domingo, 27 de fevereiro de 2022

ANEDOTA: FESTA DE ANIVERSÁRIO - VERBO EXISTIR - COM GABARITO

 Anedota: Festa de aniversário

      Um sujeito convidou um colega do trabalho para sua festa de aniversário. Deu o endereço e explicou:

        -- É fácil achar meu apartamento. Siga até o fundo do edifício. Lá há dois elevadores. Tome o da esquerda e aperte o 7° andar. Minha porta é a da direita. Toque a campainha com o cotovelo e pronto! Chegou. Ficou claro?

        -- Ficou. Mas eu não entendi só uma coisa: por que eu tenho de apertar a campainha com o cotovelo?

        -- Ora, você não vai à minha festa de aniversário com as mãos abanando, vai?

                                     Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 103-4.

Entendendo a anedota:

01 – Que palavra completa convenientemente a terceira frase do segundo parágrafo: ou a? Justifique sua resposta.

      “[...]Lá dois elevadores. [...]” Trata-se do verbo haver; por isso a forma conveniente é há.

02 – Caso fosse pedido a você que completasse a frase com o verbo existir, como ela ficaria?

      Lá existem dois elevadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário