quinta-feira, 12 de agosto de 2021

CHARGE: GLASBERGEN - CRÍTICA AO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO - COM GABARITO

 Charge: Glasbergen



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Glasbergen. Disponível em: https://bit.ly/2PeFOIt. Acesso em: 30 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 183.

Entendendo a charge:

01 – O que você vê nessa imagem? O que pode provocar humor nessa charge?

      Vê-se uma professora explicando a um aluno que leitura é o modo como as pessoas instalam novos softwares no cérebro. Ela compara o cérebro a um computador. Essa explicação pode provocar humor.

02 – Que crítica é realizada na charge?

      Que o uso de tecnologias da informação pode afastar o contato das crianças com a leitura de livros.

03 – Você concorda coma definição de leitura da professora? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Qual expressão poderia substituir novos softwares nesse contexto?

      Poderia ser “novos conhecimentos”.

05 – A que se refere o pronome isso? Qual é sua função na oração?

      O pronome faz referência à leitura. Sua função é a de fazer referência, usando um pronome para substituir o substantivo.

PÔSTER: CAMPANHA DE TIMBÓ - PREFEITURA DE TIMBÓ -SC - COM GABARITO

 Pôster: Campanha de Timbó


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Secretaria Municipal de Educação. Movimento de Incentivo à Leitura. Prefeitura de Timbó, SC, 17 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2RELLQq. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 170.

Entendendo o pôster:

01 – Que ideia a campanha promove? Explique-a.

      Promove a ideia de que as pessoas precisam doar os livros que já leram, não os deixar na estante sem uso social.

02 – Qual é o slogan da campanha? Explique-o.

      Há dois slogans: O primeiro é “Guarde livros na memória, não na estante”, que significa que os livros lidos já são parte do leitor e não precisam ficar guardados. O outro, “Escolha o seu, leia e passe adiante”, trata da criação de uma cultura de passar adiante os livros lidos. Essa ideia é de a posse do livro ser transitória e de que passa-lo adiante pode promover o incentivo à leitura.

03 – Essa campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Em sua opinião, qual é a relevância de uma iniciativa como essa? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Releia o slogan “Guarde livros na memória, não na estante” e indique o advérbio e as locuções adverbiais, classificando-os.

      “Na memória” e “na estante” são locuções adverbiais de lugar; “não” é advérbio de negação.

05 – Que palavra tem sentido ampliado com o advérbio e as locuções adverbiais? Qual é sua classe gramatical?

      O verbo “guardar”.



TIRINHA: ARMANDINHO LUZ - CRÍTICA SOCIAL - ALEXANDRE BECK - COM GABARITO

 Tirinha: Armandinho luz

BECK, Alexandre. 10 tirinhas de Armandinho sobre o fascinante mundo dos livros. Disponível em: https://bit.ly/2zv1MkD. Acesso em: 30 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 170.

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgf3PFUv3t0JT7NYO9fLTIMr9gFn5EjCSao21BVFfiHzjkduWpVPjMFBAiBH0QZDkcsBDYNza6NvKNtB3gKlXb1leqJA-XtVM_J6-mZFzLntbjiIPiuthA3P35qg-7wjY74eXK-mPT7Agw/s416/LUZ.jpg


Entendendo a tirinha:

01 – Que crítica social está implícita no relato de Armandinho sobre o dia em que acabou a luz? Explique.

      Que com o uso dos aparelhos eletroeletrônicos os pais podem não dar tanta atenção aos filhos ou, ainda, que podem se privar do prazer de compartilhar a leitura.

02 – Por que Armandinho achou, a princípio, que estariam “ralados”?

      Porque ele não compreendia qual seria a alternativa de atividades sem o uso de tecnologia à base de energia elétrica.

03 – O que a leitura proporcionou para pai e filho nessa situação?

      A leitura proporcionou aproximação e fortalecimento de laços.

04 – Quais são os advérbios ou locuções adverbiais presentes no primeiro quadrinho? Classifique-os.

      “Ontem”, advérbio de tempo; “lá em casa”, locução adverbial de lugar.

05 – Que palavra o advérbio mais, no último quadrinho, amplia o sentido? Qual é sua classe gramatical. Classifique esse advérbio.

      “Mais” indica intensidade e amplia o sentido do adjetivo “legal”; portanto, trata-se de um advérbio de intensidade.     

ROMANCE: INFÂNCIA(FRAGMENTO II) - GRACILIANO RAMOS - COM GABARITO

 Romance: Infância (Fragmento II)


  Graciliano Ramos

        [...]

        Recolhi-me preocupado: os fugitivos, os lobos e o lenhador agitaram-me o sono. Dormi com eles, acordei com eles. As horas voaram. Alheio à escola, aos brinquedos de minhas irmãs, à tagarelice dos moleques, vivi com essas criaturas de sonho, incompletas e misteriosas.

        À noite meu pai me pediu novamente o volume, e a cena da véspera se reproduziu: leitura emperrada, mal-entendidos, explicações.

        Na terceira noite fui buscar o livro espontaneamente, mas meu velho estava sombrio e silencioso. E no dia seguinte, quando me preparei para moer a narrativa, afastou-me com um gesto, carrancudo.

        Nunca experimentei decepção tão grande. Era como se tivesse descoberto uma coisa muito preciosa e de repente a maravilha se quebrasse. E o homem que a reduziu a cacos, depois de me haver ajudado a encontrá-la, não imaginou a minha desgraça. A princípio foi desespero, sensação de perda e ruína, em seguida uma longa covardia, a certeza de que as horas de encanto eram boas demais para mim e não podiam durar.

        Findas, porém, as manifestações secretas de mágoa, refleti, achei que o mal tinha remédio e expliquei o negócio a Emília, minha excelente prima. O rosto sereno, largos olhos pretos, um ar de seriedade — linda moça. A irmã, brincalhona e rabugenta, ora pelos pés, ora pela cabeça, ria como doida e logo explodia em acessos de cólera. Mas Emília não era deste mundo. Só se zangou comigo uma vez, no dia em que, tuberculosa, me viu beber água no copo dela. Um anjo.

        Confessei, pois, a Emília o meu desgosto e propus-lhe que me dirigisse a leitura. Esforcei-me por interessá-la contando-lhe a escuridão na mata, os lobos, os meninos apavorados, a conversa em casa do lenhador, o aparecimento de uma sujeita que se chamava Águeda. [...] Assim, era necessário que a priminha lesse comigo o romance e me auxiliasse na decifração dele.

        Emília respondeu com uma pergunta que me espantou. Por que não me arriscava a tentar a leitura sozinho?

        Longamente lhe expus a minha fraqueza mental, a impossibilidade de compreender as palavras difíceis, sobretudo na ordem terrível em que se juntavam. Se eu fosse como os outros, bem; mas era bruto em demasia, todos me achavam bruto em demasia.

        Emília combateu a minha convicção, falou-me dos astrônomos, indivíduos que liam no céu, percebiam tudo quanto há no céu. Não no céu onde moram Deus Nosso Senhor e a Virgem Maria. Esse ninguém tinha visto. Mas o outro, o que fica por baixo, o do Sol, da Lua e das estrelas, os astrônomos conheciam perfeitamente. Ora, se eles enxergavam coisas tão distantes, porque não conseguiria eu adivinhar a página aberta diante dos meus olhos? Não distinguia as letras? Não sabia reuni-las e formar palavras?

        Matutei na lembrança de Emília. Eu, os astrônomos, que doidice! Ler as coisas do céu, quem havia de supor?

        E tomei coragem, fui esconder-me no quintal, com os lobos, o homem, a mulher, os pequenos, a tempestade na floresta, a cabana do lenhador. Reli as folhas já percorridas. E as partes que se esclareciam derramavam escassa luz sobre os pontos obscuros. Personagens diminutas cresciam, vagarosamente me penetravam a inteligência espessa. Vagarosamente.

        Os astrônomos eram formidáveis. Eu, pobre de mim, não desvendaria os segredos do céu. Preso à terra, sensibilizar-me-ia com histórias tristes, em que há homens perseguidos, mulheres e crianças abandonadas, escuridão e animais ferozes.

Graciliano Ramos. Infância. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 163-6.

Entendendo o romance:

01 – Quais atitudes o pai toma ao tentar ensinar o menino a ler?

      No início, o pai é dedicado, e o menino fica encantado com a leitura; depois, porém, o pai age de maneira rude, o que afasta e desencanta o garoto, impedindo-o de continuar aprendendo.

02 – De que maneiro o menino busca uma solução para o problema?

      Ele procura a ajuda da prima, Emília, e pede a ela que continue ensinando a ele.

03 – Releia este trecho do fragmento II:

        “Recolhi-me preocupado: os fugitivos, os lobos e o lenhador agitaram-me o sono. Dormi com eles, acordei com eles. As horas voaram. Alheio à escola, aos brinquedos de minhas irmãs, à tagarelice dos moleques, vivi com essas criaturas de sonho, incompletas e misteriosas.”

a)   Quem são os “fugitivos, os lobos e o lenhador? Explique.

Não são personagens reais. Os fugitivos, os lobos e o lenhador são personagens d história que o menino está começando a ler.

b)   Por que o menino diz que dormia e acordava com “os fugitivos, os lobos e o lenhador”?

Porque não conseguia se desligar da história, estava encantado com a nova experiência, então continuava a pensar sobre os personagens até mesmo na hora de dormir.

c)   O que faz com que o menino deixe de lado os brinquedos de suas irmãs e a tagarelice dos moleques?

Seu interesse pela descoberta da leitura.

04 – O menino desabafa com a prima sobre sua dificuldade para ler, mas ela conta a ele sobre os astrônomos. Veja a maneira pela qual o menino reflete sobre eles:

        “[...] Ora, se eles enxergavam coisas tão distantes, porque não conseguiria eu adivinhar a página aberta diante dos meus olhos? Não distinguia as letras? Não sabia reuni-las e formar palavras?

        Matutei na lembrança de Emília. Eu, os astrônomos, que doidice! Ler as coisas do céu, quem havia de supor?

        E tomei coragem, fui esconder-me no quintal, com os lobos, o homem, a mulher, os pequenos, a tempestade na floresta, a cabana do lenhador. [...]”.

a)   O que você acha da ideia de os astrônomos lerem o céu? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

b)   O que estimulou o menino a enfrentar sua dificuldade de ler?

A prima lhe mostra que, se os astrônomos leem o céu, que está tão distante e nunca foi visto por ninguém, ele poderia ler o que está bem próximo a ele.

c)   O que o narrador revela com a frase: “E tomei coragem, fui esconder-me no quintal, com os lobos, o homem, a mulher, os pequenos, a tempestade na floresta, a cabana do lenhador”?

O narrador revela que se retirou, se isolou, para tentar ler sozinho, para mergulhar na história que desejava compreender.

05 – Leia as informações do quadro e responda às questões com base no fragmento.

        Narrar é contar uma história. Há diferentes gêneros textuais que se organizam em narrativas, como romance, contos, crônicas, lendas, fábulas, mitos, entre outros.

        Nas narrativas ficcionais há:

·        Narrador – relator dos fatos, dos quais pode ser participante como narrador-personagem (primeira pessoa), observador (somente observa) e onisciente (terceira pessoa), quando observa e tem acesso até aos pensamentos dos personagens.

·        Personagens – protagonista (personagem principal) e antagonista/forças antagônicas (vilão ou situação que atrapalha os desejos do protagonista) e secundários (participam de forma secundária nas ações).

·        Espaço – ambiente em que os fatos acontecem.

·        Tempo – quando ocorrem as ações ou quanto duram. O tempo pode ser cronológico (medido elo relógio ou calendário) ou psicológico (como o personagem o percebe no pensamento).

·        Enredo – conjunto de episódios que compõem a narrativa, dividido em: apresentação dos fatos e personagens, situação-problema ou conflito (o que gera os fatos), clímax (momento de maior tensão da história) e desfecho (conclusão/resolução do conflito).

a)   Quem é o personagem protagonista desse romance? Explique.

O menino é o protagonista do romance. Ele narra a história e todas as ações ocorrem em torno da situação-problema na qual está envolvido.

b)   Qual é a situação-problema na qual o menino está envolvido?

Ele não sabe ler, o que o faz se sentir inferiorizado em relação a outras pessoas.

c)   Há um vilão ou uma força antagônica que atrapalha o desejo do protagonista? O que ou quem seria? Explique.

Não há um vilão, mas força antagônica, que seria a falta de acesso às escolas de qualidade.

d)   Quem são os personagens secundários?

Os colegas, o pai e a prima.

e)   Quando ocorre essa passagem da história?

Quando o personagem tinha 9 anos, ou seja, no início do século XX (1900).

f)    Onde ocorre a história? Como é possível supor essa informação?

Como o menino afirma ter vizinhos, aparenta ser em uma área urbana, uma cidade, não no campo. E os locais são: escola, casa e quintal da casa.

       

domingo, 8 de agosto de 2021

TIRINHA: SOBRE A VIDA - LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL -

 TIRINHA: SOBRE A VIDA 

Fonte: Livro – Português Contemporrâneo,1/William Roberto Cereja, Carolina Dias Vianna, Christiane Damien, 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016. p. 15.

 ENTENDENDO O TEXTO

1. No 1º quadrinho, o pai diz ao filho que precisa falar com ele “sobre a vida”.

a. O que a fisionomia do pai expressa?

     Seriedade.

b. O pai parece considerar que o que tem a dizer é algo simples ou complexo?

    Complexo.

c. Associando a expressão fisionômica do pai a “falar sobre a vida”, qual sentido possível construímos em relação ao que ele pretende dizer ao filho?

    O sentido de dificuldades que o filho pode vir a enfrentar em campos diversos da vida, como amoroso, financeiro, profissional, etc.

d. O que o filho está fazendo no 1º quadrinho?

     Jogando videogame.

2. No 2º quadrinho, Messias explica ao pai o conceito de vida que tem.

a. O que é a vida para Messias?

    Os coraçõezinhos na tela do videogame, isto é, as oportunidades que ele tem de jogar.

 b. O conceito que Messias tem envolve a ideia de vida como algo simples ou complexo?

   Simples.

  c. O que a fisionomia do pai expressa nesse quadrinho?

   Perplexidade.

3. No 3º quadrinho, o pai se afasta de Messias, e a fala “Quem sou eu pra discutir...?” indica que ele desistiu de dizer ao filho o que pretendia inicialmente. Levante hipóteses:

a. O pai mudou sua concepção de vida depois da resposta do filho? Justifique sua resposta.

Provavelmente não, mas ele pode ter percebido que, para uma criança, a vida não precisa ser encarada de maneira tão sóbria como para um adulto.

b. Por que ele desistiu de dizer ao filho o que pretendia?

Porque viu que o filho ainda é pequeno ou imaturo para uma conversa que envolve complexidade.

4. Com base nas respostas às questões anteriores, conclua: Messias e o pai têm o mesmo conceito sobre vida? Justifique sua resposta.

Não, pois Messias é criança, vive no mundo da imaginação, das brincadeiras, e isso é o que importa para ele nessa fase; por isso, a concepção de vida que ele tem é ligada a uma brincadeira e não à realidade.


REPORTAGEM: CONHEÇA O TEXTO DO NOVO DECRETO DO SAC - IVAN VENTURA - COM GABARITO

 Reportagem: CONHEÇA O TEXTO DO NOVO DECRETO DO SAC


POR IVAN VENTURA 

        O decreto do SAC é a norma que define as regras para o atendimento ao cliente no Brasil. O novo texto traz novidades, como a reclamação por meio digital e inclui agora o e-commerce

        O governo já produziu a primeira versão do novo decreto do SAC – uma norma que confere as regras para o atendimento ao cliente destinados apenas as empresas dos setores regulados, tais como companhias aéreas, setor financeiro, telecomunicações, energia elétrica, entre outras.

        Em linhas gerais, trata-se de uma minuta, ou seja, um texto provisório que ainda será discutido com consumidores e empresas antes de efetivamente se tornar uma regra. No entanto, essa é a primeira manifestação oficial de um decreto que define o atendimento ao cliente no País.

        A grande novidade é a criação de regras para o atendimento da reclamação dentro dos canais digitais das empresas. O texto afirma que as empresas deverão disponibilizar uma área no site da companhia para às queixas dos clientes e que deverá conter, entre outras coisas, a cópia do contrato, os documentos de cobranças dos últimos seis meses, o histórico das demandas do consumidor dos últimos seis meses, entre outras coisas.

        O texto também define regras para a proteção de dados dos clientes. Na minuta, a empresa é responsável pelos dados e deverá comunicar a Secretaria Nacional do Consumidor caso exista um vazamento de dados. Além disso, a lei exige o armazenamento dos dados dos últimos 3 anos – hoje, o decreto define que as ligações devem ser armazenadas por cinco anos.

        E-commerce monitorado

        Um ponto que deve causar polêmica é a inclusão do e-commerce no rol de setores que devem seguir o decreto. Hoje, como já mencionado, apenas setores regulados seguem à risca o decreto do SAC. A novidade é que a minuta prevê o monitoramento do comércio eletrônico. Isso ocorrerá por meio do envio de um relatório trimestral da empresa para Senacon com os seguintes dados: número de vendas realizadas, número de reclamações no SAC, o motivo da reclamação, o encaminhamento da solução, o número de consumidores que exerceram o direito de arrependimento, o tempo médio de resposta e o grau de satisfação do consumidor. Esse documento deverá ser assinado pelo presidente ou vice-presidente da companhia.

          Telemarketing

        Outra mudança é a criação de um horário para a oferta de produtos e serviços no SAC. De acordo com a minuta, o horário para ligações chamadas “ativas” será de segunda à sexta, das 8h às 18h. Recentemente, o Rio de Janeiro aprovou uma lei com essas mesmas características.

VENTURA, Ivan. Exclusivo: conheça o texto do novo decreto do SAC. Consumidor Moderno, jan. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2F5v1Af. Acesso em: 5 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 239-240.

Fonte da imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fsac.educacao.go.gov.br%2F&psig=AOvVaw1f3UczQxxaqpsCowQwwyNq&ust=1628548389305000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCOCfmdm9ovICFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo a reportagem:

01 – De acordo com o texto, essa versão trata-se de uma minuta. Responda:

a)   O que significa a palavra minuta? Explique seu significado no texto.

A primeira redação, ainda não definitiva, do novo decreto.

b)   Pesquise na internet se essa versão foi convertida em decreto. Caso não tenha sido, pesquise o andamento dessa proposta e as possíveis modificações.

Resposta pessoal do aluno.

02 – Releia o título e o subtítulo da reportagem.

a)   Qual fato deu origem à reportagem de acordo com o título e o subtítulo?

Novo decreto do SAC, no qual se incluem as regras de e-commerce.

b)   Quais palavras colocam os fatos em evidência?

“Exclusivo”, “novo” e “decreto”.

c)   Quais novidades são enfatizadas no subtítulo?

As regras de reclamação por meio digital, que incluem as compras pela internet ou e-commerce.

03 – Para quais empresas é válida essa versão do decreto?

      O governo redigiu uma norma que confere as regras para o atendimento ao cliente destinadas apenas às empresas dos setores regulados, como companhias aéreas, setor financeiro, telecomunicações, energia elétrica, entre outras.

04 – Explique como devem ser as regras para atendimento da reclamação nos canais digitais na empresa, de acordo com a minuta.

      As empresas deverão disponibilizar uma área no site da companhia para as queixas dos clientes, que deverá conter, entre outras coisas, a cópia do contrato, os documentos de cobranças dos últimos seis meses, o histórico das demandas do consumidor dos últimos seis meses, entre outras coisas.

05 – Quais seriam as regras para a proteção dos dados do cliente? Explique-os.

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Como seria realizado o monitoramento do Poder Público pelo atendimento eletrônico? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

07 – O que você acha das regras propostas na minuta? E as da versão final? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

TIRINHA: OS MULLETS - DOUGLAS ZIMMERMANN - DEFESA DO CONSUMIDOR - COM GABARITO

 Tirinha: Os Mullets


Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAq1vcLJZbTxYLuNfQWVnwQ3jh_qrFX2hhYyxF7i6rqBL4q-e1air3QTzL981IOXKiqtjmnc6fUzDO7DfQ_WVajavawn8swqZxgBmRya-68b_8OAkIoWFM2kLGf8ni-i89x0U4hzWItco/s357/mullets.jpg

ZIMMERMANN, Douglas. Defesa do consumidor. Os Mullets, 26 fev. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2OzBATE. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 244.

Entendendo a tirinha:

01 – O que você vê na tirinha? Qual é a relação entre os elementos visuais e verbais?

      Vê-se um homem e uma mulher do “tempo das cavernas”. O homem é o consumidor querendo trocar uma roda quadrada, e o atendente diz não ser possível. Embora mostre os personagens como na Pré-História, as relações comerciais são parecidas com as atuais.

02 – Qual é a reclamação do personagem? Por que não foi atendido pela vendedora?

      A roda quadrada não funciona. A atendente afirma que o Código de Defesa do Consumidor ainda não foi inventado.

03 – Qual é a ironia apresentada nessa tirinha?

      Os personagens estão caracterizados como na Pré-História, mas estabelecem relações comerciais parecidas com as nossas; e a alusão ao Código de Defesa do Consumidor que ainda não tinha sido inventado.

04 – O que indica o último balãozinho do homem na tirinha? Em sua opinião, por que o homem apresenta tal comportamento em relação à vendedora? Você concorda com essa atitude? Explique.

      O formato do balãozinho indica irritação com a atendente. O personagem fica nervoso com a resposta, mas é uma alusão ao comportamento do homem pré-histórico. Resposta pessoal do aluno.

05 – Leia as falas do primeiro quadrinho e responda:

a)   Quais conjunções coordenativas conectam ou introduzem orações nessas falas?

Mas e E.

b)   Que sentidos atribuem às orações que conectam ou introduzem?

Mas indica oposição na relação entre as orações; E indica a ideia de soma ou continuidade das ideias.





CARTA DE RECLAMAÇÃO DE DEFEITO DE PRODUTO - COM GABARITO

 Carta de reclamação de defeito de produto


    
São Paulo, 10 de Outubro de 2018.

        À empresa

        Coconut Celular Technology Inc.

        A/C do serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

        Al. Coqueiro, 1000, Vila das Bananeiras, São Paulo – SP, CEP: 10333-180.

 

        C/C Coconut Assistência Técnica Ltda.

        C/C Loja Brasileira

 

        Assunto: Reclamação de defeito do produto

        Senhores,

        Em 17 de julho de 2018, adquirir um celular Smartphone Coconut M5 na loja Brasileira, conforme cópia da nota fiscal anexa, pagando R$ 585,75 em 10X no cartão de crédito. Ao receber o celular, ele apresentou o seguinte defeito: tela travada. Entrei em contato com o gerente da loja, Sr. José Martins, e recebi orientação para me dirigir diretamente à assistência técnica autorizada do fabricante.

        Na assistência técnica autorizada Coconut Assistência Técnica Ltda., mesmo após os 30 dias indicados pelo Código de Defesa do Consumidor para que o fornecedor resolva o problema, nada foi feito. Lembro que o fabricante é solidariamente responsável, pois indicou a assistência.

        Diante do exposto, solicito desde já, conforme me faculta o Código de Defesa do Consumidor no seu artigo 18, parágrafo 1°, Inciso I.

        I – A substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.

        Dessa forma, fica esta empresa notificada de que na falta de atendimento e solução à presente solicitação, no prazo de 10 (dez) dias, a contar do recebimento desta, farei reclamação junto a entidades de defesa do consumidor, e ainda poderão ser adotadas as medidas judiciais cabíveis.

        Aguardo sua resposta por escrito.

        Atenciosamente

                     Assinatura_____________________________

                           Ana Paula Oliveira

                           Rua Carlos Vivaldi, 835, Vila Flávia, São Paulo – SP, CEP: 03965-030.

                           Tel. (11)99950002, e e-mail:ana.paula.oliv.37@email.com

Elaborada para fins didáticos

Entendendo a carta:

01 – Reproduza o quadro com os elementos que compõem a carta de reclamação.

·        Local e data: São Paulo, 10 de outubro de 2018.

·        Destinatários: Empresa Coconut Celular Technology Inc., com cópia para Coconut Assistência Técnica Ltda. E Loja Brasileira.

·        Assunto: Reclamação de defeito do produto.

·        Vocativo: Senhores.

·        Contextualização: Em 17 de julho de 2018, a reclamante adquiriu um celular smartphone Coconut M5 na Loja Brasileira; ao receber o celular, este apresentou o seguinte defeito: tela travada.

·        Reclamação/solicitação: A loja pediu que a reclamante enviasse o produto à assistência técnica, que não resolveu o problema. Solicitou, em seguida, a substituição do produto, por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.

·        Fórmula de finalização: Aguardo sua resposta por escrito. Atenciosamente.

·        Assinatura/subscrição: Assinatura_____________________________

                           Ana Paula Oliveira

                           Rua Carlos Vivaldi, 835, Vila Flávia, São Paulo – SP, CEP: 03965-030.

                           Tel. (11)99950002, e e-mail:ana.paula.oliv.37@email.com

02 – Explique o objeto de reclamação da carta.

      A consumidora comprou um celular que veio com defeito. Em vez de a loja trocar o produto, pediu ao cliente que o levasse à assistência técnica, que nada resolveu.

03 – Qual é a solicitação feita pela consumidora à empresa para resolver seu problema?

      A consumidora solicita a troca do celular por outro em perfeitas condições.

04 – Em qual direito garantido ao consumidor a autora da carta se baseia?

      Baseia-se no artigo 18, parágrafo 1°, Inciso I, do Código de Defesa do Consumidor.

05 – Caso a empresa não resolva o problema, que atitude a consumidora pode tomar? Explique.

      Em caso de não atendimento, a consumidora pode procurar o Procon de sua cidade e, posteriormente, se necessário, entrar com processo na justiça.

06 – Em sua opinião, quais informações são mais importantes nesse texto? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.