Carta: Nunca antes, neste país...
Vivendo em um país onde as
pessoas parecem não mais se preocupar em cumprir suas obrigações, testemunho,
aos 85 anos, que hoje a ética tem pouco valor e obter vantagens a qualquer
custo passou a ser regra. Fui surpreendido por uma conta da [empresa]* [...]
cobrando R$ 124,23, por uma ligação para Curitiba, em 21/12, com vencimento em
6/2. Não fizemos tal ligação nem conhecemos ninguém que more lá. Contatei 4
vezes a empresa, sem solução. Na última, o funcionário ameaçou protestar meu
nome, se eu não pagar a conta, e que discutiria o ressarcimento após eu
pagá-la. Pelo jeito, não são apenas os sequestradores que dão golpes pelo
telefone. Não devo e não temo. Me recuso a pagar, já entrei no PROCON e peço
ajuda ao jornal.
A [empresa] responde:
“Não identificamos irregularidades na
cobrança. Os clientes podem nos contatar no [...] (telefonia fixa) e [...]
(telefonia móvel). O site do fale conosco é [...]. Ou então devem ir à loja
mais próxima.”
O leitor comenta:
Além de incompetentes e desonestos, são
mentirosos. Até hoje dia (18), ninguém me contatou para esclarecer a cobrança
descabida.
A [empresa] enviou à coluna, no dia 20,
resposta igual à enviada no dia 17, ratificando-a. No dia 23, o leitor
confirmou que não recebeu telefonemas da empresa e que irá esperar a solução do
PROCON. Ele também agradeceu à coluna o envio da queixa a empresa.
(O Estado de S. Paulo, 27/06/2008)
*Para preservar a identidade dos
interlocutores, suprimimos a identificação do remetente e o nome da empresa.
Entendendo a carta:
01 – A carta argumentativa
de reclamação, como o nome sugere, apresenta uma reclamação a respeito de algum
problema, enquanto a carta argumentativa de solicitação pede a solução de um
problema. Quando apresenta simultaneamente uma reclamação e uma solicitação é
chamada de carta argumentativa de reclamação e de solicitação. Como você
classifica a carta lida? Justifique sua resposta.
É uma carta
argumentativa e de solicitação, pois apresenta uma reclamação (cobrança
indevida de ligação) e uma solicitação (pedido de ajuda ao jornal).
02 – As cartas de reclamação
ou de solicitação são, normalmente, endereçada a órgãos públicos, como
ministérios, secretarias do município, PROCON, etc. Considerando que a carta
lida foi publicada em um jornal, que o jornal também publicou a carta da
empresa e, ainda, o comentário do leitor à resposta dada, levante hipóteses:
a)
Por que o jornal publica esse tipo de carta e
exerce o papel de intermediador entre as partes?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Como forma de tornar públicos
problemas que os cidadãos comuns enfrentam no dia-a-dia e que nem sempre são
alvo de notícias ou reportagens jornalísticas e/ou para fazer valer os direitos
de seus leitores. É exercer o papel de intermediador talvez por conhecer as
formas de fazer chegar as cartas aos destinatários e como forma de prestar um
serviço aos seus clientes.
b)
Qual a intenção do locutor desse tipo de
carta ao se servir do jornal para publicar sua reclamação e/ ou solicitação?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Tornar público um problema que
atinge não só a ele mesmo, mas também a outras pessoas; porque confia no jornal
e sabe que ele se encarregará de fazer sua reclamação e/ou solicitação chegar
ao órgão público para a qual dirige sua carta e que, assim, há possibilidade de
receber resposta ou uma solução para seu problema.
c)
No caso da carta lida, por que a parte
criticada, a empresa, respondeu ao remetente da carta usando o mesmo veículo que
o leitor, isto é, o jornal?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Como forma de retratação
perante o público, mostrando que é uma empresa confiável, que atende a seus
clientes, que está aberta a críticas, que toma providências, etc.
03 – Para ser atendido, o
remetente de uma carta argumentativa de reclamação ou de solicitação necessita
apresentar argumentos convincentes. Na carta lida:
a)
De que argumentos o remetente se serve para
convencer seu interlocutor?
Ele afirma que vive em um país onde as pessoas não se preocupam com
o cumprimento de suas obrigações e onde a ética tem pouco valor; argumenta não
ter feito a ligação telefônica cobrada, porque não conhece ninguém em Curitiba,
cidade para onde a ligação foi feita; argumenta que não são apenas os
sequestradores que dão golpes por telefone; e, ainda, diz que se recusa a pagar
a conta porque não teme a cobrança, já que ela é indevida.
b)
Releia a resposta dada pela empresa. A
argumentação do remetente foi suficiente para que a carta atingisse seu
objetivo?
Não, pois a empresa responde que não há irregularidade na conta.
04 – Considerando o
comentário que o remetente fez à resposta da empresa, responda: A resposta
satisfez o remetente? Justifique sua resposta.
Não. Ele diz que
a empresa, além de incompetente, é desonesta e mentirosa, pois até a data da
carta de resposta do leitor não havia entrado em contato com ele para prestar
esclarecimentos.
05 – A carta de reclamação
ou de solicitação tem estrutura semelhante à da carta pessoal. A carta lida,
porém, não se mostra de acordo com esse padrão Por que algumas dessas partes
das cartas foram suprimidas?
Porque não há no jornal espaço para
publicação integral da carta e, por isso, publica-se somente o essencial.
06 – Observe a linguagem
empregada no texto:
a)
Que variedade linguística predomina?
A variedade padrão.
b)
Em que pessoa se coloca o autor da carta?
Na 1ª pessoa do singular.
07 – Agora conclua: Quais
são as principais características das cartas argumentativas de reclamação e de
solicitação? Responda, levando em conta os critérios a seguir: finalidade do
gênero, perfil dos interlocutores, suporte/veículo, tema, estrutura, linguagem.
Apresentar a
autoridades uma reclamação e/ou solicitar a solução de um problema, empregando
argumentos com intenção persuasiva. O locutor são os cidadãos m gral; o
destinatário são os órgãos públicos e autoridades em geral. Normalmente são
veiculadas m papel e sites da internet; às vezes são publicadas em jornais e
revistas. Os temas são problemas que dizem respeito a uma pessoa, a um grupo de
pessoas ou à população em geral. Apresentam estrutura semelhante à das cartas
em geral, com local e data, vocativo, corpo de texto (assunto) despedida e
assinatura. Apresentam um ou mais argumentos. Predomina a variedade padrão da
língua. Há emprego de pronomes e verbos na 1ª pessoa e formas verbos do
presente do indicativo.