terça-feira, 29 de agosto de 2023

CRÔNICA: ARRUMAR O HOMEM - DOM LUCAS MOREIRA NEVES - JORNAL DO BRASIL, JAN.1997. - COM GABARITO

 CRÔNICA: ARRUMAR O HOMEM

( Dom Lucas Moreira Neves Jornal do Brasil, Jan. 1997)


Não boto a mão no fogo pela autenticidade da estória que estou para contar. Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei e, por isso, tenho-a como verdadeira. Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano: "Se não é verdadeira... é muito graciosa!"

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMsAEj2-6b5SWSxNf0vXVeI1aFzhzyWOsauFp9v0WxNeAq2nOTnfI-T_g7U0YtJ9RSoE6K6MJjGEdWenLBIlrKAdModBl-qvYKW-jBc1qH1USIafRG-5W6xEBviJ84Ebrz7EjFHzc55q0JkJRSqCWRLVHMgPLHun9zTIJquRL7-3hrAnun9iu4vsnI_Lw/s320/MUNDI.jpg


Estava, pois, aquele pai carioca, engenheiro de profissão, posto em sossego, admitido que, para um engenheiro, é sossego andar mergulhado em cálculos de estrutura. Ao lado, o filho, de 7 ou 8 anos, não cessava de atormentá-lo com perguntas de todo jaez, tentando conquistar um companheiro de lazer.
A ideia mais luminosa que ocorreu ao pai, depois de dez a quinze convites a ficar quieto e a deixá-lo trabalhar, foi a de pôr nas mãos do moleque um belo quebra-cabeça trazido da última viagem à Europa. "Vá brincando enquanto eu termino esta conta". sentencia entre dentes, prelibando pelo menos uma hora, hora e meia de trégua. O peralta não levará menos do que isso para armar o mapa do mundo com os cinco continentes, arquipélagos, mares e oceanos, comemora o pai-engenheiro.
Quem foi que disse hora e meia? Dez minutos depois, dez minutos cravados, e o menino já o puxava triunfante: "Pai, vem ver!" No chão, completinho, sem defeito, o mapa do mundo.
Como fez, como não fez? Em menos de uma hora era impossível. O próprio herói deu a chave da proeza: "Pai, você não percebeu que, atrás do mundo, o quebra-cabeça tinha um homem? Era mais fácil. E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado!"
"Mas esse garoto é um sábio!", sobressaltei, ouvindo a palavra final. Nunca ouvi verdade tão cristalina: "Basta arrumar o homem (tão desarrumado quase sempre) e o mundo fica arrumado!"
Arrumar o homem é a tarefa das tarefas, se é que se quer arrumar o mundo.

 (Dom Lucas Moreira Neves Jornal do Brasil, jan. 1997)

Fonte: https://professoracristinaliteraa.blogspot.com/2010/11/coerencia-e-coesao.html 

Entendendo o texto

 

01. Assinale o item cuja afirmativa está de acordo com o primeiro parágrafo do texto:

a) embora o autor do texto não confie na veracidade da estória narrada, conta-a por seu valor moral;

b) como o autor do texto confia na pessoa que lhe contou a história, ele a transfere para o leitor, mesmo sabendo que não é autêntico;

c) A despeito de ser bastante graciosa a história narrada, o autor do texto tem certeza de sua inautenticidade;

d) O autor do texto nos narra uma história de cujas danos não são certos, apesar de ter sido contada por pessoa digna de ;

e) a estória narrada possui características específicas, veracidade e, além disso, certa graça.

 

02. O título dado ao texto:

a) representa a tarefa que deveria ser realizada pelo menino;

b) indica a verdadeira finalidade do jogo de quebra-cabeça;

c) mostra a desorganização reinante na família moderna;

d) designar a tarefa básica inicial para a organização do mundo;

e) demonstrar a sabedoria precoce do menino da história narrada.

 

03. Na continuidade de um texto, algumas palavras referem-se a outras expressas anteriormente; assinale o item em que a palavra destacada tem sua referência corretamente indicada:

a) Não boto a mão no fogo pela danos da história que estou para contar - consulte-se à danos da história narrada;

b) Não posso, porém, duvidar da veracidade da pessoa de quem a escutei... - refere-se à veracidade da estória narrada;

c) ...e, por isso tenho-a como verdadeira. - refere-se a não poder duvidar da veracidade da pessoa que lhe contou a história;

d) ...tenho-a como verdadeira. - refere-se à pessoa que lhe contou a história do texto;

e) Salva-me de qualquer modo, o provérbio italiano. - referir-se à pessoa de cuja veracidade ou autor do texto não pode

 

04. O item em que o vocabulário destacado é tomado em sentido não-figurado é:

a) Não boto a mão no fogo pelas lesões da história...

b) Estava, pois, aquele pai carioca...

c) ...não cessava de atormentá-lo com perguntas...

d) ...comemora o pai-engenheiro.

e) Mas esse garoto é um sábio!

 

05. ..pôr nas mãos do moleque um belo quebra-cabeça...; o substantivo quebra-cabeça forma o plural de modo idêntico a um dos substantivos abaixo:

a) guarda-chuva;

b) tenente-coronel;

c) terça-feira;

d) ponto-de-vista;

e) caneta tinteiro.

 

06. O item em que o vocábulo destacado tem seu sinônimo corretamente indicado é:

a) Salva-me, de qualquer modo, o provérbio italiano... – citação;

b) ...com perguntas de todo jaez .. –- tipo;

c) ...tentando conquistar um companheiro de lazer. – aventuras; uma hora... - desejando;

e) o peralta não traz menos do que isso... – revolucionário.

 

07. Basta arrumar o homem (...) e o mundo fica arrumado! A noção expressa pela primeira oração, em relação à segunda é:

a) concessão;

b) causa;

c) andamento;

d) comparação;

e) condição.

 

08. A frase do menino: E quando eu arrumei o homem, o mundo ficou arrumado! mostra que:

a) o pai do menino desconhecia a inteligência brilhante do filho;

b) o menino tinha uma visão crítica do mundo bastante apurada;

c) o menino já havia feito a mesma tarefa antes;

d) o autor do texto que quer mostrar a sabedoria do menino;

e) o menino descobrira um meio mais fácil de completar a tarefa.

 

09. Mas esse garoto é um seguro...; esta frase do autor do texto é introduzida por uma conjunção adversativa que marca, nesse caso, a oposição entre:

a) a idade e a sabedoria;

b) a autoridade e a desobediência;

c) o trabalho e o lazer;

d) a teoria e a prática;

e) a ignorância e o conhecimento.

 

10. O segmento do texto que NÃO apresenta qualquer processo de intensificação vocabular é:

a) Arrumar o homem é a tarefa das tarefas...;

b) Em menos de uma hora era impossível.;

c) Era mais fácil.;

d) Nunca ouvi uma verdade tão cristalina;

e) A ideia mais luminosa que ocorreu ao pai...

 

11. ... você não viu que atrás do mundo, o quebra-cabeça tinha um homem? ...se é que se quer arrumar o mundo;

a palavra mundo nesses dois segmentos:

a) apresenta significados idênticos;

b) representa significados opostos;

c) mostra significados abstratos;

d) possui alguns traços em comum;

e) é exemplo de substantivo próprio.

 

12. ..se é quer se quer arrumar o mundo.; a frase final do texto mostra que:

a) o autor do texto participa do desejo geral de mudar o mundo;

b) apenas uma parte da população ansiosa por mudanças;

c) o autor do texto faz uma ressalva negativa sobre o desejo das pessoas;

d) o filho do engenheiro desconfia dos reais interessados ​​das pessoas;

e) só o mundo, por si mesmo, pode salvar-se.

 

 

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