Notícia: Cão dos bombeiros é treinado para ser salva-vidas em praias de SC
Labrador
Ice faz parte de um projeto para salvamento aquático. Além dele, oito
labradores dos bombeiros serão treinados para o verão
O herói de quatro patas passará o verão
se arriscando para resgatar banhistas. O labrador premiado está em treinamento
em um projeto para preparar cães com habilidades na água.
O animal, acostumado a trabalhar em
buscas em meio a escombros ou até na mata fechada, encara o novo desafio no mar
como uma grande diversão. Basta um bombeiro simular um afogamento para Ice
correr e prestar socorro. "Apesar de ele ter iniciado recentemente com
este treinamento, já executa o exercício corretamente", disse o soldado
Erton Marotta.
Cão
rebocador
Segundo o treinador do cão, sargento
Evandro Amorim, Ice participaria, por exemplo, do salvamento simultâneo de três
vítimas. "É um cão rebocador: os dois salva-vidas se deslocariam até as
três vítimas, utilizando o cão junto. Esses dois salva-vidas retirariam duas
vítimas, e o cão se deslocaria para a terceira, levaria o life belt (um
flutuador) até essa vítima, e rebocaria, até que os salva-vidas conseguissem
apoiá-la, para retirar da água", explicou.
Um
cão para a história
Ice está fazendo história. Ele foi
selecionado para a missão pelo currículo típico de campeão. Com oito 8 prêmios
internacionais, faz parte da quarta geração de cães de resgate de Santa
Catarina.
Além dele, oito labradores dos
bombeiros do estado também receberão o treinamento. Os habilitados para a nova
função passam a trabalhar como salva-vidas em dezembro de 2016.
Em João Pessoa (PB), o Corpo de
Bombeiros Civil e Voluntário da Paraíba também treina desde 2015 um labrador
chamado Valentino para o trabalho de guarda-vidas.
G1, 6 jul. 2016.
Disponível em: www.g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2016/07/cao-dos-bombeiros-e-treinado-para-ser-salva-vidas-em-praias-de-sc.html.
Acesso em: 6 jun. 2018.
Fonte: Língua
Portuguesa – Português – Apoema – Editora do Brasil – São Paulo, 2018. 1ª
edição – 6° ano. p. 55-7.
Entendendo a notícia:
01 – De acordo com a
notícia, qual é a raça de Ice? Faça uma breve pesquisa, na internet ou com
amigos que conhecem cães, sobre essa raça e, depois, explique a passagem a
seguir.
“[...]
Apesar de ele ter iniciado recentemente com este treinamento, já executa o
exercício corretamente", disse o soldado Erton Marotta.
A raça dos labradores, à qual Ice
pertence, é conhecida por sua capacidade de aprender rapidamente o que lhe
ensinam.
02 – No texto, Ice é chamado
de “cão rebocador”. Veja o verbete rebocador
extraído de um dicionário on-line.
Rebocador – re bo ca dor. Diz-se de
embarcação que reboca outra. [...].´
· Com base na comparação entre os sintagmas cão rebocador e barco rebocador, explique o sentido do verbo rebocar e sua relação com a função de Ice.
O verbo significa “puxar”, e Ice puxa a vítima para um lugar seguro
até a chegada do socorrista.
03 – De acordo com o texto,
Ice tem “currículo típico de campeão”.
a) Você sabe o que é um currículo?
Resposta pessoal do aluno.
b) Por que o currículo de Ice é considerado “típico de campeão”?
Porque ele já ganhou oito prêmios internacionais.
c) No segundo parágrafo da notícia, há duas expressões que antecipam que o currículo de Ice é muito bom. Quais são elas?
São “herói de quatro patas” e “labrador premiado”. Chame a atenção
para o fato de que, na primeira expressão, o sentido positivo concentra-se no
substantivo, pela associação incomum do cão com uma denominação (herói) geralmente atribuída a seres
dotados de poderes especiais. No segundo caso, é o adjetivo premiado que contém a carga positiva,
ao qualificar o cão da raça labrador. Mostre também que a figura principal da
notícia é destacada em todo o texto por meio de retomadas que favorecem a
coesão e ampliam as informações sobre o animal.
d) A caracterização de Ice feita pela notícia revela uma avaliação positiva ou negativa em relação ao cão? Por quê?
Positiva. Porque o cão é apresentado com todas as suas qualidades. A
notícia se caracteriza, como gênero, por imparcialidade e objetividade. No
entanto, não existe neutralidade no discurso. Na notícia em análise, há um
ponto de vista favorável ao trabalho desenvolvido pelo cão. Não se trabalhará,
neste momento, a identificação de pontos de vista na notícia, por inadequação
da complexidade do assunto à faixa etária e ao grau de escolaridade. No 7° ano,
o tema será explorado.
04 – Como ocorre a sucessão
de acontecimentos na vida de Ice? Para reconstituir essa linha do tempo, leia
alguns trechos da notícia e responda às questões.
a) “O herói de quatro patas passará o verão se arriscando para resgatar banhistas. O labrador premiado está em treinamento em um projeto para preparar cães com habilidades na água.
- Qual seria a ordem, numa linha do tempo, dos acontecimentos relatados nesse trecho?
Primeiro o cão “está em treinamento”, para depois passar “o verão se
arriscando” no salvamento de banhistas.
- As formas verbais passará e está referem-se a que momentos do tempo?
Futuro e presente, respectivamente.
- “O animal, acostumado a trabalhar em buscas
em meio a escombros ou até na mata fechada, encara o novo desafio no mar como
uma grande diversão. [...]”.
- O que Ice fazia antes do novo desafio de
salvar vidas no mar?
Ele trabalhava em buscas de pessoas em meio a escombros ou na mata
fechada.
- · Que verbo situa esse novo desafio no momento presente
da vida de Ice?
Encarar.
05 – Destaque, das passagens
transcritas na atividade anterior, palavras e expressões que identifiquem os
lugares em que se passa a história de Ice.
Barragens em Mariana (Minas Gerais), nas
praias (de Santa Catarina), escombros, mata fechada e mar.
06 – De acordo com as
indicações de tempo e de espaço, você diria que a vida de Ice é dinâmica
(movimentada) ou estática (sem movimento)? Por quê?
A vida do cão é
dinâmica, movimentada, porque ele tem um passado de realizações e agora está
treinando para uma nova vida. Ele se desloca de um lugar para outro. Estava em
Minas Gerais e agora está em Santa Catarina. Atuou nas matas e agora o fará no
mar.
07 – Considerando o que você
analisou nas questões anteriores e pensando no que você já estudou a respeito
de sequências narrativas e descritivas, responda: Que tipo de sequência
predomina na notícia?
Sequência
narrativa.
08 – Antes de iniciar a
leitura da notícia, você refletiu sobre a relação dos animais com as pessoas.
- ·
Em que outras situações, além da relatada na
notícia, um cão pode proteger e ajudar pessoas?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Com o adestramento adequado, os
cachorros podem atuar em parceria com a polícia para encontrar drogas ou para
imobilizar suspeitos em perseguições; com bombeiros, para localizar pessoas
desaparecidas em acidentes ou em montanhas e trilhas. Podem ainda atuar como
cães-guia para deficientes visuais.