AVALIAÇÃO DE SAÍDA - LÍNGUA PORTUGUESA -
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhedqfhG2YnrAXJqnfWiqdZv1VQFbnxcmActv8Em2ngCePWuJEr2ExUzbZvwW28m2WvrvGV8JF50KE-COvV51Chm81RO0MNP889Fb63Ir_fcu7yb9x62-N9LH_pAiyOdpUA7xbc6ZRWMnvv1VPzcnGil-r97igFupb64qopOGsHUNCn_GGfqKULpCogpnE/s320/Avaliacao_de_desempenho_individual.jpgQuestão 01 - Língua Portuguesa
Leia o texto e responda à questão.
A estrada e o cavalinho
O cavalinho na estrada
pacatá, pacatá,
com sua sombra mais atrás
pacatá, pacatá.
Para ao lado de um riacho,
pacatá, pacatá,
e se vê no espelho d’água,
pacatá, pacatá.
O cavalinho volta à estrada
pacatá, pacatá,
com sua sombra mais atrás,
pacatá, pacatá.
Fonte: CAPARELLI, Sérgio. A estrada e o cavalinho.
In: ____. Boi da cara preta. Porto Alegre: L&PM Editores Ltda, 1983.
(Adaptado).
A onomatopeia ‘pacatá’ foi repetida no poema para
a. enfatizar a rapidez do cavalinho.
b. evidenciar a lentidão do cavalinho.
c. mostrar as brincadeiras do cavalinho.
d. reproduzir o barulho do trote do cavalinho.
Questão 02 -
Língua Portuguesa
Segundo
a lenda, na mitologia indígena Tupi-guarani, a Caipora é uma entidade que
protege os animais das florestas.
Conhecida
como guardiã dos animais, a Caipora é uma entidade que habita as florestas e
persegue caçadores que tentam adentrar a região para caçar. Ela é a responsável
por castigar os caçadores gananciosos que não cumprem o acordo de caçar somente
o necessário para sobreviver. Afugenta as presas, espanta cães farejadores e
desorienta o caçador simulando os ruídos dos animais da mata, assobiando ou
dando pistas falsas para que se percam.
A
lenda conta que trata-se de um ser de estatura pequena com pelos no corpo e
cabelos volumosos e avermelhados. A Caipora vive montada numa espécie de animal
chamado de queixada, carregando uma lança.
Pode
ser representada por uma figura masculina também. Sua origem está na mitologia
indígena Tupi-guarani. Do tupi, a palavra “caipora” (caapora) significa “habitante
do mato”.[...]
Disponível em:
https://portalamazonia.com/amazonia-de-a-a-z/lenda-da-caipora/. Acesso em: 07
maio 2025. (Fragmento adaptado).
De acordo com a lenda
indígena, a guardiã Caipora protege os animais de perigos
a. causados por pessoas que não respeitam os limites ao caçar na floresta.
b. provocados por animais ferozes que atacam outros bichos da floresta.
c. gerados por doenças que se espalham entre os bichos.
d. motivados pela aproximação dos animais da floresta dos meios urbanos.
Tempestade
O vento ventão
Com voz de trovão
Acende uma luz de medo
No meu coração.
Será que já vem tempestade?
Será que vai inundar a cidade?
Que bom que só caiu
Uma chuva fininha
E o vento grosso
Se transformou em brisa pequenininha.
O vento ventinho
Com a voz de sininho
Faz um carinho
Nas minhas mãos.
MURRAY, Roseana. Fardo de
Carinho. Belo Horizonte: Editora Lê, 1993.
Em relação ao efeito de sentido produzido pelo emprego de aumentativos e diminutivos no poema Tempestade, podemos afirmar que
a. o uso de ‘chuva fininha’ como aumentativo intensifica a ideia de uma chuva forte e pesada.
b. o diminutivo ‘ventinho’ suaviza a força do vento, transmitindo a ideia de alívio e tranquilidade.
c. o aumentativo ‘ventão’ faz o vento parecer constante, sem alterações em sua intensidade.
d. o uso de aumentativos e diminutivos no poema não altera o sentido, servindo apenas para criar rimas.
Leia o trecho do conto ‘Felicidade Clandestina’ de
Clarice Lispector.
No dia seguinte fui à casa da filha do dono da
livraria [...]. Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos, disse-me que
havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para
buscá-lo. [...] Dessa vez nem caí; guiava-me a promessa do livro, o dia
seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a minha vida inteira, o
amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas como sempre e não caí
nenhuma vez.
LISPECTOR, Clarice. Felicidade Clandestina.
Disponível em:
https://contobrasileiro.com.br/felicidadeclandestina-conto-de-clarice-lispector/.
Acesso em: 7 jul. 2022.
Considerando o trecho “Olhando bem para meus olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia seguinte para buscá-lo”, o pronome pessoal “lo” retoma
a. o dono da livraria.
b. o dia seguinte.
c. o livro.
d. o narrador.
Questão 05 - Língua Portuguesa
Cyberbullying é o bullying realizado por meio das
tecnologias digitais. Pode ocorrer nas mídias sociais, plataformas de
mensagens, plataformas de jogos e celulares. É o comportamento repetido, com
intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são vítimas.
Quando você sofre cyberbullying,
pode começar a se sentir envergonhado(a), nervoso(a), ansioso(a) e inseguro(a)
sobre o que as pessoas dizem ou pensam sobre você. Isso pode levar ao
afastamento de amigos(as) e familiares, pensamentos negativos, sentimento de
culpa por coisas que você fez ou não fez ou sensação de que está sendo
julgado(a) negativamente. Sentir-se sozinho(a), sobrecarregado(a), com dores de
cabeça frequentes, náuseas ou dores de estômago também são comuns.
Chame do que quiser – se você
estiver sentindo-se mal e isso não tiver fim, então vale a pena pedir ajuda.
Acabar com o cyberbullying não é apenas denunciar os agressores, é também
reconhecer que todos merecem respeito – online e na vida real.
UNICEF. Cyberbullying: O
que é e como pará-lo. Disponível em:
https://www.unicef.org/brazil/cyberbullying-o-que-eh-e-como-para-lo.
Acesso em 03 de set. 2023.
O texto lido é o trecho de um artigo informativo
sobre a prática do Cyberbullying. Quanto aos elementos de coesão textual, o
segundo parágrafo, em relação ao primeiro, tem o intuito de
a. alertar sobre as consequências negativas dessas ações na vida dos indivíduos.
b. apresentar soluções imediatas para lidar com o cyberbullying no mundo digital.
c. explicar como funciona o processo de denúncia nas redes sociais.
d. definir o conceito de cyberbullying de maneira mais aprofundada.
Questão 06 - Língua Portuguesa
Leia os textos.
O infográfico é uma união entre texto e elementos visuais para transmitir informações. Seu principal objetivo é mostrar dados de forma visualmente atraente e clara. O infográfico auxilia na transmissão de informações por meio da linguagem verbal e não verbal.
PUC MINAS. Pandemia impulsiona retorno do Brasil ao Mapa da Fome. PUC MINAS, 2020. Disponível em: https://blogfca.pucminas.br/colab/pandemia-
impulsiona-retorno-do-brasil-ao-mapa-da-fome/. Acesso em 7 de agosto de 2023.
Assim, no infográfico sobre hábitos alimentares, o uso da porcentagem, junto ao gráfico, ajuda a exibir as informações sobre
a. qualidade.
b. quantidade.
c. circunstância.
d. período de tempo.
Começou como uma brincadeira.
Telefonou para um conhecido e disse:
– Eu sei de tudo.
Depois de um silêncio, o outro disse:
– Como é que você soube?
– Não interessa. Sei de tudo.
– Me faz um favor. Não espalha.
– Vou pensar.
– Por amor de Deus.
– Está bem. Mas olhe lá, hein?
Descobriu que tinha poder sobre as pessoas.
– Sei de tudo.
– Co - como?
– Sei de tudo.
– Tudo o quê?
– Você sabe.
– Mas é impossível. Como é que você descobriu?
A reação das pessoas variava. Algumas perguntavam
em seguida:
– Alguém mais sabe?
Outras se tornavam agressivas:
– Está bem, você sabe. E daí?
– Daí nada. Só queria que você soubesse que eu sei.
– Se você contar para alguém, eu…
– Depende de você.
– De mim, como?
– Se você andar na linha, eu não conto.
– Certo.
[...] Subiu na vida. Dele se dizia que sabia tudo
sobre todos, mas nunca abria a boca para falar de ninguém. Além de
bem-informado, um gentleman. Até que recebeu um telefonema. Uma voz misteriosa
que disse:
– Sei de tudo.
– Co - como?
– Sei de tudo.
– Tudo o quê?
– Você sabe.
Resolveu desaparecer. Mudou-se de cidade. Os amigos
estranharam o seu desaparecimento repentino. Investigara. O que ele estaria
tramando? Finalmente foi descoberto numa praia remota. Os vizinhos contam que
uma noite vieram muitos carros e cercaram a casa. Várias pessoas entraram na
casa. Ouviram-se gritos. Os vizinhos contam que a voz que mais se ouvia era a
dele, gritando:
– Era brincadeira! Era brincadeira!
Foi descoberto de manhã, assassinado. O crime nunca
foi desvendado. Mas as pessoas que o conheciam não têm dúvidas sobre o motivo.
Sabia demais.
VERÍSSIMO, L. F. Brincadeira. Comédias da
vida privada. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 189-91.
O conflito gerador do clímax acontece quando o personagem
a. liga para uma pessoa que parece não temer sua ameaça.
b. se dá conta de que a brincadeira está ficando séria.
c. recebe uma ligação de uma voz misteriosa dizendo saber de tudo.
d. foi descoberto numa praia remota escondido dentro de uma casa velha.
Questão 08 - Língua Portuguesa
Leia o relato do poeta mato-grossense, Manoel de
Barros.
Hoje eu completei oitenta e cinco anos. O poeta
nasceu de treze. Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais, que moravam
na fazenda, contando que eu já decidira o que queria ser no futuro. Que eu não
queria ser doutor. Nem doutor de curar nem doutor de fazer casa nem doutor de
medir terras. Que eu queria era ser fraseador. Meu pai ficou meio vago, depois
de ler a carta. Minha mãe inclinou a cabeça. Eu queria ser fraseador e não
doutor. Então, o meu irmão mais velho perguntou: Mas esse tal de fraseador bota
mantimento em casa? Eu não queria ser doutor, eu só queria ser fraseador. Meu
irmão insistiu: Mas se fraseador não bota mantimento em casa, nós temos que
botar uma enxada na mão desse menino pra ele deixar de variar. A mãe baixou a
cabeça um pouco mais. O pai continuou meio vago. Mas não botou enxada.
Fonte: BARROS, Manoel de. Memórias
inventadas. Armazém do texto, 2021. Disponível em < https:
04="" 2021="" armazemdetexto.blogspot.com=""
relato-manoel-=""> de-barros-com-gabarito.html>. Acesso em: 11
jun. 2022.
A reação da família do poeta ao receber a carta
mostra que
a. a mãe ficou feliz com a decisão do filho.
b. o irmão mais velho ficou preocupado com a remuneração do poeta.
c. o irmão mais velho valorizou a escolha do poeta.
d. o pai ficou alegre com a carta.
Questão 09 - Língua Portuguesa
Leia a fábula para responder à questão.
A rã e o boi
Tomavam sol à beira de um brejo uma rã e uma
saracura. Nisto chegou um boi, que vinha para o bebedouro:
– Quer ver – disse a rã – como fico do tamanho
deste animal?
– Impossível, rãzinha. Cada qual como Deus o fez.
– Pois olhe lá! – retorquiu a rã estufando-se toda.
– Não estou “quase” igual a ele?
– Capaz! Falta muito, amiga.
A rã estufou-se mais um bocado.
– E agora?
– Longe ainda…!
A rã fez novo esforço.
– E agora?
– Que esperança…!
A rã, concentrando todas as forças, engoliu mais ar
e foi-se estufando, estufando, até que, plaf!, rebentou como um balãozinho de
elástico.
Fonte: PESSOA, Augusto. A rã e o boi.
São Paulo: Zit Editora, 1999.
No trecho “– Pois olhe lá! – retorquiu a rã estufando-se toda.”, a palavra “retorquiu” significa que a rã
a. opôs-se ao comentário da amiga.
b. concordou com o comentário da amiga.
c. desanimou após o comentário da amiga.
d. sentiu-se motivada com o comentário da amiga.
Questão 10 - Língua Portuguesa
Leia o texto para responder à questão.
O grupo dos seis
O mês de março estava chegando ao fim. Catarina
continuava na defensiva, esquivando-se de qualquer situação que envolvesse mais
de uma pessoa...
— Cada vez mais bicho do mato a Catarina! Já fiz de
tudo pra trazê-la pro nosso grupo, mas não consegui nada.
— Quem manda ser tão teimosa, Laura? Se fosse eu,
já teria desistido há muito tempo. Aliás, é provável que nem tivesse começado!
— Você é você e eu sou eu, Ana. E, se fiz tudo
isso, é porque simpatizo com a Catarina. E não posso entender o porquê dessa
sua antipatia por ela.
— Eu também não, Ana Beatriz. O que foi que a
Catarina lhe fez, afinal?
— Nada, Taís. Mas aquele jeito que ela tem de se
fazer de sonsa me irrita profundamente!
Fonte: PORTO, Cristina. O grupo dos seis.
In: Catarina Malagueta. Série Vaga-Lume Júnior. São Paulo: Editora
Ática, 2006. p. 41. Fragmento.
A frase “— Eu também não, Ana Beatriz. O que foi
que a Catarina lhe fez, afinal?” foi dita por
a. Ana.
b. Taís.
c. Laura.
d. Catarina.
Lenda Ubuntu
Uma vez, um homem branco foi visitar uma tribo
africana e se perguntou quais eram os valores daquelas pessoas, ou seja, o que elas
consideram importante para a coletividade.
Então ele sugeriu uma brincadeira. Propôs para as
crianças que fizessem uma corrida até uma árvore onde havia uma cesta cheia de
frutas. Quem chegasse primeiro poderia ficar com a cesta inteira.
As crianças, então, esperaram o sinal para começar
a brincadeira e saíram de mãos dadas em direção à cesta. Por isso, chegaram ao
mesmo tempo no lugar e puderam dividir as frutas que estavam na cesta.
O homem, curioso, quis saber:
— Se apenas uma criança poderia ficar com o prêmio
todo, por que vocês deram as mãos?
Uma delas respondeu:
— Ubuntu! Não é possível haver felicidade se um de nós estiver triste! O homem ficou comovido.
Disponível em:
https://www.culturagenial.com/contos-infantis-que-as-criancas-vao-adorar/.
Acesso em: 14 out. 2024. (Adaptado).
Um dos elementos narrativos característicos do gênero conto é a moral da história, uma lição aprendida pelos leitores ao realizarem a leitura do texto. Nesse sentido, o ensinamento é o de que
a. o mais forte sempre deve abrir mão de suas conquistas em nome dos mais fracos.
b. tradições de povos africanos valorizam a competição saudável como forma de resolver conflitos.
c. a felicidade verdadeira só é possível quando é compartilhada com os outros.
d. a recompensa deve ser proporcional ao esforço individual de cada pessoa.
A arte engloba arquitetura, cinema, dança, desenho,
escultura, fotografia, literatura, música, pintura, poesia. Hoje em dia, em
pleno século 21, até mesmo a televisão, a moda, a publicidade e os videojogos
são por muitos considerados como manifestações artísticas. Segundo René Huyghe,
a arte e o homem são inseparáveis. Não há arte sem homem, muito menos homem sem
arte.
Fonte: LEÃO, Renato. A arte. Correio
Braziliense, 2020. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2022. (adaptado)
O trecho que indica uma opinião em relação à arte é
a. “A arte engloba arquitetura, cinema, dança, desenho, escultura, fotografia, literatura, música, pintura, poesia.”
b. “A arte e o homem são inseparáveis.. Não há arte sem homem, muito menos homem sem arte.”
c. “Hoje em dia, em pleno século 21, até mesmo a televisão, a moda, a publicidade e os videojogos são por muitos considerados como manifestações artísticas.”
d. ’Segundo René Huyghe’
Era uma vez um jovem casal muito
feliz. Ela estava grávida e eles esperavam com grande ansiedade o filho que
nasceria. Transcorridos os nove meses de gravidez, ela deu à luz um lindo
computador! Que felicidade ter um computador como filho! Era o filho que
desejavam! [...]
O batizado foi uma festança.
Deram-lhe o nome de Memorioso, porque julgavam que uma memória perfeita é o
essencial para uma boa educação. Educação é memorização. Crianças com memória
perfeita vão bem na escola e não têm problemas para passar no vestibular. [...]
Memorioso foi o grande herói,
elogiado pelos professores. Ganhou medalhas e mesmo uma bolsa para doutoramento
no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Depois da cerimônia acadêmica,
estavam todos felizes no jantar. Até que uma linda moça se aproximou de
Memorioso: “Eu gostaria de lhe fazer uma pergunta”, disse a jovem. “Pode
fazer”, respondeu Memorioso, confiante. [...]
De tudo o que você tem
memorizado, o que mais te comove?”. Memorioso ficou em silêncio. Aquela
pergunta nunca lhe havia sido feita. Os circuitos de sua memória funcionavam
com a velocidade da luz procurando a resposta. Mas ela não estava registrada em
sua memória. Onde poderia estar? [...]
Memorioso primeiro travou. Deixou de responder a estímulos. Depois apagou, entrou em coma. Levado às pressas para o hospital de computadores, verificaram que o seu disco rígido estava irreparavelmente danificado. Há perguntas para as quais a memória perfeita não consegue responder. É preciso coração.
ALVES, Rubem. O aluno perfeito.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2301200704.htm.
Acesso em: 3 maio 2023.
O narrador revela uma opinião no trecho em:
a. “Ela estava grávida e eles esperavam com grande ansiedade o filho que nasceria.”
b. “Aquela pergunta nunca lhe havia sido feita. Os circuitos de sua memória funcionavam com a velocidade da luz (...)”.
c. "Ganhou medalhas e mesmo uma bolsa para doutoramento no Instituto de Tecnologia de Massachusetts."
d. “Crianças com memória perfeita vão bem na escola."
Questão 14 - Língua Portuguesa
Leia o texto.
Fonte: BROWNE, Dik. Tirinha
disponível em: < http://www.paulomatheus.com/2012/08/30-tirinhas-hagar.html
>. Acesso em: 20 jun. 2022.
O que significa a expressão “beliscar” no contexto
da tirinha?
a. Apertar a comida.
b. Comer muito.
c. Vigiar o alimento.
d. Comer um pouquinho.
Questão 15 - Língua Portuguesa
Alice estava começando a ficar muito cansada de
estar sentada ao lado de sua irmã e não ter nada para fazer: uma vez ou duas
ela dava uma olhadinha no livro que a irmã lia, mas não havia figuras ou
diálogos nele e ‘para que serve um livro’, pensou Alice, ‘sem figuras nem
diálogos?’ Então, ela pensava consigo mesma (tão bem quanto era possível
naquele dia quente que a deixava sonolenta e estúpida) se o prazer de fazer um
colar de margaridas era mais forte do que o esforço de ter de levantar e colher
as margaridas, quando subitamente um Coelho Branco com olhos cor-de-rosa passou
correndo perto dela.
Não havia nada de muito especial nisso, também
Alice não achou muito fora do normal ouvir o Coelho dizer para si mesmo ‘Oh
puxa! Oh puxa! Eu devo estar muito atrasado!’ (quando ela pensou nisso depois,
ocorreu-lhe que deveria ter achado estranho, mas na hora tudo parecia muito
natural); mas, quando o Coelho tirou um relógio do bolso do colete, e olhou
para ele, apressando-se a seguir, Alice pôs-se em pé e lhe passou a ideia pela
mente como um relâmpago, que ela nunca vira antes um coelho com um bolso no
colete e menos ainda com um relógio para tirar dele. Ardendo de curiosidade,
ela correu pelo campo atrás dele, a tempo de vê-lo saltar para dentro de uma
grande toca de coelho embaixo da cerca.
CARROLL, Lewis, 1832-1898, Alice no país
das maravilhas. Tradução Clélia Regina Ramos. – Editorial Arara Azul,
2002.
No trecho “Alice pôs-se em pé e lhe passou a ideia
pela mente como um relâmpago”, o sentido da expressão “como um relâmpago”
a . indica que o pensamento de Alice é rápido como um relâmpago.
b. destaca a grande velocidade do coelho.
c. demostra que Alice é mais rápida que o coelho.
d. transmite a ideia de que o tempo passa muito rápido.
Questão 16 - Língua Portuguesa
Disponível em:
https://www.humorcomciencia.com/blog/198-fisica/. Acesso em: 12 set. 2025.
No segundo quadrinho, o formato do balão e das letras nele indica que o personagem está
a. gritando.
b. cantando.
c. pensando.
d. cochichando.
Disponível em:
https://www.tumblr.com/tirasarmandinho Acesso em: 04. abr. 2025.
O humor na tirinha é provocado pelo(a)
a. exagero do garoto, que ao invés de apenas esperar, faz uma reclamação sobre o tempo de espera.
b. mudança de tom do garoto, que começa respondendo normalmente, mas depois expressa sua frustração com a demora.
c. duplo sentido na fala do garoto, que pode indicar tanto alguém que está esperando atendimento quanto alguém que tem paciência.
d. ironia na resposta do garoto, que primeiro sugere ser um paciente tranquilo, mas depois deixa claro que já perdeu a paciência.
Leia
a lenda.
Vingança
de Urubu
Festa
no céu, os bichos foram convidados. O Urubu era o violeiro oficial, sem ele não
havia dança. Foi à lagoa e encontrou o sapo Cururu. Perguntou-lhe se ia à
festa. Iria, estava só descansando para bailar a noite toda.
Enquanto
Urubu se banha, Cururu entra na viola do compadre. Urubu chega ao céu, vai
tomar um lava-goela e deixa a viola no salão. Cururu se livra dela. A festa
vara a madrugada. Dizendo que vai dormir, Cururu se esconde outra vez na viola.
Na
volta, Urubu sente o instrumento pesado. Investiga e encontra Cururu.
Vingativo, vira a boca da viola para baixo. Cururu pede que o jogue na terra.
Sabido, mente que na água vai se afogar. É o que faz o Urubu: atira o intruso
na lagoa. Cururu sai da água, feliz por enganar o Urubu.
Moral da história:
Não presta ser vingativo.
Glossário
Lava-goela: bebida
refrescante
e.
Lendas
brasileiras. Almanaque
Brasil, abr. 2001. (Adaptado).
f.
O
Cururu entrou, pela primeira vez, na viola enquanto o Urubu estava
a.
descansando.
b.
dormindo.
c.
tomando banho na lagoa.
d.
bebendo um lava-goela.
Fazer 70 anos
Fazer 70 anos não é simples.
A vida exige, para o conseguirmos,
perdas e perdas no íntimo do ser,
como, em volta do ser, mil outras
perdas.
[...]
Ó José Carlos,
irmão-em-Escorpião!
Nós o conseguimos...
E sorrimos
de uma vitória comprada por que
preço?
Quem jamais o saberá?
ANDRADE, C. D. Amar se
aprende amando. São Paulo: Círculo do Livro, 1992 (fragmento).
O pronome oblíquo “o”, nos versos sublinhados
contribui para a progressão temática ao recuperar o trecho:
a. “Ó José Carlos”.
b. “perdas e perdas”.
c. “A vida exige”.
d. “Fazer 70 anos”.
Questão 20 - Língua Portuguesa
[...] Parece-nos que as pessoas
querem comodidade, pouco desgaste, envolvimento e exposição, ficando cada vez
mais centradas em si e em suas bolhas particulares convenientes.
Os nossos fiéis amigos, os cães,
já têm sua versão robótica também. Não sujam as casas, não soltam pelos, não
comem, não fazem xixi e “caquinha”; prometendo amizade, sem custo, ao longo do
tempo.
Para quem sabe o que é ter
animais de estimação, será que tais cachorros robôs substituem os nossos amados
cães que nos recebem com um super entusiasmo, alegria e amor?
E o que dizer dos bonecos
acompanhantes com forma e tamanho de ser humano real? Vários modelos, cores,
formas etc. E a própria arte em formato de filmes, por exemplo, que está nos
mostrando relacionamentos amorosos profundos entre os seres vivos e a
tecnologia. Pessoas satisfazendo seu lado emocional e até mesmo instintivo com
esses objetos e/ou ficção criada pela tecnologia (Inteligência Artificial).
Uma coisa é fato, as pessoas
voltadas para essa desumanização crescente estão centradas somente em si
próprias, não precisam aprender, ceder, doar-se, ouvir e nem respeitar outras
opiniões; só o que prevalece é o que ela quer, pensa e sente.
Pessoas solitárias, pessoas
entendendo que outras não valem a pena estão substituindo o humano pelo que não
é humano, ou seja, substituindo seres vivos por máquinas.
Disponível em:
https://www.hojeemdia.com.br/opiniao/opiniao/a-desumanizac-o-que-quer-ser-normalizada-o-que-pensar-disso-1.1070082.
Acesso em 12 jun. 2025.
De acordo com o posicionamento defendido no artigo de opinião, as pessoas estão escolhendo manter relações afetivas com máquinas em detrimento de outros seres humanos devido à(ao)
a. avanço da tecnologia que torna os robôs cada vez mais idênticos aos humanos, tanto fisicamente quanto emocionalmente.
b. falta de acesso a relacionamentos humanos saudáveis, duradouros e felizes em razão da urbanização e da rotina acelerada.
c. maior confiabilidade nas máquinas, que não julgam nem rejeitam as demandas emocionais humanas.
d. necessidade de evitar conflitos, esforços e frustrações inerentes aos relacionamentos humanos.
Questão 21 - Língua Portuguesa
Leia a tirinha.
NOVA ESCOLA. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/ 11835/tirinhas-humor-nas-aulas. Acesso em:
7 jul. 2022.
Com relação à pontuação utilizada na tirinha,
pode-se dizer corretamente que
b. a vírgula foi utilizada para separar as ações que o personagem enumerou.
c. as reticências expressam a alegria do personagem.
d. o ponto de exclamação indica uma dúvida do personagem.
Questão 22 -
Língua Portuguesa
Disponível em:
https://www.pmvc.ba.gov.br/prefeitura-lanca-campanha-contra-o-trabalho-infantil-quem-esta-em-idade-de-brincar-nao-pode-trabalhar/.
Acesso em: 10 abr. 2025.
O cartaz mostra duas situações diferentes envolvendo crianças para ensinar sobre
a. a importância de proteger a infância e combater o trabalho infantil.
b. o direito das crianças de escolher entre trabalhar ou brincar.
c. o dever das crianças de ajudar no trabalho dos adultos.
d. a importância do trabalho infantil para a economia.
Questão 23 - Língua Portuguesa
Contam que havia uma dupla de
cantoras muito famosas em sua época.
Eram irmãs gêmeas, mas tinham
temperamentos bem diferentes. Uma era quieta, silenciosa. Mais escutava do que
falava, a outra, pelo contrário, falava demais e acabava dizendo besteiras...
AZEVEDO, B. A. Quem conta
um conto aumenta um conto: histórias criadas a partir de ditados populares.
Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. p. 18.
No texto, a palavra destacada estabelece uma relação entre as características das irmãs. Essa relação expressa uma ideia de
a. comparação.
b. conclusão.
c. explicação.
d. oposição.
Questão 24 - Língua Portuguesa
Rebeca Andrade diz que não se sente pressionada e
afirma: ‘Faço porque eu amo’
E para a noite ser ainda melhor, o Jornal Nacional
conversou, em Paris, com a Rebeca Andrade.
Renata Vasconcellos: Você já disse que está vivendo essa olimpíada de
forma muito plena, muito consciente. Você está vivendo Paris intensamente. Como
foi a sua preparação mental para conseguir chegar até aqui de uma forma tão
plena e fazendo história?
Rebeca Andrade: Boa noite, gente! Eu estou muito feliz. A minha
preparação foi na conversa mesmo. Eu converso muito com a minha psicóloga. Eu
tento cuidar ao máximo da minha cabeça e do meu corpo para criar aquele
equilíbrio para que eu consiga fazer as minhas apresentações bem tranquila, sem
pressão, sem obrigação de voltar para casa ou para o Brasil com medalhas. Eu
faço porque é o meu trabalho, porque eu amo, porque eu quero.
Disponível em:
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/08/05/rebeca-andrade-diz-que-nao-se-sente-pressionada-e-afirma-faco-porque-eu-amo.ghtml.
Acesso em: 29 ago. 2024.
Podemos afirmar que esse trecho pertence ao gênero entrevista porque apresenta estrutura
a. comunicativa baseada em locutor e interlocutor, no formato de perguntas e respostas.
b. informativa, com destaque para a preparação e rotina de treinos olímpicos da atleta.
c. contraditória, composta por exposição de fatos da vida pessoal da entrevistada, promovendo falta de identificação com o leitor.
d. dialogal espontânea, sem marcas de organização formal ou intenção comunicativa definida.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=aQaoIfOT2bE. Acesso em: 04 nov. 2024.
Os elementos em destaque na peça teatral são intitulados como rubricas, as quais têm como função principal a
a. retomada de acontecimentos importantes e descrição dos objetos da cena.
b. descrição dos elementos da cena e indicação do que deve ser feito pelos personagens.
c. demarcação das emoções interpretadas e das falas importantes para o drama.
d. continuação do texto e descrição detalhada das vestimentas dos personagens.
Questão 26 - Língua Portuguesa
Neymar chora, mostra recuperação
e diz estar pronto para retornar: ‘Não volto meia-boca’
Astro do Al-Hilal e da seleção
brasileira sofreu grave lesão no joelho no dia 17 de outubro do ano passado
Neste sábado, a “NR Sports”,
empresa que cuida da carreira de Neymar, divulgou um vídeo nas redes sociais,
mostrando imagens do processo de recuperação da lesão do jogador. Neymar se
emocionou e chorou ao falar sobre o retorno ao futebol. “A solução é que eu amo
muito o futebol. Nunca imaginei que iria passar o Pelé em gols pela seleção,
estava vivendo um momento muito maravilhoso na minha vida. Tudo estava
encaminhando para ser um grande ano, e aí acabou acontecendo isso (a lesão)”,
disse Neymar no vídeo.
“Lembro (do lance da lesão). Eu
sinto uma dor enorme e ali já sabia que tinha sido grave. O que eu mais amo na
vida é jogar futebol. Cada dia que eu fico longe é um dia de sofrimento, isso é
o que mais me machuca. Mas todas as vezes que eu me machuco eu volto, mas eu
não volto meia-boca”, garantiu o craque. Neymar só poderá atuar pelo Al-Hilal
na Liga dos Campeões da Ásia, já que não foi inscrito na Liga da Arábia
Saudita.
“Neymar viajará com o elenco para
os Emirados Árabes, na segunda-feira. Ele encerrou um ano inteiro de lesão e
está totalmente recuperado. Veremos se ele pode ser incluído na partida contra
o Al Ain. Se tudo correr bem, estará na lista”, afirmou o técnico Jorge Jesus
nesta semana.
Disponível:
https://www.estadao.com.br/esportes/futebol/neymar-chora-retorno-futebol-mostra-recuperacao-nao-volto-meia-boca/.
Acesso em: 24 out. 2024.
Considerando as informações do texto, bem como a
sua fonte, compreende-se que o público-alvo são
b. os jogadores do time Al-Hilal, que precisam que o jogador se recupere rápido.
c. os torcedores, que torcem pela recuperação do jogador e acompanham a sua carreira.
d. as ligas de campeões, que temem competir com o jogador, haja vista a suas habilidades.
O rato e o mar
Um rato,
certa vez, disse a sua mãe e a seu pai que desejava viajar para longe, para
conhecer o oceano.
- Ah, não
– pediram eles – o mundo é cheio de perigos. Algo poderia acontecer a você. Por
favor, não vá!
- Estou
decidido a ir – respondeu com firmeza o ratinho. – Ouvi falar do oceano, mas
ainda não o vi.
- Já é
hora de eu ir e ver com meus próprios olhos.
Já que
você não quer nos ouvir – disseram mamãe e papai rato – então, por favor, tenha
cuidado. Há um mundo muito perigoso lá fora.
ESOPO e outros. FÁBULAS
DO MUNDO TODO. RECONTADAS POR BEN ALEX. Traduzidas por Antonio Carlos
Vilela. São Paulo: Melhoramentos, 2015.
Fragmento. pp. 41-42
Nessa fábula, o conflito que desencadeia o enredo
acontece
a. o filho dizer aos pais que queria conhecer os oceanos.
b. o filho ter respondido aos pais com firmeza.
c. os pais terem incentivado o filho a viajar.
d. os pais terem negado o pedido do filho.
Questão 28 - Língua Portuguesa
Disponível em:
https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2021/05/campanha-maio-amarelo-e-lancada-oficialmente-nesta-segunda-
feira-3. Acesso em: 24 nov. 2024.
Na campanha governamental, o uso do ponto de
exclamação tem como objetivo
a. transmitir um estado de ânimo exagerado ao leitor.
b. avaliar a prática através de um questionamento.
c. sinalizar ao leitor a finalização das sentenças.
d. enfatizar a recusa à prática inadequada.
Questão 29 - Língua Portuguesa
Em seu Twitter, Maisa voltou a se pronunciar na
tarde desta terça-feira (13) e criticou as fake news envolvendo seu nome: “Há
cerca de 1 mês, rumores dão conta que estão inventando coisas sobre a prima
aqui. Conheça Maisa, a brasileira que não pode ter amigo homem que todo mundo
fica falando que tá de affair… Segundo a própria, se a vida amorosa
dela fosse agitada como vocês afirmam com tanta certeza (erroneamente) ela tava
feita. SAIBA TUDO”, ironizou.
MOTTA, Gabriel. Maisa se pronuncia sobre
possível romance com João Guilherme: ‘Há cerca de um mês’. Disponível
em: https://contigo.uol.
com.br/noticias/famosos/maisa-se-pronuncia-sobre-possivel-romance-com-joao-guilherme-ha-cerca-de-um-mes.phtml?utm_source=site&utm_
medium=txt&utm_campaign=copypaste. Acesso em: 26 ago. 2023.
A reportagem, retirada do site UOL, tem como
finalidade
a. esclarecer questões pessoais de maneira detalhada, evidenciando a verdade das especulações e pedindo privacidade.
b. entrevistar a artista em um programa de televisão, expondo sua situação amorosa real para combater os boatos com seriedade.
c. alcançar um público amplo e diversificado através do veículo de comunicação escolhido, enfatizando a verdade das notícias compartilhadas sobre ela.
d. mostrar que a atriz usou as redes sociais para criticar as notícias falsas sobre sua vida pessoal, dirigindo-se ao público jovem que a segue com uma abordagem irônica.
Questão 30 -
Língua Portuguesa
Remetente:
João
da Silva
Rua
dos Joaquins, nº 01, Bairro JJ
000-000
Campinas do Sul
Destinatário:
COMPUTERLY,
LTDA. Rua do equívoco, nº 2
0000-000
Campinas do Sul
Campinas
do Sul, 29 de Fevereiro de 2009.
Assunto:
computador
entregue com estragos aparentes
Exmo(s).
Senhor (es),
No
último dia 05 de Fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua do
equívoco, nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após escolher
o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha
casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse
realizado o serviço. No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado,
no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais
de 8 apitos e não funcionava.
Diante
deste fato, recusei o computador e solicitei que me fosse enviado outro
exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até
a presente data continuo à espera.
O
atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao meu
cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e
modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário,
anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta.
Sem
mais,
João da Silva.
Identifique
qual das seguintes afirmações opera como uma estratégia de argumentação.
a. ’Desde já agradecemos sua atenção.’
b. ’Entretanto, até a presente data continuo à espera.’
c. ’No último dia 05 de Fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento.’
d. O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao meu cotidiano.’
Questão 31 - Língua Portuguesa
Estatuto da Criança e do Adolescente
Título I
Das Disposições Preliminares
Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à
criança e ao adolescente.
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta
Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre
doze e dezoito anos de idade.
Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente
este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.
BRASIL. Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990.
Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/publicacoes/eca_
mdhc_2024.pdf. Acesso em: 24 nov. 2024. (Fragmento adaptado).
O objetivo do segundo artigo do Estatuto da Criança
e do Adolescente é
b. discutir o conceito de criança e adolescente, propondo diferentes interpretações possíveis.
c. acrescentar informações específicas sobre as idades, esclarecendo casos excepcionais.
d. definir quem é considerado criança e adolescente, estabelecendo os limites de idade previstos na
Questão 32 - Língua Portuguesa
Saudade de abrir a janela
Ver como o céu tá bonito
É que na cidade grande
Prédio esconde o que Deus fez de mais lindo
Em meio a tanta correria
Em meio a tanto compromisso
Quando sobra um tempo, eu volto
Pra fazenda, eu volto pro meu paraíso
Em cima do cavalo
Passa um filme na cabeça
De quando eu era criança
Cantando só por brincadeira
[...]
CASTELA, Ana. Minha Herança. Disponível
em: https://www.letras.mus.br/ana-castela/minha-heranca/. Acesso em: 14 abr.
2025.
Com base no contexto da canção, a conjunção em
destaque estabelece uma relação de tempo, uma vez que
b. indica que o eu lírico está distante da fazenda por um período determinado.
c. relaciona o passado do eu lírico com a sua infância, lembrando das brincadeiras.
d. marca o momento em que o eu lírico retorna ao seu paraíso, a fazenda, sempre que tem tempo.








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