domingo, 7 de abril de 2024

MINICONTO: NO METRÔ VAZIO - HELOISA SEIXAS - COM GABARITO

 Miniconto: No metrô vazio

                 Heloisa Seixas

        Entrou no metro e sentou-se junto a janela. Detestava metro. O silêncio constrangido, as pessoas frente a frente, sem saber o que fazer com as mãos. Era como nos elevadores, só que pior – pois demorava mais tempo. Por isso ia na janela. Fixou os olhos na escuridão lá fora. Estava inquieta. Talvez por causa do metrô vazio. Ou talvez por culpa da jovem de preto que se sentara ali adiante, num banco de frente para o seu. Podia sentir o olhar dela. Resistiu por um tempo, mas acabou encarando-a. E sentiu que o horror a percorria: no fundo amarelo, as pupilas da moca eram um traço. Tinha olhos de gato.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcGgQrEGu0HCEugilyHvWLtuRskgLOHG90lZwdseT6M-KFZKF3hUNNDRhC_2ZXY2sdpzpdShq7aihXvHXf7R2YcU72RuKDhaPbGo2Z95fIM7kG4IENEAYM7BlJwK0efkvYQj4pjeWwELvobGDqZYF3aTEknv8nv75ueaN0AMSSL1slMnU_CfRYE14FGNo/s320/METRO.jpg


SEIXAS, Heloisa. Contos mais que mínimos. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar, 2010. p. 72.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 30.

Entendendo o miniconto:

01 – Quem é a protagonista da história e por que ela detesta andar de metrô?

      A protagonista é uma mulher que detesta andar de metrô devido ao ambiente silencioso e desconfortável, onde as pessoas ficam frente a frente sem saber o que fazer com as mãos.

02 – Em que espaço acontece a história?

      A história acontece dentro de um carro do metrô.

03 – O que chama a atenção da protagonista dentro do metrô vazio?

      A protagonista se sente inquieta e é chamada pela presença de uma jovem de preto sentada à sua frente, cujos olhos parecem perturbadores por serem semelhantes aos de um gato.

04 – Considerando que personagem é um ser fictício, criado por um autor a partir de uma caracterização física e psicológica, reflita:

a)   Como você caracterizaria as personagens do miniconto lido?

As personagens são caracterizadas como essências opostas, enquanto uma é mais envergonhada e não gosta do metrô, a outra encara ela sem vergonha alguma e tem olhos de gato.

b)   Elas têm o mesmo peso na história? Por que?

Elas não tem o mesmo peso, apesar de a mulher de gato também ter uma importância, ela não é tanta quanto a da narradora da história.

05 – Como a protagonista se sente ao encarar a jovem de preto?

      A protagonista sente horror ao encarar a jovem de preto, especialmente ao perceber que os olhos dela são semelhantes aos de um gato, com as pupilas em formato estranho.

06 – Qual é a sensação da protagonista ao fixar os olhos na escuridão fora da janela do metrô?

      Ao fixar os olhos na escuridão fora da janela do metrô, a protagonista sente-se inquieta e desconfortável, provavelmente devido ao ambiente vazio e ao encontro com a jovem de preto.

07 – Qual é o contraste entre a quietude do metrô vazio e a inquietação interna da protagonista?

      O contraste está na tranquilidade aparente do metrô vazio versus a agitação interna da protagonista, que se sente desconfortável e perturbada pelo ambiente e pela presença da jovem de preto.

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário