quinta-feira, 31 de outubro de 2019

POEMA: AMOR OCULTO - ROSEANA MURRAY - COM GABARITO

POEMA: AMOR OCULTO
                   
            Roseana Murray

Na multidão busco meu amor
ainda anônimo
seu rosto que não conheço
entre tantos rostos
a voz que acenderá estrelas
e que ainda é uma voz qualquer
busco meu amor oculto
como em segredo entre as folhagens
e meu coração dispara

a cada indício do seu rastro
busco meu amor como a chave
de um castelo
esquecida há milênios
em algum lugar obscuro
do mundo
busco meu amor desconhecido
como quem busca algodão
num campo imenso
para se forrar por dentro.

                Fruta no ponto, Roseana Murray
Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 5ª Série - Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p.198/199.

Para ler, pensar e opinar

1)   Alguém está buscando o amor. Todos buscam o amor. Esse amor já é conhecido? Justifique sua resposta.
Não. Ele está anônimo ainda.

2)   O amor é capaz de acender estrelas? Por quê?
É uma forma de poesia pura dizer isso?
Sim. Ver estrelas, quando se ama, é dizer da beleza do sentimento em linguagem poética.

 3)”...busco meu amor como a chave
     de um castelo
     esquecida há milênios...”
     A comparação é poética? Por quê?
     Sim. Buscar uma chave esquecida há tanto tempo é algo forte, como o amor da personagem.

4)”...busco meu amor desconhecido
   como quem busca algodão
   num campo imenso
   para se forrar por dentro.”
- O algodão lembra lã, calor, aconchego gostoso? E o amor?
  O mesmo.

- O algodão para forrar-se (esquentar a alma). O amor também dá calor humano à alma? Por quê?
Sim. Porque dá sentido à vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário