domingo, 14 de abril de 2024

MÚSICA(ATIVIDADES): FEZ-SE MAR - MARCELO CAMELO - COM GABARITO

 Música (Atividades): Fez-se Mar

                                 Marcelo Camelo

Fez-se mar,
Senhora, o meu penar
demora não, demora não.

Vai ver, o acaso entregou
alguém pra lhe dizer
o que qualquer dirá.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCktTrLDKMskWsftws9YaTrus05_t6yY-ie-jX8On5NJblSgbDjmtn6lRDY3J89TjGMfrZcvaU6MXKy4bBgTPhihc2suddbUUG7qd074jkVCqHU3-K-_2XokM5MJF1JUkiddFYFNyyYE3fs3DPRG4gz4ACsd8KTdbDgU9X1_u8y22Ycjly2CoAkxmjpAA/s1600/mARCELO.jpg


Parece que o amor chegou aí
parece que o amor chegou aí.

Eu não estava lá, mas eu vi
eu não estava lá, mas eu vi

Clareira no tempo
cadeia das horas
eu meço no vento
o passo de agora.

E o próximo instante, eu sei, é quase lá
peço não saber até você voltar.

Composição: Marcelo Camelo. Fez-se mar. Intérprete: Los Hermanos. In: Los Hermanos. 4. São Paulo: Sony/BMG. 2005. 1 CD. Faixa 3. Disponível em: http://www2.uol.com.br/loshermanos/ventura/letras/quatro1.htm. Acesso em: 4 fev. 2016.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 47.

Entendendo a música:

01 – A letra da música “Fez-se mar” estrutura-se com base em uma metáfora principal, proposta logo no primeiro verso. Em que consiste essa metáfora?

      Consiste na comparação feita pelo eu lírico entre a intensidade de seu sofrimento (“penar”) e a imensidão e profundidade do “Mar”.

02 – O eu lírico fala diretamente à sua musa já no primeiro verso da canção.

a)   Que pronome de tratamento ele utiliza?

Ele utiliza o pronome de tratamento “senhora”.

b)   Em sua opinião, por que ele se dirige à amada dessa forma?

Para manter com ela uma relação de respeito e distanciamento.

c)   Você se imagina dirigindo-se assim à pessoa amada?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Em relação à primeira estrofe.

a)   Qual é o apelo feito pelo eu lírico?

O eu lírico pede à amada que não demore.

b)   Explique a hipótese levantada por ele.

O eu lírico levanta a hipótese de uma outra pessoa ter surgido na vida da amada.

04 – Releia o trecho a seguir.

        E o próximo instante, eu sei, é quase lá
         peço não saber até você voltar.”

        Por que o eu lírico prefere não saber se a amada voltará ou não?

      Porque prefere viver na ilusão de que ela, talvez, volte a vê-lo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário