
 Balões, brigadeiro, pastel e faixa lá no céu.

5)Na penúltima estrofe desse poema, o que acontece quando um novo dia amanhece?
 É festa outra vez. Nasço de novo.

6)Copie, a expressão da última estrofe que registra que o mundo referido no poema é um mundo imaginário.
 Desse País, do meu sonho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário