sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

CONTO: O BÚFALO (FRAGMENTO) - CLARICE LISPECTOR - COM GABARITO

Conto: O búfalo (Fragmento)

           Clarice Lispector

        Mas era primavera. Até o leão lambeu a testa glabra da leoa. Os dois animais louros. A mulher desviou os olhos da jaula, onde só o cheiro quente lembrava a carnificina que ela viera buscar no Jardim Zoológico. Depois o leão passeou enjubado e tranquilo, e a leoa lentamente reconstituiu sobre as patas estendidas a cabeça de uma esfinge. "Mas isso é amor, é amor de novo", revoltou-se a mulher tentando encontrar-se com o próprio ódio mas era primavera e dois leões se tinham amado. Com os punhos nos bolsos do casaco, olhou em torno de si, rodeada pelas jaulas, enjaulada pelas jaulas fechadas. Continuou a andar. [...]

              LISPECTOR, Clarice. O búfalo. Laços de família. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990. p. 177.

                                    Fonte: Linguagens e suas tecnologias – Volume I – 1° ano – SEDUC – Thelma de Carvalho Guimarães – p. 32-3.

Entendendo o conto:

01 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra glabra?

      Significa sem pelos.

02 – A conjunção mas estabelece contraste entre ideias. Considere as atitudes e emoções da mulher e responda: nesse fragmento, a qual elemento se contrapõe a estação da primavera, introduzida por mas em duas passagens do trecho?

      A primavera contrapõe-se ao ódio que a mulher está sentindo, ou está tentando sentir.

03 – Que tipo de conflito a personagem parece estar vivendo: familiar, amoroso, existencial ou de outra natureza? Justifique sua resposta com base no próprio texto.

      Provavelmente o conflito está relacionado a questões amorosas, visto que a personagem se sente incomodada pelo fato de os leões estarem demonstrando afeto, e isso faz com que o seu ódio se torne ainda mais acentuado.

04 – Qual fonema consonantal aparece repetidamente na descrição dos leões? Dê exemplos que justifiquem sua resposta.

      O fonema /l/: leão, lambeu, glabra, leoa, louros, lentamente.

05 – No contexto, a quais sensações ou noções poderíamos relacionar esse som? Marque as alternativas cabíveis.

  Umidade.

b)   Seriedade.

c)   Sensualidade.

d)   Amargura.

e)   Timidez.

f)    Calor.

06 – Em qual outra parte do parágrafo ocorre uma repetição de sons? Nesse caso, que efeito de sentido a repetição produz?

      Outra repetição ocorre em: “rodeada pelas jaulas, enjaulada pelas jaulas fechadas”. Nesse caso, o efeito produzido é intensificar a sensação de aprisionamento da mulher, que se sentia confinada entre as jaulas dos animais.

07 – Você diria que os sons das palavras ajudam a construir os sentidos nessa parte inicial do conto? Por quê?

      Sim, porque os sons ajudam a comunicar ao leitor, de forma intensa, as sensações vivenciadas pela personagem – primeiro, a sensualidade e a languidez das cenas de amor entre os leões; depois, a sensação de confinamento gerada pelos conflitos internos da personagem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário