sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

TEXTO: UMA APOSTA EM TODAS AS MÍDIAS - COM GABARITO

TEXTO: UMA APOSTA EM TODAS AS MÍDIAS

Um dos maiores erros que se cometem quando se fala em TV, ou em Internet, é imaginar que a mídia nova acaba com a velha. Gente apressada fala em morte do livro, como antes disso falou em superação do rádio. Até agora, nada disso ocorreu, e por uma razão simples: cada mídia tem seu nicho, seu lugar. Cada meio de comunicação atende a necessidades, a desejos, a anseios diferentes. O enriquecedor é a gente saber lidar com todos e jogar com um para usar melhor o outro.
Compare o livro à tela de computador. O livro é muito mais amistoso, mais fácil de manejar, de levar, de possuir. A tela é fria. Podemos variar as letras ('fonts'), mudar a cor, trocar as peles ('skins'), fazer o que quiser: nada ainda se compara à invenção de Gutemberg para levar à praia, ler na cama, dobrar pela lombada. Pouquíssima gente lê um texto longo na tela - quase todos o imprimem e leem em papel, e ainda assim é mais enfadonho que um livro, porque sai sempre no mesmo sulfite, na mesma tinta, enquanto o livro varia bastante.
É verdade que há mudanças que eliminam uma mídia. Quando surgiu o livro, isto é, um grande conjunto de folhas costuradas sob uma capa, ele venceu e depois liquidou o rolo. Antes do livro (seu nome técnico é 'códice'), ler era uma proeza, que exigia virar um longo rolo. Assim como imprimir um formulário contínuo e depois lê-lo, sem soltar as páginas. Difícil, não é? O códice é mais prático, e contínua vivo. Não foi por acaso que o maior defensor da nova mídia, Bill Gates, gastou uma fortuna para comprar um códice de Leonardo Da Vinci.
O que isso tem a ver com a TV? Quero argumentar que o procedimento avançado não é substituir um meio pelo mais novo. Só num país em que tem charme mostrar-se inculto, como no Brasil, uma ideia assim tola pode prosperar.. O avançado é dominar os vários meios. Nosso mundo exige que sejamos multimeios. É como saber várias línguas, conhecer vários países, dominar vários instrumentos.

RIBEIRO, Renato Janine. Uma aposta em todas as mídias. O Estado de S. Paulo, 5/11/00, p.


1.     Ao comparar os recursos oferecidos pelo livro com os disponíveis no computador, o   texto afirma que a tela do computador é
(A)   fria e enfadonha.
(B)   fácil de levar.
(C)   amistosa.
(D)   fácil de ler.

2.     No texto defende-se a ideia de que o livro é
(A)   uma mídia enfadonha.
(B)   uma mídia ultrapassada.
(C)   um invento superado pela internet.
(D)   um meio de comunicação insubstituível.

3.     Segundo o texto, é bom apostar em todas as mídias porque
(A)   ampliam o conhecimento.
(B)   aumentam a tecnologia.
(C)   desvalorizam as novidades.
(D)   reduzem as informações.

4.     O autor assume uma postura avaliativa ao dizer que
(A)   o livro é muito mais amistoso do que a tela do computador.
(B)   gente apressada fala em morte do livro.
(C)   Bill Gates gastou uma fortuna para comprar um códice.
(D)   antes do livro, ler era uma proeza.

5.     O texto "Uma aposta em todas as mídias" defende a idéia de que
(A)   a internet é uma mídia que superou a TV.
(B)   a tela do computador é mais fácil de manejar.
(C)   o livro perdeu sua importância depois do rádio.
(D)   o mundo exige que as pessoas sejam multimeios.



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