Poesia: Vossa grande crueldade
Francisco da Silveira
Vossa grande crueldade,
Minha gram desaventura,
vossa pouca piadade,
com minha gram lealdade,
de mestura,
fezaram minha trestura.
A qual já dentro em mim jaz
tanto nos bofes metida,
que m’entristece, e me faz
que me pese co’a vida.
Cesse vossa crueldade,
Mude-se minha ventura,
que, pois tendes fermosura,
tende também piadade
de mestura,
nam me mate esta tristura.
Garcia de Resende e o
Cancioneiro geral. In: ROCHA, André e Crabbé. Lisboa: Instituto de Cultura
Portuguesa, Presidência do Conselho de Ministros, Secretaria de Estado da
Cultura, 1979. v. 31, p. 29 (Biblioteca Breve).
Fonte: Língua
Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem.
Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição.
São Paulo, 2016. p. 53-54.
Entendendo a poesia:
01 – De acordo com a poesia,
qual o significado das palavras abaixo.
·
Desaventura: desventura, falta de sorte.
·
Piadade: piedade.
·
De mestura: misturada, junta.
·
Trestura: tristeza.
·
Jaz: está sepultado.
·
Bofes: (sentido figurado) coração.
·
Tristura: tristeza.
02 – A primeira estrofe da
poesia é marcada pela presença dos pronomes vossa e minha. A quem
eles se referem?
“Vossa” refere-se à amada; “Minha”
refere-se ao eu lírico sofredor.
03 – Na alternância entre minha
e vossa constrói-se na poesia uma relação de causa e consequência.
Explique essa afirmação.
A crueldade da
amante (causa) provoca no eu lírico “desaventura” (consequência) e a “pouca
piadade” dela (causa) tem como consequência a “trestura” do sujeito lírico.
Finalmente, o cessar da crueldade da amada (causa) fará a “ventura” do eu
lírico mudar (consequência).
04 – A poesia apresenta uma
organização temporal bem definida.
a) Que tempo verbal predomina em cada uma das estrofes?
O tempo que predomina na primeira estrofe é o passado; na segunda
estrofe, predomina o presente; na terceira estrofe, sugere-se o futuro.
b) Explique de que forma essa diferenciação dos tempos verbais se relaciona com os sentimentos do eu lírico.
Na primeira estrofe, encontram-se as causas do sofrimento do eu lírico;
na segunda estrofe, estão as consequências do sofrimento; na terceira estrofe,
o eu lírico faz um pedido à amada.
05 – Ao longo dos versos, o eu
lírico acusa a amada de ser cruel e de ter pouca piedade diante de sua
“desaventura”.
a) Que substantivo quebra essa caracterização negativa da mulher?
O substantivo “fermosura”.
b) O que essa ruptura representa no contexto da poesia?
Representa que o eu lírico não resiste à “fermosura” de sua amada,
por isso submete-se à sua crueldade e pouca piedade.
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