domingo, 7 de abril de 2024

MÚSICA(ATIVIDADES): PORTO ALEGRE (NOS BRAÇOS DE CALIPSO) - COM GABARITO

 Música(Atividades): Porto Alegre (Nos Braços de Calipso)

           Adriana Calcanhotto

Amarrado num mastro
Tapando as orelhas
Eu resisti
Ao encanto das sereias
Eu não ouvi
O canto das sereias
Eu resisti

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKHNRz2wOhgQ1GK1dx41xrf1GZpa01gdA-xmS5xj3x4YSvoVW68EK9_5_qWiIboxBK5-ZGgitK72zNTJvhNlnQj0hD4Wvz5v3k06yaHWwYQX5GpgLjvXY1F2yyrZWJDlYh8FRTHAVZgIE1kmuTLg3MncmrxM9kiiS4m5RWVJrC49QPk6vNbpQ6qy43wEQ/s320/ADRIANA.jpg


Mas chegando à praia
Não fiz nada disso
Então caí
Nos braços de Calipso
Eu sucumbi
Ao encanto de Calipso
Não resisti

Depois disso eu não tive
Nenhum outro vício
Senão dançar
Ao ritmo de Calipso
Pois eu caí
Nas graças de Calipso
Não resisti
Ao encanto de Calipso
Só sei dançar
Ao ritmo de Calipso
Calipso

Amarrado num mastro
Tapando as orelhas
Eu resisti
Ao encanto das sereias
Eu não ouvi
O canto das sereias
Eu resisti

Mas chegando à praia
Não fiz nada disso
Então caí
Nos braços de Calipso
Eu sucumbi
Ao encanto de Calipso
Não resisti

Desde então eu não tive
Nenhum outro vício
Senão dançar
Ao ritmo de Calipso
Pois eu caí
Nas graças de Calipso
Não resisti
Ao encanto de Calipso
Só sei dançar
Ao ritmo de Calipso.

Composição: Péricles Cavalcanti. Intérprete: Adriana Calcanhotto. CD Maré. Rio de Janeiro: Sony Music, 2008. Faixa 4.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 32.

Entendendo a música:

01 – Qual é o tema principal da música "Porto Alegre (Nos Braços de Calipso)" de Adriana Calcanhotto?

      O tema principal é a sedução e entrega à música e dança do Calipso, simbolizando um vício ou encanto irresistível.

02 – Quem é Calipso na música e qual é o papel desse personagem na história narrada pela letra?

      Calipso é um símbolo de sedução e encanto irresistível que leva o narrador a sucumbir à dança e ao ritmo.

03 – Qual é o evento que leva o narrador a sucumbir ao encanto de Calipso?

      Chegando à praia, o narrador cai nos braços de Calipso após resistir ao canto das sereias.

04 – Como o narrador descreve sua experiência após cair nos braços de Calipso?

      O narrador descreve que desde então não teve outro vício além de dançar ao ritmo do Calipso.

05 – Qual é a referência às sereias na música e qual é o papel delas na história?

      As sereias representam uma tentação inicial da qual o narrador resiste, mas posteriormente sucumbe ao encanto de Calipso.

06 – Que figura mitológica é comparada ao narrador na música, e por que essa comparação é feita?

      O narrador é comparado a Ulisses amarrado ao mastro para resistir ao canto das sereias, porém acaba sendo seduzido por Calipso.

07 – Como o ritmo e estilo musical do Calipso são importantes na narrativa da música?

      O ritmo e estilo do Calipso representam o vício e a rendição do narrador, que só sabe dançar ao som dessa música após ser seduzido por Calipso.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário