quarta-feira, 14 de junho de 2023

POEMA: MINHA CAMA É UM VELEIRO - ROBERT LOUIS STEVENSON - COM GABARITO

 POEMA: MINHA CAMA É UM VELEIRO

                 Robert Louis Stevenson.


A minha cama é um veleiro;
nela me sinto seguro;
com minha roupa de marinheiro,
vou navegando no escuro.


De noite embarco e sacudo a mão
para os amigos no cais;
fecho os olhos e pego o timão:
não ouço nem vejo mais.


Cauto marujo, levo em segredo
para a cama uma fatia
de bolo e também algum brinquedo,
pois é longa a travessia.


Corremos de noite o mundo inteiro;
mas quando chega a alvorada,
eis-me a salvo em meu quarto e o veleiro
de proa bem amarrada.

Fuente:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj52XR_tnRb7MOfDVWsntfwJUL6rg8ZulJqYW9TOuk3pLNz1jYUoq0besviRFTBrTPlvMiHADj_3ZXBJuet6UGVRsZ0O238OVYafTfbkm3ljU2ce4zAXm22PmjpPEy65mluzqdCWLEIeNRVqtvZPktSb13YhB_hbC-DA436OJPmLhEXm_elH7TDKijT/s1600/VELEIRO.jpg


(ln : José Paulo Paes , sei. e trad. Ri melhor quem ri primeiro - Poemas para crianças (e adultos inteligentes). São Paulo: Companhia das Letras, 200 7. p. 22.

Fonte: Livro-Conecte literatura brasileira: William Roberto Cereja/Thereza Cochar Magalhães- 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2013. p.37-8.

Entendendo o texto 

01. Já no primeiro verso do poema, o eu lírico se refere a uma imagem que ele cria antes de dormir.
a) O eu lírico é um adulto ou uma criança? Justifique sua resposta com elementos do texto.

       É uma criança, pois diz que leva para a viagem "uma fatia de bolo e também algum brinquedo", revelando ser ainda criança.

b) Qual é a imagem que ele cria antes de dormir?

    A imagem de estar navegando num veleiro.

 c) Quanto tempo leva a viagem? Que palavras indicam esse tempo?

    Uma noite de sono, conforme indica mas expressões "corremos de noite" e "quando chega a alvorada ".


02. Se dizemos "A cama é macia" ou "O veleiro é seguro", estamos utilizando uma linguagem normal, em que as palavras são empregadas com seu sentido habitual. Contudo, se dizemos "A minha cama é um veleiro", estamos utilizando uma linguagem diferente, poética, em que as palavras compõem imagens e ganham sentidos novos.

a)   O que permitiu ao poeta, no primeiro verso, aproximar cama e veleiro?

O meio utilizado para uma travessia.

 b) A partir da imagem do verso inicial, o eu lírico apresenta outras imagens correlacionadas. A que correspondem as expressões:
• "minha roupa de marinheiro"? o pijama.
"os amigos no cais"? Os colegas e as lembranças do dia.
"cauto marujo"? Criança prevenida, que leva para a cama alimento e distração, caso a noite seja longa e o sono demore a vir.

• pego o timão? A criança dirige e escolhe seus sonhos.
"o veleiro de proa bem amarrada"?
O despertar da criança na segurança de seu quarto.


03. Imagens como "A minha cama é um veleiro" e "[sou] Cauto marujo" são exemplos da figura de linguagem chamada metáfora. O que o uso dessa figura de linguagem acrescenta ao texto?
O uso da metáfora, ao aproximar realidades diferentes, como cama e veleiro, menino e marujo, sono e viagem, enriquece o texto quanto às possibilidades de sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário