sábado, 25 de maio de 2024

CONTO: CURSO SUPERIOR - MARCELINO FREIRE - COM GABARITO

 Conto: Curso Superior

           Marcelino Freire

        O meu medo é entrar na faculdade e tirar zero eu que nunca fui bom de matemática fraco no inglês eu que nunca gostei de química geografia e português o que é que eu faço agora hein mãe não sei.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiOKEZ-Mrexo7NM1rFl2YltVY4spyhNaxzur8d0L3RWlf9f_NCJnnAS7gghrF6OJpXfn4auKrtQ7tlCxmHN3Kyr6vn4Ua61Q96Ga7xeLQJKH8q4i8ZvoQKD8Bk-vbDryCHghBuYqmun6leEi2d0a3GbQXHdjXIK-TVPxX43e4grR-DB-bVv5317xH5SAac/s1600/FACULDADE.jpg

        O meu medo é o preconceito e o professor ficar me perguntando o tempo inteiro por que eu não passei por que eu não passei por que eu não passei por que fiquei olhando aquela loira gostosa o que é que eu faço se ela me der bola hein mãe não sei.

        O meu medo é a loira gostosa ficar grávida e eu não sei como a senhora vai receber a loira gostosa lá em casa se a senhora disse um dia que eu devia olhar bem para a minha cara antes de chegar aqui com uma namorada hein mãe não sei.

        O meu medo também é do pai da loira gostosa e da mãe da loira gostosa e do irmão da loira gostosa no dia em que a loira gostosa me apresentar para a família como o homem da sua vida será que é verdade será que isso é felicidade hein mãe não sei.

        O meu medo é a situação piorar e eu não conseguir arranjar emprego nem de faxineiro nem de porteiro nem de ajudante de pedreiro e o pessoal dizer que o governo já fez o que pôde já pôde o que fez já deu a sua cota de participação hein mãe não sei.

        O meu medo é que mesmo com diploma debaixo do braço andando por aí desiludido e desempregado o policial me olhe de cara feia e eu acabe fazendo uma burrice sei lá uma besteira será que vou ter direito a uma cela especial hein mãe não sei.

FREIRE, Marcelino. Curso superior. Contos negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 97.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 209-210.

Entendendo o conto:

01 – Explique por que o narrador-personagem teme fracassar no curso universitário.

      Ele acredita ter tido uma formação ruim em várias disciplinas.

02 – Como é possível ao leitor construir a personalidade do personagem?

      A personalidade do personagem é construída com base nas imagens que visualizamos no decorrer de sua vida.

03 – Cursar a universidade incluiria o personagem em um ambiente distinto daquele em que vive, possibilitando a ele estabelecer outras relações sociais. Que efeito tem no texto a imagem da “loira gostosa” em relação à dificuldade de inclusão do personagem nesse novo ambiente?

      Na lógica do conto, a figura da “loira gostosa” contrasta com a do personagem, e um relacionamento amoroso com ela provocaria reações negativas tanto do grupo social da moça quanto do dele, uma vez que se pressupõe um olhar preconceituoso das pessoas diante de relacionamentos multiétnicos.

04 – O medo do personagem se estende para o período posterior à formatura. O que o aflige?

      O fato de, na opinião dele, o diploma não ser suficiente para obter um emprego e o respeito dos demais grupos sociais.

05 – Em geral, os contos apresentam uma situação inicial que é desequilibrada, por exemplo, por um fato.

a)   Qual é a situação inicial nesse conto? Ela está explícita?

A situação inicial, que não está explícita mas pode ser deduzida do contexto, é a de um jovem que está concluído a educação básica e pode ter acesso ao curso superior graças à política de cotas.

b)   O que desestabiliza a situação inicial?

A possibilidade de entrada no curso superior, a reflexão sobre as dificuldades que o personagem enfrentará e as dúvidas sobre o resultado do processo.

c)   Os vários conflitos imaginados pelo personagem são sintomas de um conflito maior. Qual?

O conflito entre o jovem negro e a sociedade preconceituosa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário