segunda-feira, 30 de março de 2020

TEXTO: CAMPANHA NÃO REDUZ VIOLÊNCIA - MÁRIO CELLI , IN REVISTA VEJA - COM GABARITO

Texto: Campanha não reduz violência

     O banditismo e a criminalidade saíram da periferia das grandes cidades e atingiram a classe média. Em função disso, abriu-se o debate. O Congresso apresentou a votação do projeto que desarma a população, os parentes das vítimas se reuniram em protestos contra os assaltos e candidatos pedem mais polícia nas ruas. Isso tudo é importante, mas insuficiente. Não dá para abandonar populações inteiras e achar que tudo ficará bem desde que haja mais polícia.
        A desestruturação das famílias e das comunidades causada pela miséria é fator de geração de criminalidade. É necessário atuar na valorização do meio ambiente onde vivem as populações mais carentes. São necessárias obras de saneamento, urbanização, conservação e limpeza de favelas e praças, com a participação dos moradores e dos órgãos públicos, para que eles se sintam bem onde vivem. A comunidade social, com jornais, rádios comunitários, teatro e vídeos que discutam os problemas comuns, cria novo tipo de relacionamento entre indivíduos. Num terceiro nível, é preciso criar atividades para geração de renda que envolvam de crianças a adultos sem profissão ou sem emprego.
        É o que temos feito na Comunidade São Francisco de Assis, no Jardim Guarani, em São Paulo. Plantamos 3.000 árvores, urbanizamos duas praças e fizemos obras de esgoto. Temos uma rádio comunitária, produzimos vídeos, atividades culturais e de lazer. Criamos cursos de alfabetização de adultos e profissionalizantes de corte e costura, computação, marcenaria, confeitaria, cozinha alternativa, bordado, pintura em tecido, cabeleireiro, violão, artes gráficas, vídeo e rádio. Atuamos como uma microempresa na produção de artesanato de gesso, madeira e serigrafia.
        Ao comprar nosso produtos, a classe média está fazendo muito mais pelo futuro de nossas relações humanas do que realizando protestos.
        Isso tem propiciado um novo tipo de relacionamento entre as pessoas, além de formar mão-de-obra e gerar recursos. Enquanto nos bairros limítrofes a violência aumenta, não temos lembrança de quando se deu o último homicídio em nosso bairro. Os assaltos são raros. As atividades noturnas se dão normalmente, num lugar onde as escadas de acesso aos morros eram conhecidas como “escadões da morte”. É um caminho para tirar a criança da rua, alimentá-la, educa-la para a vida, resgatando-lhe a dignidade e criando um vínculo comunitário. A caridade que humilha, que trata o povo como cotidiano, só beneficia os caridosos, que fazem da miséria um espetáculo, que instrumentalizam os miseráveis em causa própria.
                                   Mário Celli, in revista Veja, 2 out. 1996.
                                         Fonte: Livro – Oficina de Redação – Leila Lauar Sarmento, 7ª Série. Editora Moderna, 1ª edição,1998. p. 46-8.  
Entendendo o texto:

01 – Segundo o texto, somente após o crescimento da violência contra a classe média, resolveu-se buscar soluções para esse mal. Por que se esperou tanto?
      A violência existia, em maior índice, na periferia; com o tempo foi atingindo também a classe média, que, por possuir mais influência social e econômica, fez com que o assunto fosse debatido.

02 – Das medidas tomadas contra a violência, mencionadas no primeiro parágrafo, qual lhe parece de maior efeito? Justifique a sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Mais polícia nas ruas, para que as pessoas sintam maior segurança, e para inibir a ação dos criminosos.

03 – O que você pensa sobre a permissão para porte de arma ao cidadão comum? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – A seu ver, quais são os principais fatores que contribuem para a escalada da violência? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Desemprego, fome, falta de escolas, desestruturação das famílias, má remuneração dos profissionais, política corrupta, etc. As pessoas não têm outra perspectiva para conseguir uma vida melhor.

05 – Quais são as três propostas sugeridas pelo autor no combate à violência?
·        Melhorar o meio ambiente onde vivem pessoas carentes.
·        Criar meios de comunicação entre elas, para a resolução dos problemas comuns.
·        Criar condições de trabalho para a sobrevivência de crianças e adultos.

06 – Você concorda com as ideias expostas no texto? Esclareça a sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

07 – De que forma o relacionamento social pode se tornar mais humano, sem lançarmos mão da caridade?
      Dando às pessoas oportunidade de trabalhar e ter uma vida digna, gerando seus próprios recursos.

08 – De acordo com o texto, certas pessoas se utilizam da caridade para se promover. Você concorda com essa afirmação?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Que tipo de violência você considera mais grave? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sequestrar uma pessoa e matar, por dinheiro.

10 – A violência é uma questão a ser resolvida unicamente pelo governo? Esclareça sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não. Toda a população deve participar do problema, buscando soluções que visem ao bem comum.



Um comentário: