domingo, 12 de maio de 2024

CARTA: CARTA ABERTA À MÃE DOS MEUS IRMÃOS - RITA LISAUSKAS - COM GABARITO

 Carta: Carta aberta à mãe dos meus irmãos

Por Rita Lisauskas – 11/11/2014 | 15h22

Atualização: 24/11/2022 | 14h00

        Você não me conhece, mas deveria. Meu nome é Samuel, tenho 4 anos, e sou irmão dos seus filhos. Eu sou um menino bem legal, viu? Eu adoro brincar com o Lucca de luta e o Rapha adora cuidar de mim. O dia que meus irmãos estão na minha casa é um dia muito feliz. Eu fico esperando pelos fins-de-semana em eles ficam com a gente. E pergunto todos os dias para meu pai e para minha mãe quando eles vão chegar. Eu choro quando eles não aparecem. Eu sinto muita saudade dos meus irmãos, viu? Faz quase um mês que não os vejo. E sinto que meu papai e mamãe também sofrem muito cada vez que não podem estar com eles. Eu queria te pedir, olha, deixa meus irmãos passarem mais tempo lá em casa? Vê-los semana sim e semana não é muito pouco porque a saudade é grande. E quando você não deixa que eles venham no dia que meu pai estava esperando a gente fica muito tempo sem se ver. Eu ganhei uma ambulância de presente no dia das crianças e queria muito mostrar para os meus irmãos amanhã. Mas ouvi meu pai contando para minha mãe que eles não vêm de novo. Eles estavam tristes. Meu pai chorou.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOhI08k4amBxzAZoG70H6iDBfWYCovh-Jdmzn_1VrOADU_3U1q9epVnbtyfa15DE9zMWhEHw9VKxb2RfOYL9jRkekbXpubYzSCGpbM5D43I-RMCBhiIo1fEroS9IddA33cYKduCt1oO86kZK8Ko9LUpj_wtWF004snaNvGryF7UtDM81-4UGg6QHMAiIU/s320/CARTA.jpg


        Semana passada foi aniversário do meu irmão. Perguntei para minha mãe se o Lucca ia me chamar para a festa dele. Fiquei esperando porque eu adoro uma festa. No meu aniversário de 3 anos o Lucca brincou muito comigo no pula-pula. O Rapha não porque ele já é grande e não cabia. Mas ele me carregou no colo e tiramos fotos com os super-heróis. Mas eu nunca fui nas festas de aniversário dos meus irmãos. Queria entender o porquê. Já perguntei para minha mãe, mas ela meio que muda de assunto. Meu pai também nunca foi convidado. O jeito é a gente fazer outra festa para eles na nossa casa, mas o aniversário do Lucca passou e como ele não vai ficar com a gente de novo não teremos como fazer a festa. Minha mãe já tinha até pensado no bolo e nos docinhos.

        Já perguntei para minha mãe porque não moro com eles. Mas lá na minha escola tem outras crianças que não moram com os irmãos, então acho que isso é normal, acontece. Mas os meus amigos estão com os irmãos sempre. Eu não. Quando entro no carro para levar o Rapha e o Lucca de volta para casa depois de apenas uma tarde juntos, meu coração dói. E quando eu chego na casa onde eles moram com você e com a vovó deles eu fico gritando no portão, porque não sei quando vou ver meus irmãos de novo. Às vezes minha mãe não deixa eu ir levá-los porque meu pai contou para ela que eu já chorei na porta da casa de vocês: eu queria entrar e não entendi direito porque não podia. Se meus irmãos vem à minha casa porque eu não posso ir à casa deles? Às vezes não entendo esse mundo dos adultos. Queria te dizer de novo que eu sou um menino legal. E que gosto muito dos seus filhos, então você pode gostar de mim também, se um dia quiser me conhecer. Mas se não quiser, eu entendo. Só não entendo direito essa coisa de ficar muito tempo longe dos meus irmãos.

LISAUSKAS, Rita. Carta aberta à mãe de meus irmãos. Publicado em 11 out. 2014. Disponível em: http://vida-estilo.estadão.com.br/blogs/ser-mae/carta-aberta-a-mae-dos-meus-irmaos/. Acesso em: 28 set. 2015.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 185-6.

Entendendo a carta:

01 – Em uma primeira leitura, a expressão “à mãe de meus irmãos”, no título da carta, pode provocar algum estranhamento.

a)   Explique por que isso pode acontecer.

A expressão pode parecer estranha porque, a princípio, a palavra “irmãos” leva a supor uma mesma mãe.

b)   A quem a expressão se refere?

À outra esposa do pai, com quem teve dois filhos, os meios-irmãos do autor da carta.

02 – As observações de Samuel permitem ao leitor construir uma imagem da família do menino.

a)   Como essa família está organizada?

O texto retrata uma família em que o pai teve dois relacionamentos: de um primeiro nasceram Lucca e Rapha, que vivem com a mãe e a avô; de um outro, nasceu Samuel.

b)   Explique como se caracteriza a relação entre os adultos dessa família.

A relação é tensa, pois a mãe de Lucca e Rapha cria dificuldades para o convívio deles com o pai, sua nova esposa e seu outro filho, Samuel.

03 – A produção de uma carta supostamente escrita por um menino é uma estratégia da jornalista para discutir um tema que a interessa.

a)   Que tema é esse?

A autora pretende discutir as relações familiares na atualidade, em que muitas pessoas têm mais de um relacionamento amoroso e as crianças convivem não apenas com seu pai, sua mãe e seus irmãos, mas também com os demais cônjuges e seus filhos. Essas relações muitas vezes envolvem tensões e brigas.

b)   Que relação existe entre o tema da carta e o blog em que foi publicada?

O blog está voltado para questões relativas ao convívio familiar e à educação das crianças.

c)   A autora está interessada em levar ao público uma análise da sociedade. Transcreva no caderno a passagem do texto em que o foco se desloca de uma família específica para as famílias em geral.

“[...] Mas lá na minha escola tem outras crianças que não moram com os irmãos, então acho que isso é normal, acontece. Mas os meus amigos estão com os irmãos sempre. [...]”

04 – Para que a carta parecesse autêntica, verdadeira, a autora procurou imitar a maneira de pensar de um menino de 4 anos. Dê exemplos de argumentos que comprovem essa afirmação.

      A argumentação destaca referências de uma criança, como o desejo de participar de festas infantis ou de mostrar um brinquedo, além de indicar, várias vezes, que o autor não consegue entender o porque das atitudes dos adultos.

05 – A autora poderia ter optado por abordar o mesmo tema e discutir a proposta usando outros gêneros textuais, como um artigo de opinião, por exemplo.

a)   Com a produção de uma carta, o que ela pôs em destaque?

A autora destacou a perspectiva da criança, que, por não ser capaz de compreender a natureza das relações entre os adultos, sofre com as ações praticadas por eles.

b)   Considerando que a carta também deve ser entendida como um texto dirigido pela blogueira a seus leitores, qual seria o objetivo dessa produção textual?

O objetivo seria levar os leitores a refletir sobre a condição das crianças que vivem em famílias em conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário