sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

CHARGE: ENTURMAÇÃO - MOA - HIPÉRBOLE - COM GABARITO

 Charge: Enturmação


Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjJgQdu5nlFhRrsEXyGyGs4keNBns3H_37ZBZDEuO2VGeKJ_Y5ajeTKKry_kfvIcYfwt4T00N1uXP0DXvl1zR1cM9Zfa89L75nCblllJXiXnjkDWgaFVbLiXq_N6wldI_7KevWc-sqHXuT5Ho9lCOf6_7xrcE5tsSP1IZ3rptsHIvW9Zpx1fCSUDJVC=s235



MOA. Jornal do Comércio. Porto Alegre, 6 ago. 2007.

                                      Fonte: Linguagens e suas tecnologias – Volume I – 1° ano – SEDUC – Thelma de Carvalho Guimarães – p. 19.

Entendendo a charge:

01 – A charge trata de uma situação recorrente no sistema educacional brasileiro. Qual é essa situação e o posicionamento do texto a respeito dela?

      A situação é sala lotada de alunos, o posicionamento é de que o sistema educacional aumente sala de aulas, pra que isso não ocorra.

02 – O chargista valeu-se da hipérbole tanto no plano verbal como no plano visual para conferir expressividade ao texto. Explique como isso foi feito.

      No plano verbal a professora avisa que se sobrar tempo ela vai dar aula. No plano visual a quantidade de alunos amontoados.

03 – Como o semblante dos alunos contribui para a construção do sentido da charge?

      Estão todos com a cara feia, ou seja, revoltados com a situação.

04 – Você concorda com a crítica apresentada pela charge? Por quê? Conhece os argumentos daqueles que pensam de maneira diferente? Qual é sua opinião a respeito?

      Resposta pessoal do aluno.

 

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