domingo, 20 de agosto de 2023

MÚSICA(ATIVIDADES): CHEGASTE - ROBERTO CARLOS (PART.JENNIFER LOPEZ) - COM GABARITO

 MÚSICA(ATIVIDADES): CHEGASTE

                Roberto Carlos Part. Jennifer Lopez

 

Tanto tempo já vai caminhando
E ainda me pego recordando
Lágrimas rolaram dos meus olhos, enxuguei mais de uma vez
Tenho algumas marcas que ficaram em meu sorriso nesses anos
E também lembranças tão bonitas que o tempo não desfez

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFhoONLn5-eR0G5EbAvte0gCZuRvQvLG8JZgIuFRpHgyCqMPt00hsqlvjcRw4ND6Fjo7XE4ZTGzBQxlamPVBmj3_Al2BIKfLGdUcsKvTZ1-fQc80szdGX1GMYxJb0a8j5kUUFIPw6DyfLYNi6wuLlhwwZTN5ehjJU5MIj_LxuXo7lrOQXO7FE7JO3rmNM/s320/chegaste.jpg

Quem diria que você viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

 

Chegaste
Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor sincero

 

E agora que eu conheço os caminhos
Que me levam pros seus braços
Agora que o silencio é uma carícia que a felicidade traz
Você e o seu sorriso iluminam minha vida e meus espaços
E chega me dizendo num sorriso não me deixe nunca mais

 

Quem diria que você  viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

 Chegaste

Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um: te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor sincero

 

Quem diria que você viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

 Chegaste

Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor um amor

 

Chegaste
Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero

 Entendendo o texto

 01. Qual é o tema da canção?

O tema principal é o amor e a conexão entre duas pessoas que finalmente se encontraram.

02. O eu lírico na música é masculino e feminino?

O eu lírico é masculino e é interpretado por Roberto Carlos.

03. Como a música descreve a emoção de encontrar alguém especial?

Ela descreve uma sensação de alegria e realização ao encontrar alguém que traz felicidade e significado à vida.

04. Qual é o sentimento predominante expresso na música?

O amor é o sentimento predominante, enfatizando a importância do encontro de almas afins.

05. Quais são algumas das emoções mencionadas na música?

Emoções: Alegria, felicidade, amor, realização.

06. Além do amor, quais são outros temas implícitos na música?

Temas implícitos: Conexão emocional, plenitude, encontro de almas gêmeas.

07.  Existe marcas de oralidade na música?

           Sim, é possível identificar algumas marcas de oralidade. As marcas de oralidade são características linguísticas que refletem o modo como as pessoas falam naturalmente, em oposição à linguagem formal escrita. Aqui estão algumas marcas possíveis de oralidade na música:

Uso de contrações: O uso de contrações como "tá" em vez de "está" e "pra" em vez de "para" é comum na linguagem falada.

Exemplo na música: "Como um sol que surgindo / Pra clarear a escuridão"

Uso de pronomes pessoais sujeitos omitidos: Na linguagem falada, é comum omitir o pronome pessoal sujeito quando ele já está implícito pelo contexto.

Exemplo na música: "Mas chegaste e me achaste aqui"

Uso de formas verbais simplificadas: Em algumas partes da música, as formas verbais são simplificadas, seguindo um padrão mais próximo da fala.

Exemplo na música: "Tu vieste iluminar"

Vocabulário informal: O uso de palavras mais informais e cotidianas também é uma característica da oralidade.

Exemplo na música: "Eu tava só, olhando os meus sentimentos"

Repetição e ênfase: Na linguagem falada, é comum repetir palavras ou frases para enfatizar um ponto, e isso pode ser observado na música.

Exemplo na música: "E é tão bom tão bom, ter alguém assim"

 

  

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário