domingo, 14 de abril de 2024

MÚSICA(ATIVIDADES): AS CANTIGAS DE AMOR - D.DINIS - COM GABARITO

 Música(ATIVIDADES): As cantigas de amor

             D. Dinis

Que prazer havedes, senhor,

de mi fazerdes mal por ben

que vos quis' e quer' e por en

peç'eu tant'a Nostro Senhor

que vos mud'esse coraçon.

que mi havedes tan sen razon.

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqs9kFh6e1SmJdIB7DZSBSYgavwg5dtT6qc-325hQ9euZHyBxTF0sEbYseBQfH-ETo1skC0E3AXtP9M0cdZImQgrAhnXJRsGQkLnz0cuv-ugv7JN82eG-LRkdsySjeYrKEK6JC1rVAv02eFJzNO27-o8yaEmcIvigSp5oj-pT-dRTCnZYbGN488aEtCkk/s1600/CANTIGA.jpg

Prazer havedes do meu mal,

pero vos amo mais ca mi;

e poren peç'a Deus assi,

que sabe quant'é o meu mal,

que vos mud'esse coraçon

que mi havedes tan sen razon.

 

Muito vos praz do mal que hei,

lume d'aquestes olhos meus:

e por esto peç'eu a Deus,

que sab'a coita que eu hei.

que vos mud'esse coraçon,

que m'havedes tan sen razon.

 

E, se vo-lo mudar, enton

poss'eu viver, (e) senon, non. 

D. DINID. In: SPINA, Segismundo. Era medieval. 11. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2006. v. 1, p. 59. (Coleção Presença da literatura portuguesa).

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 50.

Entendendo a música:

01 – Ainda que a cantiga tenha sido registrada numa escrita bastante diferente da nossa, é possível compreendê-la com uma leitura atenta.

a)   A quem se dirige o eu lírico?

Ele se dirige a sua senhora (“senhor”).

b)   Do que ele se queixa?

O eu lírico se queixa do fato de a amada ter prazer em fazê-lo sofrer.

c)   A quem o eu lírico apela?

Ele apela a Deus (“Nostro Senhor”).

d)   Que pedido faz o eu lírico?

Ele pede a Deus que mude o coração da amada (sua postura).

02 – No dístico (estrofe composta de dois versos) que fecha a cantiga, o eu lírico chega a uma sofrida conclusão. Que conclusão é essa?

      Ele conclui que, se a amada não mudar sua postura, ele não mais poderá viver.

03 – Que canções você conhece que apresentam temática semelhante à da cantiga de amor em estudo?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Para ampliar o repertório, temos: “Mentiras”, de Adriana Calcanhotto; “Vento do litoral”, Legião Urbana; “Apenas mais um amor”, de Lulu Santos; etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário