Reportagem: História dos bairros paulistanos – Liberdade – Fragmento
[...]
Em suas origens, no século 17, a
Liberdade compreendia terras situadas ao longo do caminho que ligava o centro
da cidade à Zona Sul, ao município de Santo Amaro. Esse caminho, conhecido como
"caminho de Ibirapuera" ou "caminho de carro para Santo
Amaro", saia do centro em direção ao sul pelo traçado atual da avenida
Liberdade e da rua Vergueiro. Há registros de que esse caminho também tenha
sido conhecido como "estrada nova para Santos". Nessa região, havia
muitas chácaras, algumas de grande extensão territorial, onde era cultivado
especialmente chá. Da divisão dessas chácaras nasceu o bairro da Liberdade.
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9frELNSQ3bXUIQJpzDoFYYkFU5yDovYFW1QqsOXt64lJOf_skScKyjqWU8M6uLARuti1zumNiZqz9OniHbjboVw23O9dKoje2BuWeEsVL3a2DhZQQGg4yBYiFk6NABpog11pxLVor9yhTYELWyS4piHqxm5MflocNEmsGeWNRgQcKvywJqCTZo9znla8/s1600/images.jpg O bairro abrigou, no século 19, o largo
do Pelourinho, onde eram amarrados escravos fugitivos. Ali também ficava
localizado o Largo da Forca, que recebeu essa denominação por ser local de
execuções, [...]. Com a abolição da pena de morte do Brasil, o Largo da Forca
passou a chamar-se Largo da Liberdade.
No século 19, o centro de São Paulo foi
ligado a Santo Amaro pelas linhas de bonde, cujos trilhos foram construídos no
traçado do "caminho de carro". Uma parte desse caminho viria a ser a
rua Domingos de Moraes. Na virada do século 19 para o século 20, a Liberdade
começa a sofrer um forte processo de urbanização com alargamento de ruas,
desapropriações de terras e imóveis, construções de praças e largos e
calçamento de ruas com paralelepípedos.
Nessa época, a Liberdade era um bairro
residencial habitado por imigrantes portugueses e italianos que, com o passar
dos anos, deixariam ao bairro em direção a outras partes da cidade. Os traços
orientais de prédios e residências só começaram a aparecer após a chegada dos
primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, em 1908, e ganharam impulso na década
de 60. O bairro conheceu então as lanternas suzuranto, os jardins japoneses e
as festas típicas japonesas.
A influência oriental cresceu tanto
que, em 1969, foi anunciado um plano de reurbanização do bairro dentro do
processo de expansão da Linha 1 – Azul do Metrô. Em 1974, aconteceu a criação
do "Bairro Oriental", com ruas e praças do bairro inteiramente
decoradas com motivos orientais, adquirindo características de uma autêntica
cidade japonesa. Por fim, em fevereiro de 1975, foram inauguradas as estações
Liberdade e São Joaquim do Metrô.
GHEDINE, A. História
dos bairros paulistanos – Liberdade. Banco de dados Folha. Disponível em: http://almanaque.folha.uol.com.br/bairros_liberdadde.htm.
Acesso em: 17 ago. 2018.
Fonte: Da escola para o
mundo. Roberta Hernandes; Ricardo Gonçalves Barreto. Ensino Fundamental – Anos
finais. Projetos integradores 8º e 9º anos. Ed. Ática. São Paulo, 1ª edição,
2018. p. 130-131.
Entendendo a reportagem:
01
– Quais eram os nomes antigos do caminho que ligava o centro da cidade à Zona
Sul (Santo Amaro) e que marcou a origem do bairro da Liberdade no século 17?
O caminho era
conhecido como "caminho de Ibirapuera", "caminho de carro para
Santo Amaro" ou, segundo outros registros, "estrada nova para
Santos".
02
– Qual foi o evento que fez com que o antigo "Largo da Forca"
passasse a ser chamado de "Largo da Liberdade"?
A mudança de nome
ocorreu com a abolição da pena de morte no Brasil, já que o local era usado
para execuções e, anteriormente, também abrigava o largo do Pelourinho, onde
escravos fugitivos eram amarrados.
03
– Quem eram os primeiros imigrantes a habitar o bairro da Liberdade no século
19, antes da chegada dos orientais?
Na virada do
século 19 para o 20, o bairro era uma área residencial habitada por imigrantes
portugueses e italianos.
04
– Em que ano chegaram os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil e a partir de
quando os traços orientais no bairro da Liberdade ganharam impulso?
Os primeiros
imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908. Os traços orientais em prédios
e residências ganharam impulso na década de 60.
05
– Qual projeto de infraestrutura e qual evento de reurbanização foram marcos
importantes na consolidação da identidade oriental do bairro na década de 1970?
O marco de
infraestrutura foi o processo de expansão da Linha 1 – Azul do Metrô (com a
inauguração das estações Liberdade e São Joaquim em 1975). O evento de
reurbanização foi a criação do "Bairro Oriental" em 1974, quando ruas
e praças foram decoradas com motivos orientais.
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