segunda-feira, 23 de março de 2020

POEMA: FOTOGRAFIA - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM GABARITO

POEMA: Fotografia

             Carlos Queiroz Telles

Um homem, uma mulher,
uma criança.

Com alguns cabelos a mais
este homem é meu pai.

Com algumas rugas a menos
esta mulher é minha mãe.


A criança, muito pequena
em seu xale e sua touca,
não parece que sou eu.

Mas os sorrisos atestam
serenos laços de amor.

O tempo trata as pessoas
com medidas diferentes.

Pelo espelho do retrato
fui eu quem mais mudou.

Pai e mãe estão iguais
Quase iguais...quase.

Carlos Queiroz Telles, Sementes de sol. São Paulo, Moderna, 1992.
Fonte: Livro- Oficina de Redação – Leila Lauar Sarmento, 7ª Série. Editora Moderna, 1ªedição,1998.p.87/88.
ENTENDENDO O POEMA

1)   Levante hipóteses: que idade o eu lírico tem?
Podemos afirmar que o eu lírico do poema é provavelmente um jovem ou um adulto que observa a fotografia de quando era criança com certa nostalgia.

2)   Qual o tema principal do poema?
O tema principal do poema se refere a saudade que o eu lírico tem de quando era próximo aos pais e como essa relação entre ele e os pais se modificou com o envelhecimento dele.

3)   Que relação existe entre o tema principal e o título “Fotografia”?
A narrativa central é o eu lírico analisando uma fotografia antiga sua com seus pais.

4)   O eu lírico é masculino ou feminino?
O eu lírico pode ser feminino pelo simples fato das terminações das palavras serem feminino, porém, para determinar se o eu lírico é feminino ou masculino não está claramente expresso no poema fotografia. Há outra hipótese que o eu lírico seja o próprio poeta, neste caso seria masculino


3 comentários: