sábado, 2 de abril de 2022

POEMA: LISBOA - AVENTURAS - JOSÉ PAULO PAES - COM GABARITO

Poema: Lisboaaventuras  

          José Paulo Paes


Tomei um expresso                      Cheguei de foguete

Subi num bonde                            Desci de um elétrico

Pedi cafezinho                               Serviram-me uma bica

Quis comprar meias                      Só vendiam peúgas

Fui dar à descarga                        Disparei um autoclisma

Gritei "ó cara!"                               Responderam-me “ó pá!”

                                                      Positivamente

As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam como lá

Os melhores poemas de José Paulo Paes. 5. ed. São Paulo: Global, 2003. p. 166.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 54-5.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Expresso: trem que vai do ponto de origem ao seu destino sem fazer paradas ou parando muito pouco.

·        Gorjear: ação de cantar ou chilrear própria de aves canoras.

02 – O poema contrapõe algumas palavras e expressões utilizadas no Brasil e as formas correspondentes a elas em Portugal. Relacione as formas brasileiras e as formas lusitanas correspondentes.

      Expresso (trem) – foguete; Bonde – elétrico; Cafezinho – bica; Meias – peúgas; Descarga – autoclisma; “ó cara” – “ó pá”.

03 – O título do poema faz pensar em aventuras que alguém tenha vivido. Levante hipóteses: Em que consistiram essas aventuras? Onde elas ocorreram?

      Essas Aventuras aconteceram em Lisboa, Portugal. O tipo de aventura a que ele se refere pode estar relacionada às diferenças culturais e linguísticas entre ele e o povo de Lisboa.

04 – Na segunda coluna do poema, há uma palavra que introduz uma conclusão.

a)   Qual é essa palavra?

Positivamente.

b)   Que ideia essa palavra expressa: modo, afirmação, negação ou dúvida?

Ela dá a ideia de afirmação.

05 – No último verso, o poema de José Paulo Paes estabelece uma relação intertextual com o poema “Canção do exílio”, escrito em 1843 pelo poeta brasileiro Gonçalves Dias, quando ele se encontrava em Portugal, cursando a Universidade. Leia alguns versos desse poema: “Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o Sabiá. / As aves, que aqui gorjeiam, / Não gorjeiam como lá”. Levando em conta a intertextualidade existente entre os dois textos:

a)   Explique o título do poema de José Paulo Paes.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O título pode sugerir as aventuras e descobertas do poeta na língua lusitana.

b)   Interprete os dois últimos versos desse poema.

A citação dos versos de Gonçalves Dias reforça a ideia de que há muitas diferenças entre Portugal e Brasil, inclusive no uso da língua portuguesa.


TIRA: ORELHA - LUK & TANTRA - SANGUE BOM - COM GABARITO

Tira: Orelha

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_eFeBhmHOJ5IQ6erL-EqwgMsDpyC5hy3ciRWfRMT2Rfj093VshO8-g-OWJ3C2EAy9c936DP73nxuZK9oACQ_iK0xt_oFQr7T7MvJCQu-xLptWfiD57wJlzXXry98T-o4yvXAOW7lizafxpqQxORVarFsDuhIyPzwJmabi47I3wwOjdsNxossWIcQ4/s388/ORELHA.jpg 

Luk & Tantra – Sangue bom, cit. p. 18.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 51-2.

Entendendo a tira:

01 – Orelha está parado na esquina e alguém fala com ele. Observe o 2° quadrinho.

a)   O que significa, no contexto, a expressão “Orelha, diz aí”?

É o mesmo que dizer “Orelha, explique para mim”.

b)   E a expressão “maluco”, com a qual Orelha se refere ao seu interlocutor?

“Maluco” é uma gíria que pode significar “colega”, “amigo”.

c)   Na fala do interlocutor de Orelha existem desvios com relação à variedade padrão. Troque ideias com um colega e identifique-os.

Orelha, diga uma coisa: a que horas você sempre chega à esquina?

02 – No 2° quadrinho, Orelha usa uma expressão que é muito comum entre os jovens e não está de acordo com a variedade padrão.

a)   Qual é essa expressão?

Maior cedo.

b)   Como você escreveria essa fala, de acordo com a variedade padrão?

Eu chego muito cedo.

03 – A personagem usa a expressão “sei lá” por três vezes. O que isso significa em relação à capacidade de expressão da personagem?

      Significa que ela tem pouco vocabulário e que sua expressão linguística é limitada.

04 – O humor da tira está no último quadrinho.

a)   O que a personagem quer dizer quando afirma que fica no “agito”?

Quer dizer que fica em estado de agitação, inquieta, movimenta-se muito.

b)   Observe o comportamento da personagem. Por que a afirmação dela faz a tira ficar engraçada?

Porque há contradição entre o que ela diz e o que ela faz, já que Orelha está estático e desanimado na esquina.

05 – Considerando-se o perfil dos interlocutores e o lugar em que ocorre a interação verbal (“esquina maldita”), a variedade linguística empregada pelos interlocutores é adequada à situação? Justifique sua resposta.

      Sim; apesar de a tira não mostrar quem é o interlocutor de Orelha, é possível supor que se trata de um amigo ou conhecido dele, que também frequenta a “esquina maldita” e fala gírias.


TIRINHA: JULIETA E CAROLINA - ZIRALDO - COM GABARITO

Tirinha: Julieta e Carolina   

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Ziraldo. As melhores tiradas do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2000. p. 70.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 26-7.

Entendendo a tirinha:

01 – Julieta e Carolina estão conversando. Julieta propõe à amiga que inventem uma língua só delas. Por que ela quer inventar uma língua?

      Para que os meninos não entendam o que elas conversam.

02 – Observe o último quadrinho.

a)   Pela fala do menino (Juninho), você diria que a ideia de Julieta é original? Por quê?

Não, pois os meninos já tinham inventado uma língua diferente com a mesma finalidade.

b)   O que você acha que Juninho disse ao Maluquinho?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É possível que ele tenha escutado a conversa; portanto, é provável que ele tenha dito ao Maluquinho o que ouviu.

c)   Na sua opinião, as meninas compreenderam o que Juninho disse? Por quê?

Provavelmente não, pois desconheciam o sentido daquelas palavras.

03 – As meninas inventaram uma língua, e os meninos, outra. O que você acha que acontecerá se todo mundo inventasse uma nova língua?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ninguém entenderia, pois, para que haja interação social pela linguagem, é necessário que as pessoas falem a mesma língua.

04 – Utilizando o vocabulário de Julieta, tente criar uma frase com sentido lógico e leia-a para os colegas.

      Resposta pessoal do aluno.

 


HISTÓRIA EM QUADRINHOS: OZZY ESCOLA - COM GABARITO

 Quadrinhos: Ozzy escola

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                      Angeli. Ozzy 1 – Caramba! Mas que garoto rabugento! São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 7.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 08-10.

Entendendo os quadrinhos:

01 – Ozzy, personagem de Angeli, é um menino que odeia tomar banho e se arrumar. Nas situações mostradas nos quadrinhos, ele aparece conversando com alguém. Observe as falas do diálogo.

a)   Quem você acha que é o interlocutor de Ozzy, ou seja, com quem ele está falando?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente é a mãe ou outra mulher responsável por ele, como uma avó ou uma tia.

b)   Como você chegou a essas conclusão?

As falas apresentam um tom imperativo e a palavra relaxada foi empregada no feminino.

02 – Ao conversarmos com uma pessoa, podemos empregar algumas palavras para trata-la de modo adequado: você, senhor(a), tu, etc. No 1° quadrinho, Ozzy é tratado por senhor.

a)   Geralmente essa palavra é utilizada quando falamos com um menino?

Não.

b)   Na situação da tira, por que Ozzy foi tratado assim?

Porque a pessoa que fala com Ozzy está zangada com ele.

03 – Releia o 4° quadrinho. “Depois vão pensar que eu sou a relaxada! / Já estou indo!”.

        “Depois vão pensar que eu sou a relaxada!”

         Depois vão pensar que eu sou relaxada!

        Que diferença de sentido há entre os dois enunciados, em consequência do emprego da palavra a antes de relaxada?

      Com o emprego da palavra a, o interlocutor dá a entender que as pessoas vão pensar que, dos dois (o menino e a mãe), ela é que é relaxada, e não ele.

04 – A linguagem serve para muitas coisas: interagir, comunicar, divertir, etc. Por meio da linguagem, podemos até influenciar o comportamento das pessoas.

a)   Com que finalidade o interlocutor de Ozzy utilizou a linguagem?

Com a finalidade de fazer com que o menino penteasse o cabelo e, assim, ficasse mais apresentável.

b)   Ele atingiu seu objetivo? Por quê?

Não, pois o cabelo do menino, todo melado de geleia, ficou pior do que antes.

05 – Nos quadrinhos vemos a sombra de Ozzy e de seu interlocutor. Observe os gestos do interlocutor e a expressão facial de Ozzy durante a conversa.

a)   O que os gestos do interlocutor expressam?

Primeiramente, com o dedo em riste, expressam ameaça; no 3° quadrinho, a mão na cintura mostra que ele está bravo; no penúltimo quadrinho, expressam desapontamento.

b)   O que a expressão facial de Ozzy sugere?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Expressa desapontamento e desejo de “negociar”.

c)   Por que você acha que o autor dos quadrinhos, em vez de representar o interlocutor de Ozzy, preferiu representar sua sombra?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Talvez para estimular a imaginação do leitor.

d)   Conclua: Quando interagimos com outras pessoas por meio da linguagem, somente as palavras são capazes de expressar o que queremos?

Não, pois nós nos expressam com todo o corpo: com os gestos, com a face, com os olhos, etc.

06 – Quando a unidade básica da linguagem é a palavra, dizemos que se trata de linguagem verbal; quando não é a palavra, dizemos que se trata de linguagem não verbal; e, quando combina as duas, linguagem mista. Na tira de Angeli, foi utilizada linguagem verbal, linguagem não verbal ou linguagem mista? Justifique sua resposta.

      Foi utilizada a linguagem mista, pois há palavras (linguagem verbal) e desenhos (linguagem não verbal).

QUADRO/TELA: MENINA DE OLHO ROXO - NORMAN ROCKWELL - COM GABARITO

 Quadro: Menina de olho roxo

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Norman Rockwell. Quadro Menina de olho roxo. 1953.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 99-101.

Entendendo o quadro:

01 – Observe a menina sentada.

a)   Como está seu olho esquerdo?

Roxo, machucado.

b)   E seus cabelos?

Despenteados.

c)   E a fita de uma das tranças?

Desarrumada, desfeita.

d)   E a blusa?

Desarrumada.

e)   E o joelho esquerdo?

Machucado.

f)    Como estão os sapatos?

Desamarrados.

g)   Conclua: Por que, na sua opinião, a menina está nessas condições?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A menina brigou, pois seu olho esquerdo está roxo.

h)   Na sua opinião, por que a menina está sorrindo?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque está se lembrando do que fez ou de como se saiu na briga.

02 – Observe a sala em que a menina está e as pessoas que estão na outra sala. Levante hipóteses:

a)   Em que tipo de lugar você acha que a menina está? Justifique sua resposta.

Está numa escola, pois alguns trabalhos escolares estão afixados na parede. Além disso, deve estar na sala de espera da diretoria.

b)   Quem é o homem sentado à mesa? Por quê?

É o diretor, pois está sentado diante de uma mesa de trabalho e, na porta da sala, aparece a palavra principal, ou seja, “diretor” em português.

c)   E a mulher em pé? Como você chegou a essa conclusão?

Deve ser a secretária dele, pois há um arquivo aberto na sala de espera. Provavelmente, ela pegou a ficha da aluna e a levou ao diretor para que ele a lesse, antes de chamar a menina.

d)   Conclua: O que a menina foi fazer nesse lugar?

Provavelmente, ela foi chamada ou levada à diretoria para ser repreendida por causa da briga.

03 – Observe a roupa das personagens.

a)   A menina está usando um uniforme escolar. Descreva-o.

A saia é xadrez, a blusa e as meias são brancas e estão desarrumadas, os sapatos são marrons, de couro.

b)   Compre esse uniforme com o utilizado pelas meninas atualmente. Eles são semelhantes ou diferentes? Porquê?

Resposta pessoal do aluno.

c)   A roupa usada pelos funcionários é semelhante à que os funcionários de uma escola utilizam hoje? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Nos dias de hoje a roupa do diretor e secretária são mais informal.

04 – Levante hipóteses: O que você acha que vai acontecer com a menina?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É possível que ela seja repreendida e punida.

 

SIGNO: CAVALO - HORÓSCOPO CHINÊS - LOCUÇÃO ADJETIVA E MUITOS ADJETIVOS - COM GABARITO

Signo: Cavalo

Horóscopo chinês

Cavalo O signo da elegância. São pessoas nascidas em: 1906, 1918, 1930, 1942,1954, 1966,1978, 1990, 2002 e 2014.

Qualidades: amáveis, eloquentes, hábeis, espertos, atléticos, divertidos, charmosos, independentes, francos, trabalhadores, sentimentais, alegres e sensuais.

Defeitos: egoístas, fracos, coléricos, impiedosos, rebeldes, vulgares, impacientes e insensíveis.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 103-4.

Entendendo o signo:

01 – Você já ouviu falar do horóscopo chinês? Ele é diferente do horóscopo da cultura ocidental?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Há, no texto, o emprego de locução adjetiva e muitos adjetivos.

a)   Identifique uma locução adjetiva e indique o substantivo que ela acompanha.

Da elegância. Acompanha o substantivo signo.

b)   Identifique os adjetivos e indique o(s) substantivo(s) que eles acompanham.

Amáveis, eloquentes, hábeis, espertos, atléticos, divertidos, charmosos, independentes, francos, trabalhadores, sentimentais, alegres, sensuais, egoístas, fracos, coléricos, impiedosos, rebeldes, vulgares, impacientes e insensíveis. Substantivo é pessoas.

c)   Nem todos os adjetivos estão em concordância com o substantivo. Levante hipóteses: Por que, na sua opinião, isso acontece?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque entre as pessoas há homens e mulheres. Logo, o texto faz uma concordância mental, ideológica.

03 – Considerando a finalidade de um texto de horóscopo, explique por que há no texto tantas palavras com uma função adjetiva.

      A finalidade do texto é caracterizar as pessoas do signo considerado. Como é o adjetivo a classe de palavras que tem o papel de caracterizar os seres, são então usadas muitas palavras que são adjetivos.

 

 

ANÚNCIO: QUEM NASCE EM SÃO PAULO É: AES ELETROPAULO - ADJETIVOS PÁTRIOS - COM GABARITO

 Anúncio: Quem nasce em São Paulo é:

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        Quem nasce em São Paulo é: espanhol, gaúcho, italiano, mineiro, sul-africano, norte-americano, pernambucano, japonês, cearense, libanês e também paulistano. É apressado, gentil, determinado, elegante, forte, cordial, trabalhador, solidário e também paulistano.

        Dizem que 30% das pessoas que moram em São Paulo não nasceram em São Paulo. Mas não importa. Foi nesta cidade que nasceu o sonho de uma vida melhor para todas essas pessoas. Elas acolheram e foram acolhidas por esta cidade. Ajudaram e foram ajudadas por esta cidade. Por isso, não precisa nascer em São Paulo para ser paulistano. Basta ter sonho, esperança e um grande coração.

        Parabéns, São Paulo, pelos 453 anos.

        Uma homenagem da AES Eletropaulo, mais energia na vida da cidade.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 109-110.

Entendendo o anúncio:

01 – Na parte de cima do anúncio, o anunciante emprega vários adjetivos pátrios e não pátrios para caracterizar “quem nasce em São Paulo”.

a)   Quais desses adjetivos são pátrios?

Espanhol, gaúcho, italiano, mineiro, sul-africano, pernambucano, japonês, cearense, libanês, paulistano.

b)   Que características da população de São Paulo os adjetivos não pátrios destacam? Marque com um X os itens corretor:

·        Hábitos.

·        Gosto musical.

·        Caráter.

·        Receptividade.

·        Moda.

·        Educação.

02 – Quando o nome de uma cidade coincide com o nome do estado, pode haver dúvidas sobre o adjetivo pátrio a ser utilizado. Por exemplo, é carioca quem nasce na cidade do Rio de Janeiro; já quem nasce no estado do Rio é fluminense.

a)   Que adjetivo é utilizado para caracterizar quem nasce no estado de São Paulo? E na cidade de São Paulo?

Quem nasce no estado de São Paulo é paulista; quem nasce na cidade de São Paulo é paulistano.

b)   Interprete: Por que, então, segundo o anúncio, quem nasce em São Paulo é espanhol, gaúcho, italiano, etc.?

O anúncio dá a entender que, além dos paulistanos, a cidade também foi formada por muitos migrantes e imigrantes.

c)   Que frase do parágrafo iniciado após a enumeração dos adjetivos resume e confirma sua resposta anterior?

Por isso, não precisa nascer em São Paulo para ser paulistano.

03 – Se, de acordo com o anúncio, não é preciso ter nascido em São Paulo para ser “paulistano”, então o que une e iguala todos os habitantes dessa cidade?

      O sonho de uma vida melhor para todos, a esperança e um grande coração.

04 – Na parte de baixo do anúncio se lê: “Uma homenagem da AES Eletropaulo, mais energia na vida da cidade”. Eletropaulo é a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica à cidade de São Paulo.

a)   Que sentidos tem a expressão “mais energia na vida da cidade”, no contexto?

Tem o sentido de que a Eletropaulo está fornecendo energia elétrica à cidade e, ao mesmo tempo, de que esse fornecimento é o que dá à cidade firmeza, força, vigor.

b)   Levante hipóteses: Com que finalidade a empresa anunciante presta essa homenagem à cidade?

Resposta pessoal do aluno. Sugestões: Como a empresa fornece energia à cidade, ela também é paulistana, como os imigrantes; Para melhorar a imagem da empresa junto ao consumidor; Para transmitir a impressão de que a Eletropaulo, assim como os paulistanos, tem o sonho de uma vida melhor.                                                                                   

 

ANEDOTA: OS PORCOS - ZIRALDO - AMBIGUIDADE - COM GABARITO

 Anedota: Os porcos

               Ziraldo

        O garoto encarregado de cuidar do chiqueirinho veio avisar ao patrão que tinha sumido um dos porcos. O patrão, furioso, dá a maior bronca:

        -- Moleque irresponsável! Malandro! Se a gente não ficar de olho, vocês não fazem nada direito! Vai ver você deixa os bichos andarem por aí de qualquer jeito! E agora, vê? Some um porco. Se eu estivesse lá no chiqueiro, não estaria faltando nenhum.

As anedotinhas do Bichinho da Maçã. São Paulo: Melhoramentos, 2005. p. 39.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 112-3.

Entendendo a anedota:

01 – O humor da anedota é construído em torno da ambiguidade da última frase do texto.

a)   O que o patrão quis dizer com essa frase?

Se ele tivesse cuidado dos porcos, nenhum teria escapado.

b)   Que outro sentido a frase apresenta no contexto?

Não estaria faltando nenhum porco, porque com ele, que é um porco, a conta ficaria completa.

02 – A palavra chiqueirinho é o diminutivo do substantivo chiqueiro. Que tipo de informação o diminutivo transmite a respeito do chiqueiro?

      A informação de que o chiqueiro não era grande.

03 – Observe esta frase: “O patrão, furioso, dá a maior bronca”.

a)   Como a frase ficaria se fossem dois patrões, em vez de um?

Os patrões, furiosos, dão a maior bronca.

b)   A que classe gramatical pertence a palavra furioso?

À classe dos adjetivos.

c)   Que variação sofreu a palavra patrão quando foi passada para o plural?

A terminação –ão foi substituída por –ões.

04 – No texto são empregadas as palavras porco e porcos.

a)   A que classe gramatical elas pertencem?

À classe dos substantivos.

b)   Que variação sofreu a palavra porco para indicar plural, ou seja, que se trata de mais de um porco?

Ganhou, no final, a letra –s.  

c)   Qual é o feminino da palavra porco? Como se forma o feminino dessa palavra?

Porca. Com a substituição de –o por –a.   

TIRA: OZZY E ERCÍLIA - ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO - COM GABARITO

 Tira: Ozzy e Ercília

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Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 119-120.

Entendendo a tira:

01 – Ercília, a prima de Ozzy, está passando alguns dias na casa dele. Observe o último quadrinho. O que Ozzy quer dizer com a afirmação que faz no último balão?

      Ele sugere que, por a prima ser menina, ninguém quer ficar com ela.

02 – Observe as palavras destacadas nas frases:

        “Porque a minha foi viajar!”

        O seu pai foi junto?”

        “Então, por que você não foi para um hotel?”

        “Mas eu sou uma menina!”

        Em quais frases as palavras destacadas atribuem ao substantivo que acompanham:

a)   A ideia de um elemento determinado, conhecido, específico, definido?

Na 1ª e na 2ª frase.

b)   A ideia genérica e imprecisa de um elemento qualquer e indefinido entre muitos?

Na 3ª e na 4ª frases.

03 – No 1° quadrinho, Ozzy diz:

        “Por que você está passando uns tempos aqui na minha casa?”

        Que sentido a palavra uns atribui ao substantivo tempos nessa frase?

      Atribui um sentido de imprecisão, ou seja, não se sabe exatamente quanto tempo a prima vai ficar na casa de Ozzy.

ANÚNCIO: ÁRVORE DE NATAL - PALAVRAS OXÍTONAS - COM GABARITO

 Anúncio: Árvore de Natal


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Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 136-7.

Entendendo o anúncio:

01 – No anúncio, foi suprimido propositalmente o acento de quatro palavras oxítonas. Identifique e reescreva essas palavras, acentuando-as adequadamente.

      Também, ipês, jequitibás, Pará.

02 – Miriti é uma palavra oxítona. Ela deve ser acentuada? Por quê?

      Não, pois não é terminada em a(s), e(s), o(s) ou em/ens.

03 – A palavra tem, empregada no anúncio, não apresenta acento gráfico. Essa grafia está de acordo com as regras da língua escrita? Por quê?

      Sim, pois trata-se da forma do verbo ter na 3ª pessoa do singular.

04 – O anúncio valoriza elementos da natureza e da paisagem brasileira ao citar seis palavras provenientes da língua tupi.

a)   Troque ideias com os colegas e tentem descobrir quais são essas palavras. Se necessário, consultem um bom dicionário.

Ipês, carnaúbas, jequitibás, miriti, Abaetetuba, Pará.

b)   Dessas palavras, quantas são oxítonas?

Quatro.

c)   Considerando que o anunciante fabrica cosméticos extraídos de produtos naturais brasileiros, explique de que modo o anúncio contribui para promover seus produtos.

Ao valorizar os elementos naturais da flora brasileira, o anunciante indiretamente também promove e valoriza seus produtos, que são extraídos da flora nacional.