AVALIAMT – AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA EM LEITURA
7º ano
do Ensino Fundamental
01. O QUADRO
DE PALAVRAS A SER LIDO PELO ESTUDANTE É:
Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwaxw4J9iGqe_nWei9Zu1REDdEfkyjSGBc8htjkvXX9JlinEAcUzXJLccVsbEEvU580cU8opOCENMnPvwyZAVzE72H3n9TPwOXHbi7sWHPOcixZO0eDXfJPWhyFdR4-w8fJ-y11ZAajjFBiuj1VaoeXDci-x2KQZ5uUxxAyvy4zDtizNJhIl5B9pc0C_k/s320/ALUNO.jpgCABO – SALADA – BOXE – CAVALO – TUBO
CANETA – SOFÉ – DÉCIMA – ROBÔ – PIJAMA
NEVE – COZIDO – PUXA – COLINA – LAGO
DIDÁTICA – BANANA – FONE – LÓGICO – VASO
IMPULSO – FRUTA – ÓTICA – LÂ – MARCADOR
FARINHA – CIVILIZAÇÃO – NÓ – EMBATE – SÓ
ENQUETE – CHAPÉU – TRADUTOR – FILHOTE – LARES
SELVA – RÓTULO – FORMIGA – VULCÃO – TELHADO
MARATONA – GARRAFA – ONÇA – DESERTO – PIRES
BOTÃO – FRANQUIA – PESCOÇO – PAR – HÓSPEDE
COLHER – ANTECEDÊNCIA – PALANQUE – CEGONHA –
PNEU – SINTONIA – OUVINTE – MACARRÃO – BONDADE – GRÃO – CONSULTOR – GUERREIRA –
MEL – DEITAR
VITAMINA – PÁSSARO – MANTEIGA – ROL – ESPADA –
LARGO – VOCAÇÃO – BARRACA – SOGRO – TERNO –
MASSAGEM – RAPIDEZ – POUPAR – DÓ IMPRESSO –
BRILHAR – TRIÂNGULO – ELEVADOR – AÇO – MERGULHAR – VASTO – HABILITADO –
MÚLTIPLO – RECÉM – LÊ – SEMANAL – VILAREJO – FRÁGIL – DESENHAR – PROVEITO –
ÁRABE – TRIMESTRAL – SINGULAR – ANEXO – BRISA – SESSENTA –
RAJA – TAPUME – LECA – MURUPI – CAJÁ – LABELO –
SALÉ – GIRATA – LERO – CÍTARA – MONDIM – BALANCO – ESMALHAR – MOLDEIRA – IGLU –
JI – NOTÁRIO – IÇÁ – GUAJERU – ALBEDO – POLIGÊNESE – CÃ – FLUTA – OCLUSÃO –
FENÍCIO – QUIRIRI – DENTINA – ZÉ – GAVINHA – LAI – SUSANITA – DIRRÃ – BALDADA –
MAGENTA – PÊ – NUTRÍCIA – LAVRAÇÃO – MAÚ – COXEIRA – NIVELAÇÃO – COLUNETA –
GRAM – MARTEL – CARANDÁ – UNIFICADOR – TIROSINA – GÊ – RAMBLA – CEIRA – ILHOTA –
PRUDENTINO – MURUMURU – TAROL – FRUTOSE – CÓCORAS – HIPODERME – PLÁ – ETNÓLOGO –
TROTIL – HADOQUE – ACTINA – ISMO – LACTASE – VIDREIRO – GODÃO – PEDRAL –
TALÍSIA – BER – CHARCO – PÁDOA – SONDRA – OLENO – GRIS – PROTEU – BERNÊS –
ISMÊNIA – URCO – PROSPECTOR – USANÇA – BOÁ
A Estação dos Trens Invisíveis
No
coração de uma cidade escondida entre montanhas, existia uma estação muito
especial. Não havia placas indicando sua existência, e seus trilhos pareciam
desaparecer no nada. Era a Estação dos Trens Invisíveis.
Poucos sabiam dela [...]. Entre esses poucos estava Lucas, um menino
curioso de dez anos que sempre ouvia história sobre a estação misteriosa. [...]
Certo
dia, decidido a descobrir a verdade, Lucas seguiu um velho mapa desenhado por
seu avô. Ele atravessou bosques e riachos até encontrar uma pequena construção
de madeira [...]. O coração do menino disparou. A estação existia! [...]
Minutos depois, [...] ouviu um apito distante. O chão tremeu [...], uma
porta invisível se abriu diante dele. [...]
Um
senhor de barba longa e olhos brilhantes sorriu para Lucas .
- Bem-vindo
ao Trem dos Sonhos! Para onde deseja ir? – perguntou ele.
Lucas pensou por um momento e respondeu:
-
Quero conhecer um lugar onde a imaginação nunca acaba!
O
maquinista girou uma alavanca dourada, e o trem acelerou [...].
Depois de muitas aventuras, o trem voltou à estação. Lucas desceu [...] maravilhado. O mais importante era que
agora ele sabia: a imaginação é o maior de todos os trens invisíveis, sempre
pronto para nos levar aonde quisermos.
Faça a primeira pergunta:
De acordo com esse texto, o que existia no coração da cidade?
Faça a segunda pergunta:
De acordo com esse texto, ao seguir o velho mapa desenhado por seu avó, o que Lucas demonstrou ser?
Faça a terceira pergunta:
Qual é o assunto desse texto?
Nenhum comentário:
Postar um comentário