domingo, 7 de dezembro de 2025

REPORTAGEM: HISTÓRIA DOS BAIRROS PAULISTANOS - LIBERDADE - FRAGMENTO - A. GHEDINE - COM GABARITO

 Reportagem: História dos bairros paulistanos – Liberdade – Fragmento

        [...]

        Em suas origens, no século 17, a Liberdade compreendia terras situadas ao longo do caminho que ligava o centro da cidade à Zona Sul, ao município de Santo Amaro. Esse caminho, conhecido como "caminho de Ibirapuera" ou "caminho de carro para Santo Amaro", saia do centro em direção ao sul pelo traçado atual da avenida Liberdade e da rua Vergueiro. Há registros de que esse caminho também tenha sido conhecido como "estrada nova para Santos". Nessa região, havia muitas chácaras, algumas de grande extensão territorial, onde era cultivado especialmente chá. Da divisão dessas chácaras nasceu o bairro da Liberdade.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9frELNSQ3bXUIQJpzDoFYYkFU5yDovYFW1QqsOXt64lJOf_skScKyjqWU8M6uLARuti1zumNiZqz9OniHbjboVw23O9dKoje2BuWeEsVL3a2DhZQQGg4yBYiFk6NABpog11pxLVor9yhTYELWyS4piHqxm5MflocNEmsGeWNRgQcKvywJqCTZo9znla8/s1600/images.jpg


        O bairro abrigou, no século 19, o largo do Pelourinho, onde eram amarrados escravos fugitivos. Ali também ficava localizado o Largo da Forca, que recebeu essa denominação por ser local de execuções, [...]. Com a abolição da pena de morte do Brasil, o Largo da Forca passou a chamar-se Largo da Liberdade.

        No século 19, o centro de São Paulo foi ligado a Santo Amaro pelas linhas de bonde, cujos trilhos foram construídos no traçado do "caminho de carro". Uma parte desse caminho viria a ser a rua Domingos de Moraes. Na virada do século 19 para o século 20, a Liberdade começa a sofrer um forte processo de urbanização com alargamento de ruas, desapropriações de terras e imóveis, construções de praças e largos e calçamento de ruas com paralelepípedos.

        Nessa época, a Liberdade era um bairro residencial habitado por imigrantes portugueses e italianos que, com o passar dos anos, deixariam ao bairro em direção a outras partes da cidade. Os traços orientais de prédios e residências só começaram a aparecer após a chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, em 1908, e ganharam impulso na década de 60. O bairro conheceu então as lanternas suzuranto, os jardins japoneses e as festas típicas japonesas.

        A influência oriental cresceu tanto que, em 1969, foi anunciado um plano de reurbanização do bairro dentro do processo de expansão da Linha 1 – Azul do Metrô. Em 1974, aconteceu a criação do "Bairro Oriental", com ruas e praças do bairro inteiramente decoradas com motivos orientais, adquirindo características de uma autêntica cidade japonesa. Por fim, em fevereiro de 1975, foram inauguradas as estações Liberdade e São Joaquim do Metrô.

GHEDINE, A. História dos bairros paulistanos – Liberdade. Banco de dados Folha. Disponível em: http://almanaque.folha.uol.com.br/bairros_liberdadde.htm. Acesso em: 17 ago. 2018.

Fonte: Da escola para o mundo. Roberta Hernandes; Ricardo Gonçalves Barreto. Ensino Fundamental – Anos finais. Projetos integradores 8º e 9º anos. Ed. Ática. São Paulo, 1ª edição, 2018. p. 130-131.

Entendendo a reportagem:

01 – Quais eram os nomes antigos do caminho que ligava o centro da cidade à Zona Sul (Santo Amaro) e que marcou a origem do bairro da Liberdade no século 17?

      O caminho era conhecido como "caminho de Ibirapuera", "caminho de carro para Santo Amaro" ou, segundo outros registros, "estrada nova para Santos".

02 – Qual foi o evento que fez com que o antigo "Largo da Forca" passasse a ser chamado de "Largo da Liberdade"?

      A mudança de nome ocorreu com a abolição da pena de morte no Brasil, já que o local era usado para execuções e, anteriormente, também abrigava o largo do Pelourinho, onde escravos fugitivos eram amarrados.

03 – Quem eram os primeiros imigrantes a habitar o bairro da Liberdade no século 19, antes da chegada dos orientais?

      Na virada do século 19 para o 20, o bairro era uma área residencial habitada por imigrantes portugueses e italianos.

04 – Em que ano chegaram os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil e a partir de quando os traços orientais no bairro da Liberdade ganharam impulso?

      Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908. Os traços orientais em prédios e residências ganharam impulso na década de 60.

05 – Qual projeto de infraestrutura e qual evento de reurbanização foram marcos importantes na consolidação da identidade oriental do bairro na década de 1970?

      O marco de infraestrutura foi o processo de expansão da Linha 1 – Azul do Metrô (com a inauguração das estações Liberdade e São Joaquim em 1975). O evento de reurbanização foi a criação do "Bairro Oriental" em 1974, quando ruas e praças foram decoradas com motivos orientais.

 

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