Notícia: Um guia de como verificar se uma notícia é falsa antes de você mandar no grupo da família
Se informação causou desconforto ou
chegou por meio de corrente pelas redes sociais, desconfie e cheque em algum
site de confiança
JULIANA GRAGNANI, DA BBC
NEWS, EM LONDRES – 14 SET 2018 – 15H11
Você abre seu celular e recebe uma
notícia encaminhada por um amigo ou parente. Ela confirma completamente suas
convicções ou então causa muita surpresa ou repulsa? Há chances de que a
notícia seja falsa.
A disseminação de notícias falsas com o
objetivo de manipular a opinião pública preocupa ainda mais com a proximidade
das eleições brasileiras.
Dá um pouco de trabalho checar se a
notícia recebida é verdadeira ou falsa, mas vale a pena fazer isso e incorporar
alguns desses passos a seu dia a dia e ao consumo de notícias. Não contribua
para a disseminação de notícias falsas. Tenha certeza de que é uma informação
verdadeira antes de compartilhá-la.
A seguir, um guia de como identificar
notícias falsas e, abaixo, algumas respostas sobre esse fenômeno.
Quando
receber uma notícia, tome algumas precauções e reflita:
1) Pare e pense. Não
acredite na notícia ou compartilhe o texto de imediato.
2) Ela lhe causou uma reação
emocional muito grande? Desconfie. Notícias inventadas são feitas para causar,
em alguns casos, grande surpresa ou repulsa.
3) A notícia simplesmente
confirma alguma convicção sua? Também é uma técnica da notícia inventada. Não
quer dizer que seja verdadeira. Desenvolva o hábito de desconfiar e pesquisar.
4) A notícia está pedindo
para você acreditar nela ou, por outro lado, ela está mostrando por que
acreditar? Quando a notícia é verdadeira, é mais provável que ela cite fontes,
dê links ou cite documentos oficiais e seja transparente quanto a seu processo
de apuração.
5) Produzir uma reportagem
assim que eventos acontecem toma tempo e exige profissionais qualificados.
Desconfie de notícias no calor do momento.
[...]
GRAGNANI, Juliana. Um
guia de como verificar se uma notícia é falsa antes de você mandar no grupo da
família. Época Negócios, São Paulo, 14 set. 2018. Disponível em: https://glo.bo/2Qxhovl.
Acesso em: 29 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 189-192.
Entendendo a notícia:
01 – Releia o título da notícia e do guia:
a) Que fato originou essa notícia e esse guia?
A disseminação de notícias falsas recebidas por
mensagens instantâneas.
b) Que situação muito comum a notícia aborda?
O recebimento e envio de notícias falsas em grupos
de mensagens instantâneas, como o grupo da família.
c) Quais informações mais se destacam nesses títulos?
“Notícias falsas” e “antes de enviar para o grupo
da família”.
d) Você costuma receber notícias em mensagens instantâneas nos grupos da família ou de amigos? Comente.
Resposta pessoal do aluno.
e) Você considera as informações do guia e da notícia importante para sua vida? Por quê?
Resposta pessoal do aluno.
02 – Volte à notícia e releia os dois parágrafos iniciais. Depois,
responda às questões.
a) Que contextualização o texto apresenta para realizar as reflexões e dicas sobre o fato abordado?
Apresenta uma situação bastante comum que é a de
acessar o celular e verificar que recebeu uma notícia encaminhada por um amigo
ou parente. Essa notícia confirma completamente suas convicções ou então causa
muita surpresa ou repulsa. Uma parte dessas notícias é falsa de todos os tipos
estudados.
b) Por que o autor do texto afirma que as notícias falsas preocupam mais em período anterior às eleições? Que consequências poderiam causar? Explique.
Porque podem aparecer notícias falsas que ajudam ou
prejudicam algum candidato manipulando a opinião pública e interferindo nos
resultados.
03 – No texto, o autor afirma que, embora seja trabalhoso, é importante
checar a veracidade das informações antes de compartilhá-las. Responda:
a) Por que vale a pena incorporar essas ações de checagem dos fatos em seu dia a dia?
Para que não sejamos manipulados por informações
falsas, exageradas e descontextualizadas em favor de uma opinião, produto ou
pessoa.
b) Em sua opinião, o que deve ser feito para conscientizar ou ensinar as pessoas do círculo familiar a tomar esses cuidados apresentados no texto?
Resposta pessoal do aluno.
04 – O texto apresenta precauções para evitar o compartilhamento de
notícias sem a checagem de sua veracidade. Responda:
a) Quais são as quatro principais ações que devem ser tomadas quando as pessoas recebem uma notícia?
Parar, pensar, desconfiar e pesquisar.
b) Quais características das mensagens recebidas devem acionar o alerta de desconfiança?
São aquelas que causam reação emocional intensa
e/ou confirmam exatamente suas convicções.
05 – Reproduza o quadro e preencha-o com o resumo das orientações do
guia:
·
Título: Leia a notícia inteira, não apenas o título, e
pesquise-o em um buscador.
·
Fonte: Investigue a fonte, por meio de buscador; se não
apresentar a fonte, não compartilhe.
·
Data: Verifique a data de publicação, para se certificar
do seu contexto.
·
Fatos e números: Verifique
os fatos e números citados para saber se foram apresentados por outras fontes.
·
Imagens: Investigue a imagem pelo buscador.
·
Áudios: Transcreva trechos do áudio e jogue no buscador
para verificar se outras fontes apresentam essa informação.
06 – Observe a foto que acompanha a notícia:
a) O que você vê na imagem?
Uma pessoa com uma máscara branca na qual há um nariz
enorme, fino e pontudo, com umas folhinhas grudadas. O nariz é cortado por um
desenho de uma tesoura vermelha e a marca de corte aparece com pontilhados.
b) A que personagem de contos infantis é feita referência na foto? Explique.
Essa foto faz referência ao personagem Pinóquio,
porque toda vez que ele mentia seu nariz crescia muito.
c) O que a máscara branca simboliza no mundo virtual? Explique. Pesquise na internet, se considerar necessário.
Essa máscara branca simboliza o anonimato no mundo virtual.
d) O que simboliza a tesoura cortando o nariz longo? Explique.
A tesoura simboliza as atitudes tomadas pelas
pessoas ao checarem as informações, desmascarando as fake News.
07 – De acordo com o guia, se uma notícia for falsa, é possível que um veículo
de checagem de boato já a tenha identificado.
a) Pesquise nomes de agências ou portais de checagem de fatos na internet. Anote a URL dos links e acesse-os.
Resposta pessoal do aluno.
b) Navegue nesses locais e verifique se há indicação de procedimentos de checagem de fatos. Se houver procedimentos diferentes dos apresentados no guia, tome nota. Se não tiver, aponte o que for similar ao guia lido.
Resposta pessoal do aluno.
c) Tome nota de todas as informações e combine com o professor um momento para compartilhar as informações com os colegas.
Resposta pessoal do aluno.
08 – Por que a BBC Brasil e a revista Época apresentam, cada qual com
sua abordagem, textos que trazem formas de reconhecer as notícias falsas? Quais
interesses movem esses veículos?
A disseminação de notícias falsas afeta a
credibilidade dos veículos de comunicação, por isso a necessidade de combater
esse fenômeno, ensinando os leitores a fazer as checagens ou criando serviços
próprios de verificação de fatos.