sexta-feira, 16 de junho de 2023

POEMA: HUMANIDADE - CAROLINA MARIA DE JESUS - COM GABARITO

 POEMA: “HUMANIDADE”

                Carolina Maria de Jesus

“Depois de conhecer a humanidade
suas perversidades
suas ambições
Eu fui envelhecendo
E perdendo
as ilusões
o que predomina é a
maldade
porque a bondade:
Ninguém pratica
Humanidade ambiciosa
E gananciosa
Que quer ficar rica!
Quando eu morrer…
Não quero renascer
é horrível, suportar a humanidade
Que tem aparência nobre
Que encobre
As péssimas qualidades

Notei que o ente humano
É perverso, é tirano
Egoísta interesseiros
Mas trata com cortesia
Mas tudo é hipocrisia
São rudes, e trapaceiros”.

JESUS, Carolina Maria de. Meu estranho diário. São Paulo: Xamã, 1996. Disponível em:

<www.revistaprosaversoearte.com/carolina-maria-de-jesus-poemas>. Acesso em: 9 ago. 2018.

Fonte: Livro – Português – Conexão e Uso -7º Ano – Dileta Delmanto/Laiz B. de Carvalho, Editora Saraiva, 1ª ed., São Paulo, 2018.p.19.

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgB8jmqeoHBY7x70dG8l855tc1lEe_5MKGFq2ib-MbfQ5bGY2ZttTs9CxdPai5OLWNGuuU719rZDOiE6ShLePalMeGNBXBn0_CmN3PJaKGq6pImwcEvmYVXbiU7MXlROpDggaida0utawazBzhqs5FN3MgqUTe98jagFdbG8dcA7kS0DlJ946BT84__/s320/cAROLINA.jpg



Entendendo o texto

01.  De que trata o poema?

Das desilusões que teve com a humanidade.

02.  É possível deduzir em que época da vida Carolina Maria de Jesus escreveu esse poema?

Resposta pessoal.

03.  No poema, o eu poético se refere a algum ser humano em particular?

Não, fala da humanidade em geral.

 

04.  Quais comportamentos o eu poético critica?

Critica as ambições, perversidades, maldade, ganância, tirania, egoísmo e hipocrisia da humanidade. Também diz que as pessoas são rudes e trapaceiras.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário