domingo, 26 de maio de 2024

MÚSICA(ATIVIDADES): CANTE LÁ, QUE EU CANTO CÁ (FRAGMENTO) - PATATIVA DO ASSARÉ - COM GABARITO

 Música(Atividades): Cante Lá, Que Eu Canto CáFragmento

             Patativa do Assaré

Poeta, cantô de rua,
Que na cidade nasceu,
Cante a cidade que é sua,
Que eu canto o sertão que é meu.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpQV-e7rxQ0jgPEyknOz2fzyrLMShSqfoix8CSNvKt8Ptk_8wVIYoqdwoJDAq-gl197DRHQAP2BknUdr83RgLu2f-XYyH_tqXZDek1rxlNVnqmX08GlZbyV8El03Wtj5TfOrhfvDGbqlOhLsn3VpRWdr5xrsOpSH-R-JctHn-YTiQkzaGfB0P4wgz8Xmg/s320/PATATIVA.jpg


Se aí você teve estudo,
Aqui, Deus me ensinou tudo,
Sem de livro precisa
Por favô, não mexa aqui,
Que eu também não mexo aí,
Cante lá, que eu canto cá.

[...]

Você teve inducação,
Aprendeu munta ciença,
Mas das coisa do sertão
Não tem boa esperiencia.
Nunca fez uma paioça,
Nunca trabaiou na roça,
Não pode conhecê bem,
Pois nesta penosa vida,

Só quem provou da comida
Sabe o gosto que ela tem.

[...]

ASSARÉ, Patativa do. Cante lá, que eu canto cá. Rio de Janeiro: Vozes, 1978. Fragmento.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 267-268.

Entendendo a música:

01 – O poema é construído sobre uma antítese, isto é, uma relação entre ideias contrastantes. Que elementos são colocados em oposição? Como eles se caracterizam?

      O poema opõe o poeta da cidade, que recebeu educação formal, e o poeta do sertão, que aprendeu com a experiência e, portanto, é mais capacitado para cantar a vida rural. 

02 – A linguagem evidencia marcas de uma variedade linguística regional brasileira. Qual?

      A variedade regional dos grupos que habitam o sertão nordestino brasileiro.

03 – Analise e compare as formas paioça e trabaiou, que aparecem no poema, com as formas palhoça e trabalhou. Que diferença você observa em relação à grafia e à pronúncia entre os dois pares de palavras?

      O dígrafo lh das formas palhoça e trabalhou foi trocado pela semivogal i nas formas paioça e trabaiou, o que fez mudar também a pronúncia das palavras.

04 – Essa diferença na grafia das palavras alterou o número de letras e de fonemas em cada uma delas? Explique.

      O número de fonemas se manteve em cada palavra, já que o dígrafo lh representa um único som, mas houve redução no número de letras.

05 – Observe como foram escritas as palavras cantô, precisá, favô e conhecê. Que letra foi suprimida em todas elas?

      Foi a letra “r”.

06 – Os acentos circunflexos foram colocados nessas palavras por razões relativas à modalidade oral ou escrita? Explique o que você entendeu a respeito disso.

      Á modalidade escrita. Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os acentos foram colocados porque, com a supressão do r, as palavras, que já eram oxítonas, passaram a terminar em a, e e o.  

 

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